Para os criadores de ovinos, o pastoreio adequado é uma parte importante dos bons cuidados para esses animais. No artigo, você aprenderá sobre os tipos e organização de pastagens, técnicas de pastoreio, bem como as principais vantagens da pastagem de ovinos.
Benefícios das Pastagens
- As principais vantagens do rebanho de pastagem são:
- gado que recebe ração verde econômica;
- fortalecer o corpo dos animais devido à sua livre circulação no pasto;
- melhoria da produtividade da pecuária, carne e leite de boa qualidade.
Datas e organização do uso das pastagens
Para um bom pasto, é necessário organizar o pasto corretamente. Recomenda-se cavar pequenas áreas (canetas). Os currais precisam ser retirados para que cada um deles tenha a oportunidade de alimentar o rebanho por 5-6 dias. As re-canetas precisam ser retiradas após 1-1,5 meses.
O pasto deve ser dividido em uma média de 10 parcelas e pastar um bando de frente desenvolvida sobre eles.
Tipos, suas características, tamanho
O tamanho da parcela de pastoreio é individual e depende do número de ovelhas que podem ser alimentadas por 1 ha durante a estação de pastejo.
O cálculo de sua área pode ser realizado usando a fórmula:
G = Y / P x Ponde:
- G - o número de ovelhas por 1 ha de terra;
- At - colheita de grama consumida por 1 ha (kg), multiplicada pela porcentagem de uso de grama;
- N - a taxa de grama por ovelha por dia;
- P - a duração do uso do site.
Pastagens para pasto podem ser naturais e artificiais. Contaremos mais sobre cada um deles.
Pastagens naturais
Entre os locais naturais para pastagem, deve-se dar preferência ao seco e sem poeira, onde prevalecem os forbes, e a grama é espessa e limpa. Considere qual deles é mais adequado para animais.
Estepe
Para determinar a produtividade das parcelas de estepe, um fator importante é a época do ano em que se planeja pastar animais. Na primavera, há um crescimento ativo de ervas; nesse momento, esses locais são úteis e nutritivos para o gado.Para não perturbar o equilíbrio de potássio e sódio no corpo das ovelhas no pasto, é necessário liberar sal de mesa aos animais. Uma ovelha por dia precisará de 8 a 10 g de sal.
No verão, a grama queima sob o sol escaldante, o valor nutricional desse local será baixo. Sua taxa aumenta após a chuva, quando a grama começa a crescer novamente.
Montanha
Em tais pastagens, cereais e legumes crescem. Eles podem fornecer ao gado alimentos completos durante o calor e a seca. O pastoreio em áreas montanhosas fortalece a imunidade dos animais, tornando-os resistentes a várias doenças.
Você sabe Com um corte de cabelo de uma ovelha adulta, você pode obter até 10 kg de lã.
Terra seca
Eles geralmente estão localizados ao longo das bacias hidrográficas dos rios e são caracterizados por uma baixa grama. Esses locais são especialmente nutritivos se leguminosas ou cereais de caule pequeno crescem sobre eles.
Floresta
Eles quase não são adequados para pastoreio de animais, pois possuem alta umidade e baixo valor de alimentação da grama.
Marshy
Não é recomendado pastar um rebanho sobre eles, porque a vegetação é áspera, alta e desnutrida. Eles também podem ser perigosos para o gado, pois são uma fonte de doenças infecciosas e invasivas.
Prados para pastagens
Embora exista uma vegetação exuberante nos prados aquáticos, devido à sua alta estatura, não é adequado para alimentar ovelhas. Além disso, se o gado estiver localizado nas terras baixas, os verdes podem contribuir para a disseminação de infestações de argila, portanto, não é recomendado o pastoreio nessas áreas.
Importante! Em algumas áreas do pasto, existe a chance de contrair ovelhas com sarna. Para evitar isso, é necessário vacinar e tratar os animais.
Pastagens artificiais: detalhes
Se, por algum motivo, o criador de ovelhas não tiver a oportunidade de pastar o rebanho em pastagens naturais, você poderá usar territórios artificiais (semeadura) para isso. Geralmente são semeadas com uma mistura na qual 60% são cereais e 40% são leguminosas perenes.
Semear precisam de plantas com comprimentos diferentes da estação de crescimento. Semeando-os em momentos diferentes, você pode obter o crescimento da massa verde das plantas durante todo o período de pastejo.
Técnica de pastejo
Tendo organizado o local para pastagem, é necessário preparar o rebanho para pastagem, bem como organizar a rotina diária dos animais e da rega.
Preparação de pastagens
Antes de pastar ovelhas, devem ser tomadas as seguintes medidas:
- Realize um exame veterinário do rebanho. Se houver alguma doença, o animal deve ser deixado no estábulo para ser curado e só então pode pastar.
- Limpe a terra para pastar de detritos.
- Aparar o cabelo da ovelha perto dos olhos e aparar os cascos.
- Formar bandos com base na idade dos animais e na qualidade dos seis.
- Identifique e equipe locais para os bandos de descanso.
- Desenvolver um plano para pastar e dirigir o rebanho.
Vídeo: Regras de gerenciamento de pastagem
Rotina diária
Para os bandos, é necessário formar uma rotina diária:
5-6 horas | pasto no pasto. Um animal adulto pode comer em 4-5 horas |
10-11 horas | Condução de animais para um local de descanso especialmente equipado |
14-15 horas | dirigindo no pasto |
Os animais precisam ser pastados até tarde da noite, depois de serem levados a baias. Além disso, alguns criadores de ovinos pastam o rebanho o tempo todo.
Você sabe O recordista do número de ovelhas é a China. Cerca de 140 milhões de animais vivem no território desse estado.
Organização de rega
A quantidade de água necessária para os animais depende das condições climáticas. Você precisa beber gado 2 vezes ao dia, em clima seco - 3 vezes ao dia.
Se a fonte de água estiver a uma distância de até 3 km, você pode destilar o rebanho lá. Se essa distância for maior, a água deve ser entregue ao local de descanso dos rebanhos, caso contrário, a transição para longas distâncias afetará negativamente a nutrição dos animais e as condições do local.
Mudança no peso vivo durante a estação de alimentação
Numerosos estudos sobre a alimentação em um pasto comprovam sua eficiência econômica. Essa alimentação ajuda a aumentar o peso vivo das ovelhas e a produção de produtos à base de carne. Sob condições favoráveis e boa alimentação, o peso de uma ovelha adulta por dia pode aumentar em mais de 600 g.
O número de unidades de alimentação de proteína digerida por 100 kg de grama
A ração verde contém uma grande quantidade de água (60 a 80%), proteínas, minerais e vitaminas. A tabela abaixo mostra o conteúdo das unidades de ração e das proteínas digestíveis por 100 kg de ração, dependendo do tipo de pasto.
Tipo de pasto | Unidades de alimentação (kg) | Proteína digerível (kg) |
Estepe | 21,3 | 1,4 |
Montanha | 19,8 | 1,5 |
Terra seca | 25,7 | 2,6 |
Floresta | 18,0 | 1,2 |
Marshy | 12,5 | 1,1 |
Prados de inundação | 27,8 | 1,6 |
Artificial | 20,7 | 1,4 |
É possível pastar ovelhas depois da chuva
Trazer animais para o pasto imediatamente após a chuva não é recomendado. Os verdes têm um bom gosto, mas são prejudiciais às ovelhas, porque podem desenvolver inchaço e, sem a ajuda de um veterinário, você não pode lidar com esse problema.
Um grande número de alimentos consumidos e fermentados com facilidade causa acúmulo de gases no rúmen do animal, o que pode provocar doenças timpânicas.
O pastoreio adequadamente organizado de ovelhas contribui para seu rápido crescimento e bom ganho de peso. Usando todas as dicas e truques, você pode melhorar sua nutrição e aumentar a produtividade de carne e leite desses animais.