Ovelha da montanha Altai é uma espécie rara de animais artiodáctilos. É particularmente grande em tamanho e é o proprietário dos chifres mais maciços. Uma descrição detalhada e subespécies existentes desses animais serão consideradas abaixo.
Qual é o nome de um carneiro da montanha, descrição
A espécie em questão é chamada argali, ou argali. Inclui várias subespécies diferentes, que diferem na aparência.
Este é o maior representante do gênero ovinos. Além do corpo maciço, chifres pesados o secretam. Nos homens que atingiram a puberdade, o peso dos chifres pode variar dentro de 35 kg.Você sabe A cordilheira Altai ocupa o território de 4 países ao mesmo tempo - Mongólia, China, Cazaquistão e Rússia.
Características externas do argali:
- na cernelha, os mamíferos dessa espécie atingem 70–125 cm, dependendo do sexo e da idade, o comprimento do corpo varia entre 120–200 cm e a cauda é de 14 cm;
- o peso corporal de um indivíduo é de 70 a 180 kg;
- o crânio é grande, maciço, com um perfil de palpite; nas fêmeas, é mais alinhado;
- as aurículas são móveis, emolduradas nas pontas por borlas;
- a ponta do focinho é muito mais clara que a cabeça e a cernelha;
- o pescoço é encurtado, poderoso, bem musculoso;
- o peito é largo, com uma circunferência de cerca de 120-135 cm;
- o corpo da ovelha de todas as subespécies argali é agachado, poderoso;
- os membros são finos, mas muito resistentes;
- todas as espécies são caracterizadas por torção de chifres com sulcos pronunciados e pontas afiadas em espiral;
- devido ao peso bastante grande dos chifres, a cabeça desses carneiros é jogada para trás, o que lhes dá uma aparência orgulhosa;
- os ossos metacarpo e metatarso dos membros são alongados - essa estrutura é característica apenas para representantes desse tipo de ovelha e permite que se movam livremente ao longo das rochas;
- na parte da frente dos cascos medem 4,5 cm de comprimento, na parte de trás são mais curtos de 2 a 4 mm;
- na superfície traseira dos membros existem 2 cascos adicionais;
- a coloração é diferenciada por uma gama bastante ampla, dependendo da espécie, gênero e características da idade.
Habitat, número de indivíduos
Os animais em consideração são muito poucos. Eles são encontrados apenas em áreas montanhosas:
- fronteira da China e Mongólia;
- Cume Saylyugem, localizado nas montanhas Altai, na fronteira com a Mongólia;
- Monte Chulyshman;
- Planalto Tibetano, Himalaia, Índia;
- oeste das cadeias de montanhas do Cazaquistão, alguns territórios montanhosos do Uzbequistão;
- territórios montanhosos do Tajiquistão, Quirguistão, Afeganistão.
O habitat natural para esses animais é o terreno montanhoso e as rochas localizadas a uma altitude de vários milhares de quilômetros. Os mamíferos evitam terrenos com vegetação lenhosa densa. Todos os territórios em que esses artiodáctilos são encontrados estão sob rigorosa supervisão, uma vez que o número desses animais é pequeno. O indicador médio de seus números na fronteira russo-mongol para 2016 é de cerca de 3899 indivíduos.No momento, a principal população de argali está concentrada na cordilheira Saylyugem.Importante! A zona de habitat das ovelhas da montanha depende diretamente das subespécies às quais pertencem. Além disso, todas as variedades desses animais são caracterizadas pelo movimento vertical sazonal: os carneiros sobem mais alto nas encostas, mudando sua localização na estação quente e descem em desfiladeiros e planícies na estação fria.
Subespécies, diferenças nas características externas
A classificação moderna distingue várias variedades dos animais em questão, que foram bem estudadas. Entre si, destacam-se principalmente pela cor da pelagem, estrutura dos chifres e dimensões. As principais subespécies das ovelhas da montanha Altai:
- Carneiro Altai ou amon amon Ovis - difere nas maiores dimensões. A cor da pelagem é marrom-acinzentada; no inverno, muda para uma tonalidade mais clara.
- Muflão da Anatólia, ou Ovis ammon anatolica - indivíduos de tamanho médio: sua altura na cernelha não excede 70 a 95 cm e os chifres são relativamente grandes, com até 70 cm de comprimento, dobrados por um anel. A cor da pelagem é avermelhada, com manchas estreitas e sujas de sela branca.
- Ovelha Bukhara ou Ovis ammon bocharensis - em características externas semelhantes ao Ovis amon amon. Incluído no livro vermelho da Federação Russa.
- Cazaquistão Argali, ou Ovis amônio colium - A cor dos pêlos dos animais é arenosa com uma tonalidade cinza. Chifres de 120 cm de comprimento, torcidos em anel.
- Gansu argali, ou Ovis ammon dalailame - suficientemente grande, pesa cerca de 90-100 kg. A altura na cernelha é de aproximadamente 115 cm, a cor é marrom castanho nas costas, marrom acinzentado nas laterais e branco na parte inferior do corpo, na parte interna das pernas, face, pescoço. Distribuído na China.
- Montanha de carneiros tibetanos ou Ovis ammon hodgsonii - a pelagem desses representantes é marrom-acinzentada. Os chifres estão localizados quase paralelos ao crânio, torcidos em espiral.
- Ovelha da montanha do norte da China, ou Ovis ammon jubata - a cor da pelagem é cinza, com pequenas áreas intercaladas com um tom acastanhado. Os chifres são torcidos em um anel, não muito longos.
- Ovelha da montanha Tien Shan, ou Ovis ammon karelini - a cor da pelagem é marrom escuro, no peito é preto acinzentado, com manchas brancas em forma de sela nas laterais. Os chifres são enormes, espessados no começo, afinando até o fim.
- Ovelhas da montanha Karatau ou Ovis ammon nigrimontana - a cor do pêlo é vermelho ocre. Os chifres são em forma de espiral, com cerca de 100 cm de comprimento.
- Carneiro cipriota, ou Ovis amon ophion - a pelagem é grossa, marrom opaca, com uma mancha cinza clara na cernelha. Um dos representantes de pequeno porte: sua altura na cernelha chega a 65 a 70 cm.
- Ovelha da montanha Marco Polo, ou Ovis ammon polii - um animal enorme na cernelha, atingindo 120 cm, de cor cinza escuro ou vermelho-ocre. Os chifres são poderosos, torcidos em espiral.
- Ovelhas da montanha Kyzylkum ou Ovis ammon severtzovi - Até o momento, o número de subespécies é de cerca de 100 animais, sendo considerado quase extinto. Difere em chifres menos maciços, em comparação com outros representantes do argali. Eles têm uma forma homônima, com bordas anteroposteriores e orbitais afiadas. A cor do pêlo é cinza acastanhado.
- Muflão urmiano ou Ovis ammon urmiana - a cor da pelagem é amarelo avermelhado ou marrom acastanhado. Os animais são de tamanho médio, até 95 cm na cernelha.
Estilo de vida, duração
Arkhars são animais de rebanho. Os rebanhos são divididos por sexo e idade em 2 tipos:
- fêmeas com animais jovens;
- machos.
Esses grupos geralmente são mantidos separados e se juntam apenas durante o período de acasalamento. A relação entre homens e mulheres é caracterizada pela poligamia.
Normalmente, os argali escolhem para si um local de residência. No entanto, em busca de pastagens mais férteis durante a estação quente, elas migram regularmente. Durante esse período, são derrubados por manadas de 10 gols. Mais perto do inverno, os artiodáctilos começam a descer ao pé das montanhas, onde os rebanhos podem formar até 1000 animais. Os machos maiores e maciços podem se separar.Você sabe O International Red Book foi publicado em 1963. Para imprimi-lo, os cientistas passaram 15 anos estudando flora e fauna.
A expectativa de vida das ovelhas Altai é de 12 a 18 anos. Esse indicador é diretamente afetado pela dieta, local de residência e seleção natural, pois os animais podem ser atacados por predadores, e um grande número de machos morre durante a estação de acasalamento durante brigas.
Funcionalidades de comportamento
Excluindo o período de acasalamento, os animais não mostram agressão um contra o outro. Rebanhos de fêmeas com jovens e machos sexualmente maduros são mantidos afastados um do outro, no entanto, quando surge um perigo, os animais se alertam sobre isso através de sinais sonoros.
Os Arkhars se distinguem por um alto nível de raciocínio rápido, o que lhes permite encontrar rapidamente uma saída para uma situação perigosa.
Inimigos naturais
Para o argali, o principal perigo é:
- águias douradas;
- águias;
- pumas;
- leopardos da neve;
- Lobos
- coiotes;
- chitas;
- leopardos;
- a pessoa
As aves de rapina representam um perigo principalmente para os filhotes recém-nascidos. Animais grandes atacam animais jovens e indivíduos sexualmente maduros. Lidar com o argali adulto é bastante difícil, então a maioria dos predadores tenta derrubá-los para cair no abismo e só então comer um animal ferido ou já morto.
Diet
As espécies da fauna em consideração pertencem a mamíferos herbívoros. A base de sua dieta é uma variedade de vegetação gramada. Os animais têm um amor especial pelos cereais, mas se não estiverem presentes, podem se contentar com junça, miscelânea e outras ervas que crescem em terrenos montanhosos.
Uma das características desses animais é sua capacidade de ficar sem água por um longo tempo. É bastante umidade que vem com pastagem.
Você sabe Em caso de necessidade urgente, o argali pode até beber água salgada.
Criação e descendência
A estação de acasalamento começa na primeira década de novembro e continua no inverno.Neste momento, os machos competem pelas fêmeas, conduzindo batalhas ferozes, que muitas vezes levam à morte de um dos participantes. O macho vencedor acasala com a fêmea que ele gosta.
A duração da gravidez no argali feminino é de 5 meses. O principal percentual de animais jovens nasce em maio: durante esse período, verduras suculentas já são suficientes para nutrição e crescimento rápido dos animais. Antes do nascimento, as fêmeas são separadas do rebanho e separadas. Os filhotes imediatamente após o nascimento ficam em pé e são capazes de seguir suas mães.
Comparado a outras espécies de artiodáctilos, o argali fêmea alimenta seus filhotes com mais intensidade. No outono, os cordeiros jovens atingem 2/3 do tamanho de um adulto, o que permite que as crianças tolerem invernos rigorosos normalmente.A puberdade nas mulheres começa aos 2 anos de idade, nos homens - uma média de 5 anos.Status da população e proteção de espécies
Monitorar o número de animais é muito difícil, porque seu habitat natural é um terreno inacessível. O declínio da população se deve não apenas às atividades de humanos e predadores, mas também às mudanças climáticas. Devido ao número extremamente escasso desses animais no Livro Vermelho, eles foram introduzidos nos tempos soviéticos, onde estão até hoje.
Para preservar a espécie, são feitas tentativas de procriar em cativeiro. Além disso, várias leis foram aprovadas proibindo a caça ao argali. Os territórios em que a aparência desses animais são observados são imediatamente listados como protegidos.Mas essas tentativas ainda não produziram resultados, porque a caça ilegal ao argali continua assim mesmo - pelo menos 2-3 casos de caça furtiva são registrados por ano.Importante! Argali produz mal em cativeiro - a maioria das tentativas para criá-los falha. Para preservar sua população, é necessário tanto quanto possível trazer condições ambientais naturais.
Fatos interessantes
Algumas informações interessantes sobre ovelhas Altai:
- O nome latino para as espécies da população de carneiros em questão, amon, é dado aos animais em homenagem à divindade Amon. Segundo a lenda, com medo de Typhon, todas as divindades se transformavam em animais diferentes, para que ele não os reconhecesse. Amon escolheu o carneiro. Na antiguidade, ele foi retratado como um homem com chifres.
- Os chifres de argali são caçados desde os tempos antigos. Desde a antiguidade, eles têm sido usados por pessoas que trabalham em direções esotéricas, bem como curandeiros tradicionais - como matéria-prima para a preparação de várias poções e medicamentos.
- As ovelhas Altai se movem mal em superfícies íngremes, mas podem pular de uma colina a outra ou saltar de 3 a 5 metros de altura com um peso bastante grande.