A raça russa de porcos brancos é originária da raça branca grande inglesa (porco branco grande). Ela raça é extremamente popular entre os agricultores. Sobre o que esses animais grandes são bons e como mantê-los - leia esta resenha.
História de origem
Uma grande raça branca de porcos foi criada por criadores britânicos em 1868, melhorando as características dos porcos de Yorkshire. Depois de quase 100 anos, em 1975, os criadores soviéticos tentaram melhorar a raça, tornando-a mais adaptada ao clima local. Então havia uma raça russa de porcos brancos. Ao contrário do inglês, a caxumba russa é mais maciça e se caracteriza por uma melhor fecundidade. Além disso, é melhor adaptado às condições climáticas locais.
A tarefa dos criadores soviéticos era criar rochas sebáceas. Mas, nos anos 90, esse trabalho foi reduzido, e agora a ênfase principal está nas qualidades da carne de porcos de criação.
Você sabe O genótipo do porco melhorado obtido é considerado um dos mais bem sucedidos. É universal e é usado para obter outras raças de carne e orientação sebácea.
Descrição da raça
Primeiro de tudo, o nome da raça reflete completamente seus dados externos. Grande - porque o peso de um leitão de duas semanas é de cerca de 25 kg e, em um ano, atinge 2/3 do peso do adulto - isso é de cerca de 200 kg. A pele da caxumba é lisa, rosada, sem dobras, coberta com cerdas brancas e grossas.
Aparência
A raça pertence ao universal. Eles são caracterizados por um corpo forte, mas uma estrutura macia de carne.
Exterior de um porco branco russo:
- pele clara e macia;
- cerdas brancas e macias;
- corpo alongado proporcionalmente dobrado;
- costas fortes planas e retas;
- esterno largo (volume - 165 cm);
- cabeça moderadamente alongada;
- testa larga e convexa;
- orelhas grandes e eretas, ligeiramente cobertas por vilosidades;
- pequena mancha;
- pescoço proporcional médio;
- pernas com pernas bem desenvolvidas;
- peso masculino - até 350 kg; comprimento do corpo - 180 cm;
- todas as fêmeas - até 270 kg com um comprimento de corpo de cerca de 160 cm.
Você sabe Os porcos são extraordinariamente inteligentes, curiosos e perspicazes. Está provado que eles são mais espertos que crianças menores de 3 anos, cães e até alguns primatas.
Características Produtivas
A raça é caracterizada por maturidade precoce e excelente fecundidade. A caxumba pode ganhar cerca de 700 g de peso por dia. Aos 6 meses, eles atingem indicadores nos quais podem ser abatidos para a carne. O rendimento da carne é de 80%. A carne tem excelentes características de sabor. Vende bem, porque é estruturalmente composto por camadas de carne penetradas por finas camadas de gordura.A porca leva 12-15 leitões de cada vez. Na primeira vez em que o número de leitões não ultrapassar 10, a prole aumenta. Representantes da raça têm um instinto materno pronunciado.
Vantagens e desvantagens
A popularidade da raça branca russa se deve à grande variedade de vantagens. Esta raça é uma das mais numerosas no território da antiga URSS. É usado intensivamente na criação de novas raças e na melhoria das já existentes.
- Entre suas vantagens:
- excelente gestação - uma porca pode trazer mais de 15 leitões;
- precocidade - o acasalamento pode ser feito para uma caxumba de um ano de idade;
- despretensiosidade à escolha do alimento;
- boa adaptabilidade climática;
- qualidades de alto sabor da carne e sua quantidade;
- grande peso - até 300 kg;
- uma grande porcentagem de produção de carne - 75 a 80%;
- relação custo-benefício do alimento / peso - são gastos até 4 kg de alimento por 1 kg de peso;
- universalidade e alta qualidade do genótipo;
- natureza calma - os porcos não são agressivos em relação a pessoas ou animais.
- Obviamente, observa-se um pequeno número de deficiências da raça. Entre eles estão:
- cor branca - não permite que os porcos tolerem bem o calor e o frio;
- tendência à obesidade - se houver uma quantidade excessiva de trigo e milho na dieta, o animal começará a acumular gordura.
Características de criação
A maturidade do branco russo ocorre com cerca de um ano. Nessa idade, a fêmea já pode suportar filhos saudáveis. Porquinhos da Índia com peso superior a 110-120 kg podem ser permitidos para reprodução. Em uma caxumba pronta para acasalar, observa-se inchaço dos órgãos genitais, o estro começa. A fêmea fica inquieta e chia muito.A gravidez durará cerca de 114 dias. Nos primeiros 3 meses, a fêmea pode não parecer grávida. Se o porco não engravidar após o revestimento, o estro se repetirá após 21 dias. Se o agricultor assumir que a fêmea está grávida, mas ainda tem estro, será necessário consultar um veterinário para determinar sua condição.
À medida que o nascimento se aproxima, o porco começa a se comportar desconfortável. Há uma diminuição do abdômen e inchaço das glândulas mamárias. Os leitões nascidos são limpos com um pano macio, o cordão umbilical é cortado e colocado nos mamilos da mãe para obter colostro.Importante! Aos 30 dias, o esqueleto de um porco se forma. Se a prole congelou por algum motivo e morreu, a fêmea é capaz de reabsorvê-la e, depois de algum tempo, fica pronta para o acasalamento.
Condições de detenção
A raça branca russa é pacífica e não caprichosa, mas no conteúdo você precisa levar em conta as características do exterior:
- Os raios de sol brilhantes no verão podem causar queimaduras, por isso os porcos precisam de uma cobertura de verão.
- O frio do inverno causa hipotermia. Para não pegar as alas, o chiqueiro deve ser isolado.
- No processo da vida, muito calor e amônia são liberados. No inverno, o calor condensa na umidade. Para garantir que os animais de estimação não sofram de excesso de umidade, um bom suprimento e ventilação de exaustão estão equipados no chiqueiro.
- A poderosa constituição das alas exige estruturas de suporte estáveis e paredes poderosas para manter o edifício intacto.
O restante da criação e manutenção do russo branco não difere do conteúdo de outras raças.Requisitos básicos de conteúdo:
- o chiqueiro deve estar quente, seco e limpo;
- passeios de inverno são possíveis a uma temperatura não inferior a –5 ° С;
- no verão, os porcos precisam andar constantemente e um dossel do sol;
- obrigatória cinco refeições por dia com predominância de componentes vegetais;
- a dieta inclui alimentos, vitaminas e minerais para ganho de peso intensivo;
- a presença constante de água quente para beber a uma temperatura de cerca de + 5–10 ° C.
Alimentação
A alimentação que o porco recebe determina sua taxa de crescimento, qualidade da carne, produtividade, saúde e, finalmente, o sucesso da fazenda. As pastagens de verão são extremamente importantes para fornecer excelente carne ao agricultor. Nenhuma outra fonte de alimento é capaz de fornecer aos animais alimentos como pastagem no verão.
Os alimentos para animais são medidos pela quantidade de lisina e energia digestível que eles fornecem aos animais de estimação. A lisina é o aminoácido mais importante, um dos 10 que deve ser fornecido na ração. Pode ser encontrada em grãos e legumes, miudezas. Em diferentes estágios de crescimento, os requisitos para a lisina serão diferentes: acima de tudo, deve estar na dieta de mulheres grávidas e lactantes, porcos leiteiros. As fêmeas não grávidas ao ar livre precisam de 15% mais energia do que aquelas que estão dentro de casa.A dieta de um porco adulto consiste em:Importante! Ao enviar porcos para pastar, lembre-se de que esses animais são catadores e não se limitam às plantas. Não os cole onde houver componentes prejudiciais ao intestino.
- legumes - na forma crua e cozida;
- frutas - pode ser um limpador de jardins;
- produtos lácteos;
- cereais - quase qualquer grão.
A participação máxima na dieta diária é ocupada por concentrados - sua participação é de pelo menos 60%, a parcela de plantas e frutos de raízes - cerca de 30%, feno - cerca de 4%. O grão inteiro não é digerido no intestino dos porcos, portanto deve ser moído. A farinha de peixe só pode ser dada em quantidades muito pequenas.
A alimentação composta é a melhor solução para agricultores iniciantes. Entre suas vantagens estão o controle preciso da dieta e sua composição quantitativa, a ausência da necessidade de cozinhar alimentos. Mas alguns agricultores acreditam que a ingestão de alimentos naturais melhora o sabor da carne. Portanto, você pode escolher qualquer opção conveniente para você.Independentemente do tipo de alimentação, tudo o que você alimenta com o porco deve estar fresco, não infectado por mofo ou parasitas. Em média, um indivíduo precisa de 2,2 kg de alimento por dia. Para evitar a desidratação, os porcos devem ter um suprimento constante de água fresca e fresca.
Propagação da raça
Um agricultor de sucesso sempre usa bons animais para reprodução. A prole recebida de tal acasalamento cresce bem e gera uma alta porcentagem de produção de carne. Se você pegar um javali para procriação, certifique-se de que a prole recebida seja de boa qualidade.
Ao comprar um javali para sua casa, siga estas regras:
- você sempre deve comprar apenas um javali de raça pura de uma fazenda com boa reputação;
- grandes porcas brancas podem cruzar-se com outros javalis se você criar porcos para carne;
- mantenha sempre registros de porcos, sua saúde e ganho de peso, caso você tenha porcos de raça pura e deixe seu porco para reprodução - isso ajudará você a fazer a escolha certa.
Um animal eficaz deve crescer mais rápido que a média, ter um menor teor de gordura na carcaça e comer menos ração do que a média da fazenda. Um excelente javali aos 5 meses de idade deve pesar cerca de 90 kg. E o indicador ideal de custos de alimentação para indivíduos que serão deixados para reprodução é de 3 kg de ração por 1 kg de peso produzido.
Importante! Para a reprodução, o javali deve ter pelo menos 8 meses e o porco, pelo menos 12. O caso é realizado para parceiros de tamanho aproximadamente igual.
Cuidados com o porco
Os leitões recém-nascidos são mantidos a uma temperatura de + 28-30 ° C. Para torná-los confortáveis, eles usam lâmpadas especiais para aquecimento. Nos primeiros dias, eles precisam de cuidados muito cuidadosos.
Para que os porcos não fiquem muito frios, o chão deve ser coberto com uma caixa especial feita de tábuas cobertas com palha ou serragem. Manter os animais no chão de lama não é possível para evitar problemas de saúde.
Toda semana, a temperatura do ar deve diminuir em 1 grau, para que em 1 mês estejam a uma temperatura de 15 a 27 ° C. A nutrição é administrada uma semana após o nascimento. Consiste em vegetais cozidos picados.Se a rua estiver acima de +15 ° C, os leitões podem ser levados para passear. Duração - 10 minutos com um aumento gradual para 1 hora. À medida que cresce, a duração deve aumentar para a duração do horário de verão.
A partir de 20 dias, os leitões são banhados. Para isso, a água é aquecida a +30 ° C. O leitão lavado é cuidadosamente limpo e devolvido ao local.
Como escolher um leitão
Obviamente, é melhor comprar leitões de raça pura do criador: assim você saberá exatamente quem comprou e quais indicadores precisa esperar. Se o leitão for comprado para agricultura pessoal no mercado regular, será necessário prestar atenção à sua saúde.
O porco doente está inativo e não foge se você esticar os braços em direção a ele. Leitões saudáveis guincham e tentam se esconder de um estranho. Em duas semanas, um leitão russo da raça branca deve pesar cerca de 25 kg - se esse não for o caso, você tem um indivíduo doente ou é um representante de outra raça. Pontos na pele e o exterior errado também indicam que o bebê pertence a outra raça.
Você sabe De fato, os porcos são animais muito puros. Se eles tiverem espaço livre suficiente, tomarão cuidado para que a área em que durmam ou comam permaneça limpa da sujeira.
Também é importante descobrir com o que os bebês foram alimentados e quais vacinas já foram feitas. Ao comprar leitões do criador, eles fornecerão documentos comprovativos, que você não encontrará no mercado espontâneo.
Possíveis doenças
A saúde animal é sempre um fator chave para alcançar a produtividade máxima. Portanto, o agricultor deve estar ciente das doenças que são fundamentais na criação de porcos, incluindo a capacidade de identificar seus sintomas e saber quais medidas devem ser tomadas. Não menos importante é a prevenção de doenças perigosas. Considere o mais comum deles:
- Dermatite exsudativa É uma lesão cutânea causada por uma infecção por estafilococos (Staphlococcus hyicus). Com danos no fígado e nos rins, a mortalidade do rebanho é observada. As lesões na pele começam na forma de manchas escuras que se espalham por todo o corpo e começam a se soltar, cobertas de crostas oleosas. Para o tratamento, são utilizados antibióticos e tratamentos de pele. Impede a doença limpeza oportuna do chiqueiro, cuidar dos mamilos após o parto, tratamento oportuno de quaisquer lesões na pele. Batentes ásperos, pisos e outras superfícies prejudiciais podem causar arranhões, que se tornam o portão de entrada da infecção. Os estafilococos também podem entrar no corpo através das picadas de parasitas da pele.
- Coccidiose muito comum entre animais jovens (porcos leiteiros). Causada por três tipos de coccídios parasitas intracelulares. O principal sintoma é diarréia. Ocorre na idade de 10 dias a 15ª semana. Os casos agudos são tratados com coccidiostáticos. As complicações podem se manifestar como infecções secundárias que afetam a parede intestinal. As fezes são a principal fonte de infecção e também são moscas que carregam coccídios. Portanto, a limpeza regular do esterco é obrigatória para a saúde dos porcos.
- Doenças respiratórias e suas manifestações - tosse, espirros, respiração abdominal, taxas de crescimento diminuídas e mortalidade potencial. Antibióticos são prescritos para o seu tratamento, dependendo da causa da doença. Má ventilação, altos níveis de dióxido de carbono e amônia no ar podem agravar a condição dos animais. Altos níveis de amônia afetam as vias aéreas e tornam os porcos mais suscetíveis à infecção. A pneumonia leva à mortalidade como um dos tipos de complicações após doenças respiratórias. O tratamento depende da gravidade do dano ao corpo e consiste em tomar medicamentos antivirais e tratamento sintomático adicional.
- Disenteria os porcos se manifestam como diarréia com ou sem sangue. Causada pela bactéria Brachyspira hyodsenteriae. O animal recusa a comida e começa a perder peso drasticamente. É tratado com antibióticos administrados com alimentos ou bebidas. Os roedores podem se tornar uma fonte de diarréia, portanto, combatê-los é uma medida preventiva prioritária.
A raça branca russa é uma excelente escolha, tanto em produtividade quanto em facilidade de tratamento para qualquer agricultor. Esses porcos têm muitas vantagens e 2/3 das fazendas preferem criá-los. Com boa nutrição e prevenção de doenças desses animais, você pode obter até 200 kg de carne e gordura com excelentes características de sabor.