Mesmo o mel real pode estratificar desigualmente durante o armazenamento. Pode haver várias razões para isso. O que fazer para evitar a delaminação e por que isso acontece será discutido abaixo.
Causas da estratificação do mel
Os principais motivos que levaram à estratificação dos produtos apícolas, que devem ser considerados em detalhes:
- coleta antecipada;
- variedades de mistura;
- superaquecimento de produtos;
- violação das condições de armazenamento;
- a presença de impurezas no produto;
- processos naturais.
Você sabe O mel é um excelente substituto para o fermento em pó sintético da massa. Quando adicionado ao cozimento, o refrigerante não precisa ser temperado com vinagre, e o produto final permanece fresco por muito tempo, não cedendo a obsoleto, devido à capacidade do mel reter a umidade.
Colheita precoce
Se um produto adquirido no estado líquido, depois de um tempo, permanecer líquido por cima e embaixo se tornar espesso, é mais provável que seja colocado à venda de forma não madura. Nesses casos, a característica de consistência do processo de cristalização não é adquirida. Posteriormente, ocorre a formação de espuma, o que indica a presença de processos de fermentação. Tais produtos serão adequados apenas para a preparação de tinturas alcoólicas.A maturidade dos produtos apícolas é determinada pelo teor de umidade. O teor de umidade normal do mel maduro é de 14 a 19%. Nesse caso, durante a cristalização, o produto não lamina. O mel se torna sólido e possui uma estrutura cristalina fina. Com um teor de umidade de 19 a 21%, a camada densa inferior é coberta por uma massa líquida no topo, mas o processo de fermentação não é ativado. Com um teor de umidade superior a 21%, inicia-se o processo de fermentação.
Importante! Quando o mel é aquecido a + 40 ° C, todos os microelementos úteis nele se decompõem e o produto perde seu valor.
Misturando variedades diferentes
Diferentes variedades de produtos apícolas diferem em estrutura e peso; portanto, o isqueiro se eleva e o pesado permanece abaixo. Mesmo a mesma variedade, coletada em momentos diferentes, pode produzir delaminação. De acordo com padrões de qualidade, misturar variedades diferentes é inaceitável. No entanto, se não houver vestígios de fermentação e o produto reter seu sabor e passar pelo processo de cristalização normalmente, não haverá restrições quanto ao seu uso.
Superaquecimento do produto
A estratificação pode resultar de superaquecimento. Esse processo é observado se o produto tiver sido aquecido a + 36 ° C. Isso pode ser o resultado do transporte em clima muito quente ou o vendedor derreteu intencionalmente o mel para passar o produto apenas como coletado. Vale a pena mencionar uma declaração interessante dos vendedores para provar a autenticidade dos produtos de que o mel tem uma memória biológica.
Ou seja, o produto “lembra o que estava no pente”; portanto, se você o colocar em uma camada fina sobre um prato e deixá-lo por cima com água, ele assume a forma de um pente. Este é apenas um truque e nada mais. Esse processo é devido ao fenômeno físico de auto-organização da matéria, e essas células são chamadas células de Benard.
Você sabe Por nutrição, 100 g de mel é equivalente a 180 g de carne picada.
A conclusão é que as estruturas hexagonais ordenadas ocorrem em qualquer fluido viscoso que é aquecido uniformemente por baixo. Daí resulta que o mel que eles estão tentando desesperadamente passar como produto natural é aquecido. O mel natural comum, que não cedia a manipulações não naturais, não formaria um favo de mel quando derramado em água.
Condições de armazenamento inadequadas.
Se as condições de armazenamento não forem observadas, a delaminação também ocorre, os principais erros são:
- colocação de produtos em recipientes de metal;
- tampa bem fechada no banco;
- aumento da temperatura do ar (de + 20 ° C);
- encontrar recipientes com mel sob a luz do sol;
- flutuação de temperatura.
Adicionando impurezas
Para aumentar o volume de produção e reduzir o custo de seu custo, os seguintes ingredientes podem ser adicionados:
- farinha;
- xarope de açúcar;
- amido;
- giz;
- geléia, etc.
Importante! Os bancos com produtos apícolas não devem ser cobertos com tampas metálicas. Em contato com o metal, elementos úteis começam a ser convertidos em substâncias tóxicas.
Processos naturais
Até o produto da mais alta qualidade é dividido em camadas líquidas escuras e densas mais claras. Normalmente, esse processo leva muito tempo, e poucas pessoas percebem. O fato é que glicose e frutose fazem parte do mel. O primeiro elemento é transformado em cristais densos, o segundo não possui essa capacidade, portanto permanece sempre líquido. A uniformidade das gaiolas durante a cristalização depende precisamente da proporção de frutose e glicose.A frutose é menos padrão, portanto, é distribuída igualmente entre as camadas de glicose, o que fornece uma gaiola semelhante à gordura. Se ambos os elementos estiverem contidos aproximadamente nas mesmas proporções, a frutose, em qualquer caso, aumentará. Uma separação mais rápida dos elementos contribui para o aumento da temperatura ambiente, para que os produtos da apicultura sejam armazenados em local fresco.
É possível comer mel estratificado?
Se a metade líquida esfoliada não apresenta sinais de fermentação e, quando misturada, forma-se uma massa homogênea - os produtos são adequados para a alimentação. No entanto, ele deve ser verificado quanto à autenticidade e, se forem detectados vestígios de impurezas, é melhor não arriscar.
Autenticação:
- Quando o iodo é adicionado aos produtos da apicultura, uma cor azul indica a presença de amido.
- Quando o vinagre é adicionado à solução de água de mel, a formação de bolhas na superfície do líquido indica a presença de giz.
- Se o xarope de açúcar for adicionado, a cristalização não ocorrerá, mas o açúcar será liberado com a liberação de cristais de açúcar na superfície. Com a cristalização do mel real, sua estrutura é mais macia, mais uniforme.
- Na água, o produto natural não se dissolve, mas dá uma tonalidade turva. Um falso sempre deixa um resíduo.
Em que condições armazenar mel natural para que não esfolie
Os produtos de mel podem manter seus indicadores de qualidade por vários anos, garantindo as condições corretas do microclima.
Para não estragar o mel, devem ser observadas as seguintes condições:
- temperatura do ar +5 ... + 10 ° C;
- umidade não superior a 70%;
- utensílios naturais - vidro ou cerâmica;
- vedação de embalagens de alta qualidade;
- sombreamento da luz solar direta.
Idealmente, os produtos devem ser armazenados em porões escuros. Em tais condições, ele não perde suas propriedades benéficas mesmo após um ano de armazenamento. A uniformidade das gaiolas de apicultura depende de muitos fatores. A esfoliação dos produtos pode ser evidência de falsificação ou processo natural.