As galinhas são suscetíveis a muitas doenças - a cólera das aves, ou pasteurelose, é considerada uma das mais contagiosas. Não apenas as galinhas, mas também outros tipos de aves são afetadas pela doença, o que a torna especialmente perigosa para as granjas de aves. No artigo, consideramos as características desta doença de galinhas, seu tratamento e prevenção.
O que é pasteurelose de frango?
A pasteurelose é uma infecção de natureza bacteriana, está espalhada por todo o mundo, tanto as aves domésticas quanto as selvagens estão em risco da doença, além disso, os animais também podem atuar como portadores. Desde o momento da infecção até o início dos primeiros sintomas da doença, leva de várias horas a vários dias. A via de infecção e a temperatura ambiente desempenham um papel importante no aumento da capacidade das bactérias de infectar galinhas e na taxa de infecção.
A natureza infecciosa da doença foi estabelecida pela primeira vez em 1782.
Agentes causadores da doença
Os agentes causadores da pasteurelose são a bactéria gram-negativa polimórfica Pasteurella multocida.
Sua estabilidade é:
- em carne, sangue, água, estrume - 2-3 semanas;
- em cadáveres - 4 meses;
- em carne congelada - 1 ano.
- quando fervido, morra dentro de 5 minutos;
- sob luz solar direta - 2-3 minutos.
As principais fontes da doença são galinhas e animais doentes ou doentes. Além disso, solo, equipamentos e pessoas contaminados podem ser uma fonte de infecção. Vias de infecção - nasal e oral.
Você sabe O agente causador da pasteurelose foi isolado em 1880 por L. Pasteur: depois de isolar as colônias de bactérias, ele conduziu experimentos para atenuar e, com base nelas, imunizou galinhas. A doença foi nomeada em homenagem ao cientista.
Sintomas e formas da doença
Os sintomas do curso dependem da forma da doença.
Super afiada
É caracterizada por um curto período de tempo, desde o momento da infecção até o aparecimento dos primeiros sinais da doença. Observam-se aumento da temperatura corporal em indivíduos infectados, depressão, respiração rápida. A galinha morre a partir do momento em que os primeiros sintomas aparecem durante o dia.
O pássaro pode parecer saudável, os sintomas podem aparecer algumas horas antes da morte. Esse é um fator importante para o diagnóstico correto.
Na autópsia, praticamente não são observadas patologias. Às vezes, há líquido na camisa do coração.
Afiado
A forma aguda ou clássica de pasteurelose em galinhas é caracterizada por:
- falta de apetite;
- sede;
- depressão;
- descarga espumosa;
- cianose da crista;
- diarréia, geralmente com uma mistura de sangue;
- desgrenhado;
- mole;
- inchaço das articulações.
Na maioria das vezes, o pássaro morre dentro de 3 dias.
Aconselhamo-lo a ler sobre outras doenças das galinhas e seu tratamento:
Como resultado da autópsia, o seguinte é detectado:
- hemorragia gordurosa no abdome e esterno, membranas serosas;
- a bolsa cardíaca e a cavidade abdominal estão cheias de líquido;
- fígado em um estado de inchaço turvo;
- baço inalterado.
No entanto, o curso agudo da doença não termina necessariamente na morte - a doença pode se tornar crônica.
Crônico
Galinhas que sofreram um estágio agudo estão doentes com uma forma crônica. A doença dura de 1 mês a 3. Como resultado, o indivíduo infectado espera a morte.
Os sintomas são desfocados, os mais frequentemente observados são:
- diminuição da produtividade;
- letargia;
- sibilos durante a respiração;
- descarga do nariz;
- inchaço das articulações e crista.
Importante! Na forma crônica da doença, as galinhas permanecem portadoras de infecção.
Diagnóstico da doença
Se houver suspeita de pasteurelose, os indivíduos infectados são sedimentados. A sala deve ser desinfetada e consulte um veterinário.
O diagnóstico preciso é baseado em testes de laboratório. Para análise, é coletado sangue ou muco nasal de galinhas doentes. Ao amostrar o material de teste, é importante transportá-lo corretamente.
Você também pode diagnosticar a doença abrindo o pássaro morto.
Tratamento de doenças
Não existem tratamentos eficazes para a pasteurelose de galinha. De acordo com as regras da Associação Mundial de Veterinários e SES, aves doentes devem ser mortas e carcaças destruídas pela queima.
Freqüentemente, os criadores de aves tentam tratar a pasteurelose nos estágios iniciais com antibióticos da tetraciclina. Mas deve-se notar que tais ações só podem reduzir o risco de doença do resto do pássaro. É impossível curar indivíduos doentes, em alguns casos a infecção se transformará em uma forma crônica.
Ao escolher um método de controle, a vacinação deve ser preferida. As vacinas absorvidas são usadas como medida preventiva. A vacinação é realizada com uma vacina viva, previamente diluída com solução salina na proporção de 0,5 bilhões de m.k. para 1,5 ml, respectivamente.
As galinhas são vacinadas imergindo o bico na solução preparada. Do pássaro deve esperar para engolir. Depois disso, as aves vacinadas são colocadas em uma sala isolada e mantêm a temperatura nela a + 20 ° C.Você sabe Uma galinha nascida do ovo de uma galinha doente é portadora de pasteurelose e pode causar um segundo surto.
A vacinação é realizada com a idade de um mês e é capaz de proteger a ave contra danos por pasteurelose por 6 meses.
Um método comum de vacinação é a administração subcutânea de uma vacina, mas muitas vezes são observadas complicações durante o uso, incluindo a morte de aves.
Prevenção de doenças
Para a prevenção da pasteurelose deve:
- fornecer ao pássaro uma dieta racional e equilibrada;
- manter galinhas de acordo com as regras veterinárias e sanitárias;
- depois de adquirir um novo gado, resista à quarentena por 30 dias.
Para prevenção, a vacinação é usada.. Se uma doença for detectada, a quarentena é inserida na família. É proibida a importação e exportação de gado de aves e outros animais, a exportação de esterco ou alimento para fora da fazenda.
A pasteurelose de frango é perigosa para os seres humanos?
As pessoas são expostas à pasteurelose pelo contato com uma ave doente através de microfissuras na pele. Menos comuns são infecções por transmissão aérea. Ao trabalhar com pássaros, os equipamentos de proteção individual, como luvas e roupas de trabalho, não devem ser negligenciados.
A bactéria Pasteurella multocida morre a uma temperatura de 70 ° C por 15 minutos, portanto, sujeita a tratamento térmico suficiente, a carne de galinhas doentes pode ser consumida. No entanto, para eliminar rapidamente a doença e impedir sua propagação, é recomendável descartar a carne infectada queimando-a.A pasteurelose de frango é uma infecção perigosa, com um alto nível de infecção, e nenhum método de tratamento eficaz foi desenvolvido. O melhor método de controle é a vacinação oportuna e o cumprimento de medidas preventivas.