Nem todas as raças modernas de galinhas são adaptadas a condições climáticas adversas; portanto, em regiões com invernos gelados, os proprietários de penas enfrentam a questão de aquecer seu local de residência. Existem muitas opções para implementar o plano, mas antes de prosseguir para as ações ativas, vale a pena escolher o material certo e familiarizar-se com os meandros da execução do trabalho.
Por que isolar o galinheiro para o inverno
A produtividade de suas galinhas depende em grande parte da temperatura ambiente, porque em baixas temperaturas a maioria delas para de correr, e as raças de carne não estão ganhando peso tão ativamente. Além disso, na estação fria, aumenta a probabilidade de desenvolver doenças infecciosas e virais; portanto, é melhor proteger ainda mais o gado da possibilidade de infecção (em uma sala fria e úmida, a infecção ocorre mais rapidamente).
Você sabe Graças à pesquisa científica moderna, foi possível descobrir uma relação muito incomum, mas ao mesmo tempo interessante entre galinhas modernas e dinossauros extintos. O código genético de ambas as espécies tem características comuns, o que significa que os ancestrais dos pássaros que conhecemos uma vez viviam no bairro de lagartos enormes.
Além dessas razões principais para isolar o galinheiro, também se pode atribuir a necessidade de economizar ração, porque quando o pássaro está frio, ele consome mais alimentos e o consumo da mistura de ração aumenta.
Como isolar um galinheiro
Qualquer galinheiro consiste em várias partes separadas, por isso é lógico supor que ao aquecê-lo, você deverá prestar a devida atenção não apenas às paredes, mas também ao piso, teto, teto e até janelas. Como fazer isso da maneira certa - vamos descobrir agora.
Sexo
Toda a maca do galinheiro é condicionalmente dividida em dois tipos: profundo e raso, e a relevância do uso de cada opção é baseada nas temperaturas máximas na estação fria. No entanto, na maioria das vezes os agricultores escolhem exatamente as variedades profundas, uma vez que incluem várias camadas de material orgânico.
Importante! Os materiais de isolamento artificial, neste caso, não funcionarão: eles não apenas são capazes de absorver as fezes das aves, mas também são muito difíceis de limpar após o inverno.
Devido aos processos bioquímicos que ocorrem entre eles, mesmo nos dias mais frios do inverno, a temperatura na superfície do piso não cai abaixo de +25 ° C, o que será suficiente sem o aquecimento adicional do galinheiro. O material ideal para criar essa ninhada é:
- musgo (impede o aparecimento de um odor desagradável);
- serragem (não permita que a ninhada endureça);
- palha (retém o calor por muito tempo);
- feno (proporciona suavidade e, assim como o feno, ajuda a manter a temperatura).
As paredes
A maior parte do calor sai pelas paredes do edifício, portanto a questão de seu isolamento deve receber atenção especial. No caso em que o galinheiro é feito de material durável (por exemplo, tijolo), basta bater no interior da sala com espuma de espuma, mas se você quiser jogar com segurança, também pode isolar a casa por fora, usando placas de espuma ou espuma para isso.
Você sabe Se, por algum motivo, o galo não pode esticar o pescoço, não pode cantar. Normalmente, a voz emplumada pode ser ouvida a uma distância de vários quilômetros dela.
O processo de isolamento de paredes consome mais tempo do que a organização de pisos no piso, portanto vale a pena considerar cada etapa do trabalho com mais cuidado:
- A fabricação de ripas de parede. Após a preparação dos blocos de madeira (50x50 mm), o primeiro deles deve ser pregado (ou parafusado) à parede, depois de alinhado vertical e horizontalmente. Depois, prenda a segunda base de madeira, partindo da primeira por uma largura conveniente para colocar a folha de espuma selecionada (com uma largura de isolamento de 60 cm, a largura entre os suportes deve ser de 59 cm, o que garantirá um ajuste confortável das peças).
- Instalação de filme de barreira de vapor. Sua fixação é realizada com grampos especiais de um grampeador de construção.
- Fixação do isolamento. Folhas de espuma de poliestireno ou lã mineral devem ficar próximas umas das outras e a espessura total de um revestimento desse tipo não deve ser inferior a 5 cm. "Cogumelos" - produtos constituídos por uma perna oca e um chapéu largo, atuam como fixadores aqui.
- Feche de lacunas. Se houver folgas entre as placas, elas serão fechadas com espuma de construção e a superfície será nivelada.
- Colocando outra barreira de vapor (você pode sem ele).
- Instalação de chapas de contraplacado. Eles cobrem perfeitamente toda a estrutura de isolamento e não estragam a aparência da casa, e dada a facilidade de instalação do material (rapidamente preso com parafusos à caixa), você não deve ignorar essa possibilidade.
Teto e teto
Ao organizar um celeiro, vale a pena dar preferência aos quartos com um sótão, porque a presença de espaço adicional permitirá que você cuide melhor do isolamento de toda a estrutura e proporcionará um local de armazenamento para alimentação, roupas de cama e equipamentos de trabalho. No entanto, se não houver sótão, o teto poderá ser isolado usando os mesmos materiais usados ao trabalhar com paredes.
No caso de arrumar o telhado usando vigas, não haverá problemas com a instalação do isolamento, porque a caixa necessária já está na superfície horizontal, e você apenas precisa fixar a lã mineral ou o mesmo poliestireno em suas células. Se o prédio tem um sótão, ainda é mais simples: basta rolar sobre ele um rolo de material de isolamento.
Ao trabalhar com superfícies horizontais, materiais de aquecimento solto de origem natural são adequados: musgo, palha e serragem, o que permitirá isolar o galinheiro em pouco tempo, sem investimentos materiais.
Janelas e portas
Através das janelas e portas do galinheiro, a parte do leão de todo o calor armazenado no interior está saindo, de modo que a questão de seu isolamento não é menos relevante do que o isolamento de paredes, teto ou piso. Na maioria das vezes, apenas uma ou duas janelas são fornecidas nos edifícios para pássaros, voltadas para o sul ou leste, e para economizar mais calor no inverno e proporcionar ventilação eficaz no verão, é recomendável usar quadros duplos para eles, o que facilita a substituição do vidro por redes.
Com o advento do tempo frio entre os quadros, você pode instalar um filme plástico (sempre transparente), simplesmente anexando-o à estrutura de madeira com botões ou pregos pequenos.Isso evitará rajadas de vento e manterá mais calor dentro do galinheiro. Quanto à porta, ela geralmente é isolada com feltro e filme, e por dentro é adicionalmente estofada com um pano grosso ou uma peça comum de um tapete desnecessário. Isso reduzirá significativamente os rascunhos resultantes e não exigirá grandes custos de material.
Vídeo: isolando o galinheiro
Instalação do sistema de aquecimento
Para não pensar em como isolar adequadamente o teto, as paredes e o piso do galinheiro, você pode usar materiais de isolamento baratos, além de instalar um sistema de aquecimento em ambientes fechados. Existem muitas opções para essa solução e aqui estão algumas das mais bem-sucedidas.
Fogão a lenha
A maneira mais fácil e ao mesmo tempo acessível de aquecer a casa, organizando um sistema de aquecimento, é construir um forno de tijolos ou instalar um fogão pronto. A última opção é ainda mais aceitável, pois é mais confiável e segura. Para proteger o pássaro de queimaduras, você também pode proteger o fogão com um muro baixo de tijolos, apenas para que ele não interfira na dispersão do calor no galinheiro.Infelizmente, essa solução requer a presença constante de uma pessoa (para manter a temperatura no lugar da lenha queimada, é sempre necessário adicionar novas); portanto, se você não pode entrar na sala com frequência, é melhor considerar outras opções possíveis para aquecê-la.
Fogão a diesel
No mercado moderno, você encontra absolutamente qualquer versão desse forno, cuja potência necessária pode ser calculada com base na área do galinheiro. É caracterizada por alta segurança contra incêndio e não requer grandes custos de combustível (o diesel sempre foi considerado uma substância relativamente acessível).No entanto, como um fogão a lenha, um fogão a diesel precisa de atenção humana constante; portanto, para manter a temperatura na casa, você terá que controlar o fluxo da mistura de combustível e reabastecer oportunamente seus suprimentos dentro do fogão.
Importante! Não guarde latas de combustível perto de galinhas. Vapores de diesel não lhes farão nenhum bem.
Radiador elétrico
A instalação de um aquecedor ou bateria no galinheiro é uma excelente solução para quem deseja garantir seu aquecimento constante sem muito esforço da parte deles. Obviamente, o equipamento elétrico custa um pouco mais e também é necessário isolá-lo do possível contato com os pássaros, mas no final, você não pode se preocupar em diminuir a temperatura da casa durante a sua ausência. Os radiadores elétricos podem ter uma variedade de formas e formatos, para que você não tenha problemas ao escolher o equipamento certo para uma sala específica.
Lâmpadas infravermelhas
A operação constante de um radiador elétrico pode muito bem levar a um consumo significativo de eletricidade; portanto, para reduzir os custos de material para seu pagamento, alguns agricultores instalam lâmpadas infravermelhas na casa. A eficiência desses dispositivos atinge 98% e os recursos de seu design permitem distribuir uniformemente o calor por toda a sala.
A facilidade de instalação e a durabilidade do uso das lâmpadas infravermelhas tornam essa opção de aquecimento a mais rentável de todas as apresentadas. A comparação das vantagens e desvantagens de cada opção descrita ajudará você a tomar a decisão final na escolha de um sistema de aquecimento para o seu galinheiro:
Tipo de sistema de aquecimento | Vantagens | Desvantagens |
Fogão a lenha | Custo relativamente baixo do produto acabado A possibilidade de auto-fabricação Disponibilidade de combustível Boas possibilidades de aquecimento Fácil de instalar no galinheiro | A necessidade de um bom sistema de segurança contra incêndio Reabastecimento regular de reservas de combustível (lenha) Baixa praticidade (muitas opções oxidam rapidamente, queimam e requerem reparo) |
Fogão a diesel | Baixo consumo de combustível Disponibilidade de diesel Capacidade de instalar em qualquer lugar da casa | Cálculo exato da área do galinheiro Disponibilidade constante de estoques de combustível O custo da instalação do sistema A necessidade de monitoramento regular |
Radiador elétrico | Alta segurança contra incêndio Possibilidade de aquecimento de alta qualidade sem controle humano constante Alta dissipação de calor | Maior consumo de energia A complexidade do reparo em caso de avaria O custo relativamente alto do próprio equipamento |
Lâmpadas infravermelhas | Boa dissipação de calor regular Falta de produtos de combustão Consumo econômico de energia elétrica Distribuição uniforme de calor por toda a casa Instalação fácil | A necessidade de disponibilidade constante de lâmpadas sobressalentes (elas nem sempre podem ser compradas na loja mais próxima) Custos adicionais de material para eletricidade |