Entre os tipos familiares de mel, são encontradas variedades raras e incomuns. Destes, o mel de um espinho de camelo, também chamado jantakov (yantakov), destaca-se por suas propriedades especiais.
Espinha de camelo - o que é?
A planta, que dá seu néctar para criar doces, pertence às leguminosas e é distribuída nas estepes e desertos secos do Cazaquistão, Cáucaso e Ásia Central. Para extrair a umidade em condições tão adversas, as raízes de um arbusto perene atingem uma profundidade de 20 metros. Flores rosa suave adornam a planta da primavera ao final do outono, defendendo-se com espinhos de três centímetros localizados nas axilas das folhas.
Descrição e característica
O mel de espiga de camelo difere de outras variedades em sabor e aparência, embora possua uma variedade de propriedades úteis e alguns recursos que o tornam único.
Composição química e teor calórico
O alto teor calórico do produto (310-315 kcal por 100 g) deve-se ao fato de que o conteúdo de carboidratos - frutose, glicose e outros - atinge 85%. Eles são dissolvidos em uma pequena quantidade de água, aproximadamente 15 a 18%.
A composição também inclui vitaminas B, vitaminas E, K, C, caroteno e ácido fólico, cuja quantidade é variável e depende das condições de crescimento do espinho do camelo, bem como a presença de oligoelementos, antioxidantes, fitonídeos e outras substâncias biologicamente ativas.
Devido ao crescimento da planta de mel em áreas ecologicamente limpas, longe da atividade humana, no mel não há poluição química, impurezas de metais pesados e várias toxinas tecnogênicas.
Aparência e sabor do mel
A iguaria fresca obtida das flores de um espinho de camelo, durante as primeiras 2-3 semanas após o bombeamento, tem uma cor amarela clara, um aroma agradável fraco e um sabor doce único. Em pouco tempo, ocorre a cristalização e uma mudança gradual de cor para um marrom mais escuro. E, embora a composição e o sabor não sejam alterados, a atratividade dos doces para o consumidor é reduzida.
Você pode dar uma bela apresentação ao produto e eliminar o conteúdo de açúcar preparando creme de mel ou suflê: bata até obter uma cor clara, quase branca e uma estrutura homogênea. Dessa forma, ele não flui, não engrossa e pode ser usado para preparar várias sobremesas.
Propriedades úteis de mel farpado de camelo
Como outras variedades, o mel jantak tem poderosas propriedades curativas.
- A planta de mel dotou-o de muitas habilidades:
- suaviza a tosse com asma e resfriados;
- ajuda no tratamento de amigdalite;
- exibe um efeito bactericida no bacilo da disenteria, estreptococos e estafilococos;
- usado para uso externo em doenças de pele e na cicatrização de feridas;
- normaliza o metabolismo no corpo;
- melhora a função hepática e renal;
- perfeitamente quebrando gordura, promove a perda de peso;
- efeito benéfico na exaustão nervosa e física;
- aumenta a imunidade e protege contra o envelhecimento prematuro.
Importante! Somente o mel que não passou por nenhum processamento e é coletado em territórios ecologicamente limpos por apicultores conscientes que não alimentavam xaropes com abelhas possui todas as propriedades curativas.
Regras básicas e normas de uso
O mel é um produto natural que é completamente absorvido pelo corpo e um adoçante natural - é considerado uma cura milagrosa desde os tempos antigos. O produto é adequado para uso diário: 100-150 g para adultos e 1-2 colheres de chá em várias doses para crianças.
Se se pretende usar doces para fins medicinais, a dosagem deve ser acordada com o médico assistente.
Possíveis danos e contra-indicações
Infelizmente, nem todos podem desfrutar de um doce. O mel é contra-indicado para alergias ao pólen e intolerância a produtos da apicultura. Em casos de exacerbação de doenças gastrointestinais, o uso do produto deve ser descontinuado.
No diabetes, doenças pancreáticas e no último trimestre da gravidez, o mel pode ser tomado apenas com a permissão do médico na quantidade prescrita por ele. Também são proibidos doces para crianças menores de 1 ano.
Importante! Ao contrário da crença popular, após o tratamento térmico, o mel não se torna prejudicial ou venenoso, e a destruição de certas enzimas e vitaminas quando aquecidas não afeta significativamente suas propriedades.
Quais áreas são usadas
Além de ser usado na culinária e na medicina, o néctar de abelha é amplamente utilizado em cosmetologia para a preparação de cremes e máscaras. Esses produtos limpam e rejuvenescem a pele, aliviam a acne e cravos e ajudam a suavizar as rugas.
Envoltórios de mel e massagem são usados para perder peso e combater a celulite. Máscaras e shampoos com a adição de um produto natural eliminam a caspa, promovem a restauração capilar e proporcionam brilho e elasticidade.
Ao visitar os banhos e saunas, o mel na forma pura ou em misturas com sal ou óleos essenciais é usado para esfregar a pele e inalar. Notas de mel com arranjos florais são usadas em perfumes para criar aromas de inverno suaves e quentes.
Termos e condições de armazenamento
O mel fresco jantak é mantido em estado líquido por apenas cerca de um mês e depois é cristalizado. Dessa forma, mantém suas qualidades ao longo do ano, sujeitas a armazenamento adequado, embora existam muitos casos em que esse período foi muito mais longo.
Confira
A temperatura ambiente é muito alta para armazenamento - deve ser mantida em um nível constante e não deve ser superior a + 20 ° C. Todas essas condições são observadas tanto para o mel natural quanto para o creme.
Um produto de abelha de um espinho de camelo é dotado de muitas qualidades úteis e é usado em muitas áreas da vida humana devido à sua composição ecológica.