O cultivo de frangos de corte está se tornando uma atividade cada vez mais popular a cada ano. Se você atingir altos indicadores de produtividade, esse negócio poderá ser muito lucrativo ou servir como uma boa renda adicional para o trabalho principal. Para executar uma produção sem problemas, é necessário cuidar de frangos desde tenra idade, quando eles são particularmente suscetíveis a doenças, e tomar medidas urgentes nos primeiros sintomas.
Doença de frango adulto
Galinhas de frangos são criados para obter ovos e carne. A popularidade de sua criação se deve a altas taxas de crescimento e alta produtividade. Já com um mês e meio de idade, o frango atinge um peso de até 2 kg e, no quarto mês, as aves são abatidas. Como qualquer organismo vivo, os frangos de corte são suscetíveis a doenças.
Suas principais razões são:
- desnutrição;
- doenças hereditárias;
- violações nas condições de detenção.
Para reconhecer e diagnosticar doenças a tempo, é necessário conhecer cada uma delas “pessoalmente”, porque os casos são diferentes e requerem uma abordagem individual ao tratamento. Vamos considerar em detalhes cada tipo de possível doença.
Coccidiose
Esta doença infecciosa é causada pela disseminação de infecções da classe dos coccídios. Em galinhas, a coccidiose ocorre quando uma das 11 espécies de protozoários é afetada - eimeria tenella. Bacilos particularmente ativos se desenvolvem em clima úmido e quente. Coccidia entra no corpo dos pássaros através da água, lixo úmido, comida e se espalha rapidamente entre os animais. Ao atingir o corpo da galinha, os coccídios afetam o sistema nervoso, os órgãos digestivos e os intestinos.Nos primeiros dias, a doença não apresenta sintomas pronunciados, mas 1-2 dias após a doença, o apetite desaparece no pássaro, ocorre diarréia e torna-se letárgica e letárgica. As penas são despenteadas e a pele é pálida ou azulada. O pássaro doente está inativo, não entra em contato com outras pessoas, senta-se com as asas abaixadas. O pássaro morre após 4 dias e a eimeria permanece na água, alimentando-se na casa por um mês, em pastagens - até um ano.
Importante! Necessário faça rodadas periódicas de galinhas para perceber os sinais da doença a tempo, uma vez que a coccidiose tem o caráter de uma pestilência: em adultos, ocorre 100% de mortalidade de toda a população e a doença é transmitida rapidamente.
Eles tratam a doença com a ajuda de produtos químicos ("Koktsiprodin", "Baykoks", "Madikoks", "Koktsisan", "Koktsidin" e outros). O pássaro é isolado e, por 4 dias, adiciona remédio à água e se alimenta nas proporções estritamente indicadas nas instruções. A sala é desinfetada, ventilada, as tigelas, os alimentadores e as roupas de cama são trocados.
Colibacilose
O agente causador da colibacteriose é a E. coli, encontrada nas fezes de frango. Fezes infectadas podem entrar em alimentos ou água e transmitir a doença para todo o gado (taxas de mortalidade por infecção em massa - 30%). Fezes com infecções caem na casca dos ovos, de onde penetram no embrião, que também nasce doente.
Os primeiros sinais são:
- fezes líquidas;
- comportamento oprimido e deprimido das aves;
- diarréia rápida;
- bico azul.
A doença afeta mais frequentemente o crescimento jovem. O diagnóstico é baseado em manifestações clínicas e estudos patológicos. A causa da doença são violações de normas veterinárias e zootécnicas, condições sanitárias. O tratamento é realizado apenas em um estágio inicial com antibióticos, com base nas mais recentes descobertas no ramo da doença: Lexoflon, Enronit, Synthomycin, Furazolidone e outros.
Quando infectados, os rebanhos realizam o abate de aves e o descarte de corpos. Nos animais jovens que conseguem superar a doença, há uma desaceleração no crescimento e convulsões. A carne das aves infectadas não é comida.
Doença de Marek
Esta doença também é chamada de neuro-linfomatose. É causada por um vírus que está contido no DNA e leva à paralisia do bócio e danos ao sistema nervoso. Nas aves, há uma mudança na cor da íris do olho, falta de apetite devido a danos aos órgãos digestivos, fraqueza, dor nas pernas e articulações (o que leva a uma mudança na marcha e flacidez), curvatura do pescoço, asas e membros, palidez das membranas mucosas. O período de incubação dura lentamente, os primeiros sintomas podem aparecer de 3 semanas a vários meses após a derrota do vírus.A forma aguda da doença leva a uma interrupção no funcionamento dos membros e cegueira. A infecção completa do rebanho começa após 2 semanas da doença do primeiro pássaro. A ciência moderna não sabe como tratar a doença de Marek e não possui medicamentos que interrompam o desenvolvimento da doença. Como o vírus fica armazenado nas penas e nas aves por um longo tempo, se os primeiros sintomas são reconhecidos, o frango infectado é morto.
Gripe aviária
A gripe aviária é uma doença infecciosa, cujo portador é considerado 15 tipos de cepas de vírus, sendo o mais comum o H5N1. Os vírus são transportados por aves selvagens (na maioria das vezes patos), que são imunes à doença. Esta doença pode assumir a forma de uma pandemia, espalhando-se por um estado e pelos territórios vizinhos. As pandemias de gripe aviária ocorrem 2-3 vezes a cada 100 anos.
Os sintomas da doença são os seguintes:
- cabeça inclinada de um pássaro e olhos fechados;
- rigidez e letargia de galinhas;
- perda de apetite e sede;
- aumento da temperatura corporal até 43-44 ° C;
- penas com babados;
- diarréia
- membranas mucosas hiperêmicas dos olhos;
- ligação das aberturas nasais.
A doença é caracterizada por danos no trato respiratório e no trato gastrointestinal. O período de incubação dura de 20 horas a 2 dias. A velocidade de distribuição dentro do estoque é rápida. Um resultado fatal ocorre em 10 a 100% dos casos de infecção, dependendo da forma. Para uma forma leve, o mal-estar geral, a perda de apetite e a deterioração da cobertura das penas são característicos. Esta é uma das poucas doenças zooanthroponic (pode ser transmitida de animal para humano). 62% dos casos humanos de gripe aviária se tornaram fatais.Ao identificar os sintomas da doença, você deve informar definitivamente o veterinário local. Se, após contato com o pássaro, estiver com febre, consulte imediatamente um médico. Não existem curas eficazes para a gripe aviária no mundo da medicina, portanto ela não pode ser tratada. A carne de uma ave doente não é adequada para o consumo; portanto, essas galinhas são abatidas e as carcaças são queimadas.
Você sabe Somente em 2018, o Instituto de Medicina Experimental inventou uma vacina contra o vírus da influenza H7N9. Estudos sobre o efeito do antídoto ainda estão em andamento. Experimentos paralelos continuam nos EUA, China e Rússia. Os cientistas sugerem que o próximo surto de gripe aviária será suficiente por dois meses para se espalhar pelo mundo, e a reação da nova doença à medicina moderna ainda é desconhecida.
Catapora
A catapora é causada por um vírus que uma galinha saudável pode entrar em contato com aves já doentes (inclusive selvagens), de roedores, insetos (carrapatos) e fezes de aves infectadas (que podem entrar na água, penas ou se alimentar). O vírus entra no corpo da galinha através de feridas abertas e do sistema mucoso, afetando a pele e o trato respiratório.
A doença ocorre em três formas:
- Pele. Essa é a forma mais fácil. É caracterizada pelo aparecimento de varíola na pele aberta a partir de penas. Pinos pequenos parecem grandes verrugas vermelhas, que se acumulam com o tempo. A mortalidade do rebanho quando infectada com varíola dessa forma é pequena.
- Difteria - a forma mais aguda. Com isso, o trato respiratório, laringe, esôfago e mucosas são afetados. O revestimento do olho é aguado ou purulento, a fotofobia se forma, as úlceras se formam nas membranas mucosas (na cavidade oral, na laringe e na traquéia). Comer comida torna-se doloroso para o frango, e é por isso que ele não come e enfraquece rapidamente. A mortalidade ocorre em metade dos animais infectados.
- Misto. Esta é a penetração simultânea do vírus na pele e nas mucosas.
Constipação
Na constipação, é característico o entupimento do trato intestinal do pássaro, pelo qual a cortiça não pode passar. O aparecimento de constipação é o primeiro sinal de uma dieta inadequada de frango e qualidade duvidosa dos alimentos. Além disso, as causas mais comuns são hipotermia ou superaquecimento de galinhas jovens, deficiência de vitaminas, lesões, consumo de água fria, excesso de peso e atrofia gástrica. Você pode estar convencido da presença de constipação no pássaro, se ele deixar de defecar ou defecar com uma cadeira dura, geralmente se agacha e bate as asas, gargalha com sons incomuns e é muito tenso.
Esse pássaro precisa ser separado do resto e transferido para uma dieta individual. Para melhorar a passagem da cortiça, indivíduos doentes são introduzidos no mingau da dieta misturado com óleo de mamona ou vaselina, aumentando o conteúdo de verduras picadas, legumes e frutas nos mashrooms líquidos. Pectina e suplementos vitamínicos são introduzidos junto com os alimentos, os bebedores são preenchidos com água ligeiramente morna. Se a dieta não conseguir normalizar as fezes, isso indica possíveis causas parasitárias da constipação. Nesse caso, recorra ao veterinário que prescreve as soluções dos medicamentos (Metronidazol, Vermox).
Doença do pintinho
Muitas doenças se manifestam com mais frequência em animais jovens, porque no estágio de formação e crescimento, o corpo é mais sensível a fatores externos. As galinhas ainda não desenvolveram imunidade e um ambiente desprotegido pode se tornar vítima de vírus e bactérias. A fim de evitar a propagação de doenças, o cuidado das galinhas é constantemente monitorado e inspecionado individualmente por cada indivíduo.
Dispepsia
A dispepsia é uma doença causada por um mau funcionamento do trato digestivo. Pode ocorrer em pintos do dia, como resultado de uma perturbação em sua dieta. O corpo de filhotes jovens é hipersensível e requer cuidadoso cuidado com a qualidade da ração. Durante este período, é especialmente importante garantir que os filhotes digeram e assimilem os alimentos de maneira normal.
As causas da dispepsia são:
- violação do regime de temperatura da casa (a barriga de galinhas deve estar em uma cama quente e seca);
- dieta inadequada com a introdução de alimentos duros (cevada, centeio);
- alimentação com alimentos grosseiros (mariscos, giz);
- corte insuficiente de alimentos;
- má qualidade dos alimentos ou sua deterioração (alimentos mofados, azedos e podres);
- uma mudança acentuada no feed.
O menu principal inclui produtos de ácido lático, soluções contendo bactérias benéficas do ácido lático, infusões de camomila ou chá forte, alimentos de fácil digestão, farinhas de carne e osso e peixe, soro de levedura, verduras raladas finas, alho, cebola e suplementos vitamínicos e minerais. Na presença de uma forma leve de dispepsia, os jovens se recuperam dentro de 2-3 dias. No futuro, para evitar a doença ao introduzir novos alimentos, eles são testados em um pequeno grupo de galinhas.
Aspergilose
A aspergilose é causada por fungos patogênicos do gênero Aspergillus, que entram no corpo através do trato respiratório. Os fungos estão contidos no ar, no solo, podem aparecer em ambientes úmidos, lixo úmido. A doença afeta principalmente animais jovens, pois suas vias aéreas são suscetíveis a ações patogênicas.Inalando constantemente o fungo, a doença adquire uma forma aguda, caracterizada por:
- falta de ar (uma galinha estende o pescoço ao inalar e como se não pudesse "respirar");
- rouquidão e transpiração ao inalar;
- tosse
- crista azul;
- palidez de penas;
- asas caídas;
- letargia.
A aspergilose deve ser tratada apenas nos estágios iniciais. Nesse caso, os antibióticos são prescritos pelos veterinários, pois a doença se espalha rapidamente entre os animais. No caso de uma recuperação no futuro, as casas são arejadas regularmente (sem correntes de ar) e mantidas secas.
Salmonelose
A salmonelose é uma doença viral causada por Salmonella coli. O pintinho pode pegar o patógeno através da comida ou da água, bem como por gotículas no ar de indivíduos infectados. Como a salmonela entra na casca e pode infectar um ovo, uma galinha já pode nascer com o vírus. Das mais de duas mil cepas de salmonela, as galinhas são infectadas, cerca de 230 delas. O vírus age astuciosamente e pode não se manifestar por muito tempo.A doença pode assumir uma forma excessivamente aguda e não se manifesta de maneira alguma com forte imunidade às aves. O período de incubação dura de 6 horas a 3 dias. O número de mortes pode chegar a 80%. Salmonella afeta o trato gastrointestinal, músculos e oviduto. Em seguida, o vírus secreta toxinas e se espalha por todo o corpo, afetando todos os órgãos. Na maioria das vezes, galinhas com 1 a 2 semanas são infectadas.
Entre os sinais da propagação de salmonelas em galinhas, existem:
- diarréia com sangue;
- inchaço das pernas e olhos;
- fraqueza e apatia;
- dificuldade em respirar
- falta de apetite;
- atraso de crescimento.
A doença pode ser transmitida a qualquer tipo de animal e humano. O tratamento dos pintinhos é realizado com a introdução de um curso de antibióticos ("Levomicetina", "Gentamicina", "Furazolidona"). Paralelamente, probióticos e vitaminas são introduzidos na dieta. O curso do tratamento dura de 6 a 9 dias. A carne de uma galinha que está doente com uma forma aguda há muito tempo contém os agentes causadores da doença, por isso não é adequada para o consumo.
Você sabe Além das doenças das galinhas, pode-se encontrar um fenômeno tão interessante quanto o fenômeno dos ovos, nos quais eles sofrem várias modificações. Um desses fenômenos é o ovo no ovo, quando o feto com a concha formada retorna de volta ao oviduto do frango, onde um novo já começou a se desenvolver. Assim, ambos os ovos acabados são novamente cobertos com cascas.
Pullorose
A pulorose é uma das formas de salmonelose, cujo agente causador é Salmonella pullorum-gallinarum. Condições insalubres e umidade na casa tornam-se a principal fonte de infecção. O principal sintoma da doença, pelo qual é possível determinar inequivocamente a pullorose, é a diarréia com placa branca. Além disso, são observados o estado deprimido do pássaro, falta de apetite, sede intensa, falta de ar, exaustão e fraqueza, febre de 43 a 44 ° C, como na gripe aviária.O período de incubação dura de 1 a 6 dias. Às vezes, um bacilo entra no ovo de uma galinha adulta e os filhotes já nascem doentes. Nesse caso, a morte ocorre nos primeiros dias após o nascimento. Na maioria das vezes, galinhas com menos de 1 mês são infectadas. O vírus se espalha rapidamente através da comida e da água. Antibióticos são usados para o tratamento.
Os filhotes infectados são plantados e alimentados com um curso de sulfadimezina ou biomicina. Os demais indivíduos do rebanho também são alimentados com medicamentos antibacterianos e antivirais: furazolidona, tetraciclina e outros. Galinhas que não estão sendo tratadas são destruídas.
Raquitismo
Uma doença tão insidiosa, como o raquitismo, ocorre devido à falta de cálcio, fósforo e vitamina D no corpo das galinhas. Isso acontece devido a uma dieta inadequada, conteúdo muito restrito e uma rara caminhada. Esta doença não é transmitida de um pintinho para outro, no entanto, como as condições de detenção são as mesmas para todo o rebanho, como resultado de erros na nutrição e violação dos padrões de crescimento, surgem sinais de raquitismo em todo o gado.
Os principais sintomas são:
- bico e crista macios;
- uma marcha distorcida, saltando ao caminhar e, em seguida, completamente incapaz de se levantar;
- retardo de crescimento e desenvolvimento;
- penas com babados;
- coordenação prejudicada dos movimentos;
- perda de peso acentuada
- falta de força.
Em frangos de corte, a doença se desenvolve entre os 8 e os 10 dias de vida. Na forma aguda, ocorre deformação óssea, caminhando nas articulações do jarrete, o corpo fica distorcido, a cabeça fica grande e o corpo pequeno, porque pára de crescer. A doença é esperta, pois seus sinais óbvios se manifestam nos estágios posteriores, inicialmente a falta de cálcio não é visível visualmente. O raquitismo é uma doença tratável.
Para fazer isso, reveja a dieta das aves, aumente a dose de grãos e forragens verdes, introduza rochas finamente moídas, giz, calcário, carne e ossos e farinhas de peixe. Como medicamentos, óleo de peixe, vitaminas e oligoelementos (contendo cálcio e fósforo), são adicionados fosfato tricálcico. Os filhotes estão sujeitos a caminhadas regulares ao sol e a manter-se em uma sala espaçosa.
Hipovitaminose A
Esta doença ocorre devido à falta de vitamina A e retinol no corpo das aves.
Os animais jovens podem adoecer por dois motivos:
- com a dieta errada;
- do pássaro mãe.
Frango adulto com retinol e carotenóides insuficientes na ração não recebe vitamina A, que se acumula no fígado e nas gemas dos ovos. Por isso, os filhotes nascem fracos com sinais óbvios de defeitos. A forma da hipovitaminose depende da quantidade de deficiência de vitamina contida na gema. Por via de regra, a doença aparece no 7-10º dia de vida das galinhas.
Importante! A hipovitaminose está sujeita a tratamento; para isso, a dieta é repleta de produtos contendo caroteno e suplementos minerais. A dose diária de retinol no tratamento da doença excede a norma usual em 3-5 vezes.
Os sintomas mais comuns são falta de apetite, perda de coordenação, crescimento atrofiado, perda de peso, galinhas não ficam de pé e caem de costas. Observa-se inchaço das pálpebras, formação de crostas ao redor dos olhos e aglomerados de queijo, "cegueira noturna", dificuldade em respirar com chiado e assobio. O epitélio é coberto com uma crosta, ocorre queratinização das membranas mucosas.Paralelamente, fenômenos nervosos se manifestam: saltando durante uma caminhada, movimentos circulares. É obrigatório que as cenouras trituradas, verduras raladas, óleo de peixe, farelo de grama, vitaminas B, tocoferol e concentrado de óleo de vitamina A sejam introduzidos na dieta.O tratamento dura três semanas. Se após essas medidas os sintomas de hipovitaminose persistirem, os medicamentos serão administrados por via intramuscular às aves.
Pintos de frango sibilando
Chiado, tosse e espirros não são sinais de uma galinha saudável. Essas manifestações devem alertar o proprietário ou funcionário da fazenda de aves. No melhor dos casos, chiado ocorre devido ao resfriado comum. Ao mesmo tempo, a temperatura do corpo sobe no pintinho, o muco do bico flui constantemente, as aberturas respiratórias ficam entupidas, é detectada dificuldade em respirar com rouquidão.
Na maioria das vezes, um resfriado se manifesta na estação fria, portanto, durante esse período, é necessário aquecer especialmente as instalações para os pássaros. Distribua as lâmpadas uniformemente no nível da fazenda, use aquecimento nas prateleiras, feche todos os orifícios possíveis no nível da residência, evite correntes de ar e instale dispositivos de aquecimento. Com um resfriado, a doença pode ser transmitida de um frango para outro, portanto você não deve começar o tratamento.
Para isso, o gado é embriagado com um curso de medicamentos antibacterianos (por exemplo, Enroxil), para aumentar a imunidade que eles fornecem ao Nutril Se e aos concentrados de vitaminas. Na pior das hipóteses, a sibilância é o resultado de doenças graves, como colibacteriose, broncopneumonia, bronquite (que é especialmente perigosa na forma aguda de desenvolvimento), aspergilose, micoplasmose, puxorose. Para o tratamento, eles devem ir ao veterinário para determinar a doença exata e prescrever um curso de medicamentos.
Prevenção de Doenças
Para que uma fazenda ou produção não seja exposta à pestilência devido a doenças, é necessário prever medidas para evitar doenças.
Todas as medidas preventivas são divididas em três grupos principais:
- melhoria das condições de detenção;
- revisão de nutrição;
- medicamentos auxiliares e vacinação.
O principal requisito para o cuidado das aves é garantir temperatura, umidade e luz ideais. A temperatura do ar na casa não deve exceder +24 ... + 26 ° С nos primeiros dias de vida, a partir do sexto dia o indicador cai para +22 ... + 23 ° С. Na idade de 13 dias, a temperatura pode ser reduzida para + 21 ° C, as galinhas mensais se sentem bem a + 19 ° C e, em seguida, as galinhas de frangos se tornam menos exigentes com o calor com a idade. Nos primeiros dias de vida, as galinhas devem ser depositadas sobre uma cama aquecida, que em condições de fábrica deve ser aquecida a +33 ... + 34 ° C.
Caso contrário, as barrigas dos filhotes congelam e isso leva ao mau funcionamento dos órgãos e doenças internos. As instalações para manter as aves devem sempre ser mantidas secas (uma vez que os fungos são os agentes causadores de muitas doenças virais), ventilados regularmente. Dispositivos, taças e alimentadores são lavados e desinfetados (quanto mais jovens os animais, mais frequentemente), a ninhada é alterada (a frequência depende do seu material).Ferramentas de processamento, poleiros e prateleiras podem ser realizadas usando soluções de desinfecção ou cal. A sala não deve ter correntes de ar e umidade, pois são a causa raiz do desenvolvimento de vírus. Antes da alimentação, a alimentação da ninhada é testada em várias aves. Na ausência de reações negativas, é dado ao resto do gado. Os alimentos devem ser variados e adequados para a idade das aves. Além disso, suplementos vitamínicos e minerais são necessariamente incluídos na dieta.
Para medidas preventivas desde os primeiros dias de vida, os frangos são alimentados com um curso de drogas:
- "Avesstim" (para fortalecer a imunidade);
- Amoclanida (para melhor função do trato digestivo);
- "Cedavit" (um complexo de vitaminas);
- Chiktonik (enriquecimento da dieta com minerais e oligoelementos);
- "Brovitakoktsid" (para a prevenção de coccidos);
- "Fos-Bevit" (vacina com um concentrado de vitaminas do grupo B);
- "Vectormoon" (uma vacina para a prevenção de doenças infecciosas).
As doses e a frequência de cada preparação dependem da idade da ave e são prescritas pelo veterinário. Para não perder tempo, esforço e dinheiro com tratamento a longo prazo, é necessário fornecer as condições de vida mais confortáveis imediatamente e manter a diversidade da dieta do frango. Ao passar um tempo monitorando cuidadosamente o desenvolvimento das aves, você se recompensará com alta produtividade do gado no futuro.