Todos têm repetidamente descartado vespas, para as quais há uma atitude tendenciosa. Esses agressores estão associados a criaturas negativas e sem valor. E é realmente assim, é considerado neste artigo.
Vespas na natureza
Eles têm tamanhos e subespécies diferentes, são capazes de se beneficiar, não apenas de picadas, comem uvas e atacam colmeias. Para alimentar as larvas, elas precisam de proteínas, encontradas no mel, cerveja, kvas, carne, frutas maduras e insetos à sua disposição.
Você sabe Por toda a sua forma formidável e vôo rápido, as vespas têm um inimigo no mundo dos insetos. É uma libélula que voa muito mais rápido e não é avessa a se deliciar com esses agressores.
As vespas polinizam plantas
A vespa não possui pilosidade e sua estrutura não envolve a coleta de pólen. Portanto, no processo de polinização das plantas, ela não participa. Mesmo se você notar nas flores, ele coleta apenas alimentos e não poliniza. Indivíduos maduros se alimentam de néctar de flores, proteínas de frutas e sangue de insetos - aranhas, moscas, mosquitos, larvas de besouros, etc.
Cor emprestada por outros insetos
Alguns insetos da natureza imitavam a cor das vespas para se protegerem dos pássaros. Conhecendo o comportamento agressivo da vespa, muitos pássaros ignoram as moscas completamente seguras, que têm uma cor listrada semelhante.
Os imitadores mais famosos são os seguintes:
- mosca feminina, que recebeu esse nome pelo som característico produzido pelas asas. É absolutamente inofensivo e pode polinizar plantas de guarda-chuva - endro, salsa, cenoura;
- borboleta de vidro - refere-se a pragas de jardim. Ela é capaz de pôr ovos na casca perto dos rins, o que estraga os caules e galhos. As plantas jovens diminuem o crescimento ou até morrem. As borboletas são coloridas com imitação de cores "vespas";
- erro predador - Não apenas imita a aparência de vespas, mas também comportamento. Ele ataca a vítima com sua probóscide, imobiliza-a com veneno e suga sangue;
- besouro plagionotus - imitador inofensivo, é pontilhado de pontos e listras amarelas. Esta espécie se alimenta de néctar de flores e cores enganam pássaros e insetos predadores.
Vespa e homem
Dada a sua agressão, uma pessoa desde a infância se torna intolerante a esses himenópteros, já que todos sofrem mordidas quase todos os anos. Residentes de verão e jardineiros, descansando e trabalhando ao ar livre, costumam encontrar esse inseto.
Uso médico
Vespas, em alguns casos, podem não apenas ser prejudiciais, mas também agem em benefício dos seres humanos. Na medicina popular, havia um pedido de ninhos de vespas abandonados, que são absolutamente estéreis por dentro. Uma infusão alcoólica deles trata perfeitamente as doenças articulares e ósseas, uma decocção de pó tem um efeito benéfico nas fezes e no trabalho do trato gastrointestinal. Além disso, um pó ou infusão é usado para tomar banhos que melhoram o tônus muscular e dão leveza ao corpo.
No veneno das espécies brasileiras de insetos, foram encontrados compostos únicos que podem matar células cancerígenas. Até agora, esses estudos estão na fase de experimentos científicos, mas os cientistas estão otimistas e planejam criar uma cura para uma doença terrível.Importante! Antes de remover o soquete, verifique se ele já está abandonado. Caso contrário, você terá que se aposentar rapidamente de seus habitantes furiosos.
Perigo para os seres humanos
Vespas da cidade, sendo um companheiro constante de uma pessoa, pode lhe trazer uma ameaça mortal. Representantes dessa espécie são capazes de atacar não apenas individualmente, mas quando ameaçados por um ninho e várias dezenas.
Suas picadas são extremamente dolorosas e causam alergias graves. Por que eles são tão agressivos em situações cotidianas comuns é difícil de entender.
No verão e no outono, você deve ser extremamente cuidadoso, pois esses insetos estão por toda parte. Vale a pena assistir especialmente para crianças - a reação deles à mordida pode ser extremamente aguda. Você pode acidentalmente levar um inseto com uva, um pedaço de melancia na boca, de um copo com uma bebida.
Após uma mordida, uma pessoa tem as seguintes complicações:Importante! Com uma picada de vespa, uma pessoa pode apresentar edema da laringe. Sem ajuda médica qualificada, a morte é possível.
- alergias
- hipertensão ou hipotensão;
- febre;
- tonturas, náuseas, vômitos, diarréia;
- perda de orientação no espaço;
- cãibras
- edema de laringe;
- resultado fatal.
O que atrai vespas para os seres humanos
A atividade econômica de uma pessoa em uma cabana de verão é invariavelmente acompanhada pela presença de vespas, pois esses insetos não são avessos a comer mel em um apiário ou levar uma abelha para alimentar suas larvas. Eles também terão prazer em sugar o suco de uvas doces, comer polpa de frutas, carne e apreciar o néctar das plantas de mel.
A agressão pode até causar um afastamento desse agressor implacável ou apenas a presença de uma pessoa nas imediações do ninho. Portanto, não agite ativamente suas mãos ou objetos na tentativa de afastar esses himenópteros irritantes. É melhor ficar calmo e imperturbável - ele irá circular e se aposentar.
Você sabe Uma alergia a picadas pode ocorrer repentinamente, mesmo que uma pessoa tenha sido mordida repetidamente por esses insetos e tudo tenha corrido bem. Em algum momento, uma mordida pode causar sintomas e complicações graves, então os médicos recomendam que você tome um anti-histamínico com você durante a estação quente.
Cada inseto tem seu próprio papel na natureza, sendo alimento para outros, pragas ou benéfico. As vespas podem ser chamadas de reguladoras do mundo dos insetos. Os cientistas acreditam que, se não houvesse uma variedade dessas "moscas listradas", a humanidade não seria capaz de lidar com a invasão de insetos, que eles destruiriam com sucesso.