Para alguns, o licor de gengibre parecerá exótico, mas, de fato, é uma bebida popular que é comum entre os amantes de tinturas fortes caseiras. A própria raiz do gengibre está queimando, mas é ele quem acrescenta à bebida um sabor e aroma únicos.
Além disso, este ingrediente perfumado é idealmente combinado com outros produtos que não são adequados para a tintura de pimenta. Como fazer licor de gengibre caseiro, bem como as receitas mais populares, serão descritas abaixo.
Seleção e preparação de ingredientes
O resultado depende sempre da escolha certa dos produtos. Primeiro de tudo, a raiz deve ser fresca, elástica e lisa, com uma pele fina. Se a pele estiver danificada, um odor característico será exibido. Espécimes longos e oblongos contêm uma quantidade maior de óleos essenciais, portanto são preferíveis para tinturas.
Importante! Manchas e rugas indicam que o produto está deitado há muito tempo.
Receita de licor de gengibre
O gengibre dá aos pratos um sabor único. E tintura de gengibre é apenas um achado para o gourmet. Essa bebida pode ser preparada com álcool diluído a 40-45 °, vodka ou aguardente de cheiro inodoro.
Receita de vodka clássica
Esta receita simples, que resulta em uma bebida macia e aromática sem um sabor acentuado de álcool.
2 l 10-15 minutos
Valor energético por 100 g:
teor calórico
305-310 kcal
- Lave o gengibre, descasque e rale. Você pode usar um moedor de carne em vez de um ralador.
- Transfira o gengibre para um prato de vidro, adicione o mel e despeje a vodka. Misture bem.
- Deixe a infusão de gengibre por 14 a 15 dias em um local escuro à temperatura ambiente. Uma vez a cada 2 dias, a mistura é agitada.
- Após 2 semanas, coe a tintura através de um filtro e filtro.
A bebida é despejada em recipientes (como regra, é uma garrafa). Guarde em local fresco. Prazo de validade - até dois anos.
Você sabe O pão de gengibre amado por muitos recebeu esse nome graças ao gengibre. Na Rússia, eles adoravam biscoitos que os comerciantes traziam da Europa. Tentando repetir a receita, os russos começaram a fazer a sua própria, que, devido ao sabor picante, passou a ser chamada de pão de gengibre.
Com nozes
Se você gosta de licor doce, pode aumentar a quantidade de açúcar!
1 l 10-15 minutos
açúcar de baunilha
1 colher de chá
Valor energético por 100 g:
teor calórico:
310-330 kcal
- Descasque a raiz e corte em pedaços pequenos. Coloque em um recipiente de vidro.
- Adicione raspas de limão, nozes, açúcar e baunilha. Você pode cozinhar o xarope com açúcar antecipadamente, para que seja completamente dissolvido.
- Despeje a mistura resultante com vodka, feche o recipiente com uma tampa e reserve em um local quente e sombreado por uma semana.
- Após 7 a 10 dias, a bebida de nozes é removida e filtrada. Depois é filtrada e engarrafada.
Importante! As nozes restantes têm um sabor incomum. Eles podem ser usados para assar ou fazer sobremesas.
Receita de vídeo
Receita de vídeo com nozes: com nozes
Picante no conhaque
Um pré-requisito para fazer uma bebida picante é seguir as instruções. Felizmente para muitos, a receita é bastante simples.
1 l 10-15 minutos
gengibre picado
3 colheres de sopa. colheres
álcool 50%
250 ml (pode ser substituído por vodka)
raspas de laranja
1 colher de chá
Valor energético por 100 g:
teor calórico:
330-350 kcal
- Primeiro de tudo, prepare xarope. O açúcar (açúcar comum e cana) é derramado em uma panela pequena, derramada com água. Misture bem e coloque no fogo. Deixe ferver.
- O gengibre é descascado e moído.
- Adicione à calda, coloque temperos.
- Ferva, mexendo sempre, por 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar.
- Filtra o xarope através de um filtro fino para separar partículas grandes. Então é filtrado.
- Despeje a mistura em um recipiente separado, adicione as raspas, o álcool e despeje o conhaque.
- Feche a tampa e coloque por 2 semanas em um local escuro.
- Após o período de envelhecimento, a tintura é filtrada e engarrafada. Você pode beber a bebida não antes de uma semana depois.
Receita de vídeo
Picante no conhaque Receita em vídeo: Picante no conhaque
Recursos de uso
Tal bebida estimula a digestão, por isso é melhor beber antes das refeições. Além disso, o licor é caracterizado por um efeito de aquecimento e pode ser combinado com café ou chá. Uma variedade de coquetéis é preparada com base nesta bebida e usada no cozimento. Pode ser consumido em sua forma pura, adicionando um pouco de gelo.
Qualquer que seja o licor que você decida fazer, receberá uma bebida saborosa e saudável que o aquecerá nas noites frias de inverno e fornecerá ao corpo elementos úteis.Importante! Com exacerbações de doenças gastrointestinais, gengibre e álcool não são recomendados.