Uma vaca é parceira vital e fonte de nutrição humana há vários milhares de anos, durante os quais as raças deste animal foram claramente divididas em laticínios, carnes e misturas de carnes e laticínios, de acordo com os benefícios trazidos ao seu dono. A vaca Hereford é um representante distinto da raça da carne e, durante todo o tempo de sua criação, o "componente" do laticínio nunca recebeu atenção.
Descrição da raça
No século 18, uma nova raça foi criada em Herefordshire, no Reino Unido, selecionando e cruzando o melhor gado forte. A vaca vermelha foi selecionada para criar uma fonte adequada de carne e tração. O livro tribal foi aberto na Inglaterra em 1846, desde então a vaca Hereford começou a ser distribuída por agricultores em todo o mundo.
Dados externos
Suit | Vermelho escuro com fundo branco da cabeça à cauda |
De couro | Resiliente, elástico |
Lã | Borda leve e delicada |
Cabeça | Maciço |
Cornetas | Pequeno, grosso, dobrado para a frente ou para baixo |
Neck | Curto, poderoso |
Cernelha | Largo, até 130 cm de altura |
Habitação | Redondos, rebaixos se projetam |
Peito | Grande, largo (profundidade até 70 cm, largura até 50 cm, perímetro até 200 cm) |
Voltar | Curto largo |
Pernas | Apertado, musculoso |
Prós e contras
Se considerarmos as vacas Hereford do ponto de vista da obtenção de produtos à base de carne, elas praticamente não apresentam falhas - por muitos séculos, os criadores tentaram.
- Positivo qualidades de raça são as seguintes:
- resistência - suportar longas viagens entre os pastos e permanecer prolongado neles;
- resistência ao frio - encontrada na Sibéria, Extremo Oriente e até Sakhalin;
- resistência ao calor - um clima quente também não é um problema para este gado, ele é mantido até na Austrália e na Nova Zelândia;
- grande massa de animais e bom rendimento letal;
- rápido ganho de peso - um góbio de um ano pode pesar até 400 kg;
- alta qualidade da carne - o “marmoreio” é dado à carne por finas camadas de gordura, devido às quais é obtido um excelente sabor;
- a qualidade da pele, cuja elasticidade e sutileza são utilizadas na indústria de calçados e na produção de retrosaria;
- boa hereditariedade - a qualidade da carne é transmitida à prole, mesmo quando cruzada com representantes de outras raças;
- puberdade rápida - 1 ano;
- vida longa - até 18 anos;
- natureza calma.
- Para contras A vaca de Hereford pode ser atribuída:
- baixa produção de leite, embora essa seja uma função secundária dessa raça, e todo o leite é geralmente gasto na alimentação de bezerros;
- a necessidade de melhorar a alimentação de um animal de grande porte;
- condições espaçosas no pasto - devido ao grande tamanho e peso (embora na barraca eles normalmente experimentem aglomeração).
Manutenção e cuidados
Apesar de toda a despretensão dos representantes desta raça, no entanto, eles têm algumas condições para a manutenção e o cuidado. Para um bom crescimento, é importante aderir às condições corretas para a manutenção dessas vacas.
Importante! Os estoques de feno de inverno devem ser significativos, pois a raça média de Hereford é capaz de comer 10 a 13 toneladas de ração durante a estação fria.
Área para caminhadas de verão
O melhor lugar para alimentar esse gado são as pastagens de verão. Aqui, não apenas em abundância de ração, atmosfera espaçosa e calma, mas também em boas condições para o cultivo de animais jovens, transferindo-o do leite para o pasto.A área é organizada de maneira que canetas para adultos e bezerros sejam organizadas em torno do perímetro, e uma tigela para beber é organizada no meio. Também é necessário um local coberto, onde os animais possam relaxar do calor ou se esconder das fortes chuvas. Uma gaiola ao ar livre é feita para animais jovens, onde os bezerros são alimentados de acordo com uma dieta separada. Para vacas que estão prestes a parir e para mães com bezerros antes de atingirem uma idade semanal, outro curral é separado.
Liquidação de um celeiro
O estábulo para esta raça despretensiosa tem dois requisitos básicos: limpeza e ausência de correntes de ar. A partir daí, procedem da organização das instalações. É necessário verificar se há rachaduras em todo o edifício com cuidado. Como nas pastagens de verão, barracas separadas são organizadas para adultos, animais jovens, vacas se preparando para o parto e mães com bezerros pequenos.
Você sabe A carne de Hereford é considerada a melhor para cozinhar bifes nas categorias rara (com sangue) e rara média (já sem sangue, mas com suco rosa). Para isso, no primeiro caso, a carne é frita a uma temperatura de +50 a +55 ° C, e no segundo - de +55 a +60 ° C.
As calhas de alimentação e as taças estão localizadas na parte central da sala. Dado o hábito do animal de cavar e espalhar alimentos, é melhor restringir o acesso ao alimentador com uma grade ou cerca para que seja possível levar comida, mas não funciona para jogar lixo. O alimentador mais comum é uma caixa retangular, pendurada na cerca do estábulo. Assim, é conveniente dosar alimentos e observar qual animal de estimação comeu quanto. Para alimentação líquida, você pode usar recipientes de plástico com acesso conveniente para o animal.O piso é de preferência feito de palha, distribuindo-o uniformemente com uma camada espessa (até 15 cm) no piso do estol. À medida que se torna sujo, até a colheita, é adicionada palha. Agricultores mais "avançados" usam colchões especiais fabricados na Europa, cuja carga são componentes neutros a agentes patogênicos: poliuretano espumado, restos de borracha, látex e revestimento de cera. Você pode considerar uma opção mais cara e confiável - tapetes de borracha, populares nos EUA e no Canadá.
Você sabe As vacas não são tão estúpidas quanto parecem quando as observam. Esses animais são bastante difíceis de treinar, mas de modo algum porque não são espertos o suficiente, mas porque simplesmente não querem executar os comandos do instrutor que são sem sentido, na opinião deles.
Condições de detenção
Quando mantidos em um celeiro, esses animais são tão despretensiosos quanto durante a caminhada em pastagens. Aqui estão as condições básicas necessárias para a nutrição e o crescimento normais dos animais:
- Temperatura ambiente. Representantes desta raça são capazes de resistir ao calor e à geada, mas possíveis correntes de ar podem prejudicar sua saúde.
- Iluminação A iluminação industrial convencional é montada com lâmpadas fluorescentes ou suas contrapartes de economia de energia. Vale a pena prestar atenção especial à instalação da fiação para excluir a possibilidade de uma situação de emergência. A parte superior ou o skate do edifício pode ser coberto com policarbonato transparente para obter melhor luz natural.
- Dutos de ventilação opcional - pode haver portas e janelas abertas suficientes. Mas no inverno, mesmo um animal resistente ao frio ficará à vontade com portas fechadas e ventilação artificial.
Limpeza de berços
A limpeza das instalações onde os burenki estão localizados deve ser realizada diariamente, para que seus produtos vitais não se decomponham. O ar estragado e a reprodução em massa de patógenos de várias infecções podem prejudicar não apenas a atmosfera no celeiro, mas também levar a doenças e até mortes no gado.
- Remoção de estrume. Em grandes fazendas, a remoção de adubo pode ser organizada na forma de um processo automático, mas em pequenas fazendas, isso deve ser feito com a ajuda de pequenos tratores, tratores a pé ou à moda antiga - manualmente com um garfo, pá e ancinho.
- Limpeza de alimentadores e taças. A estagnação de comida e água é um bom terreno fértil para patógenos que podem infectar uma vaca. Durante a limpeza, esses recipientes devem ser limpos com muito cuidado, para que os restos de alimentos não permaneçam nas superfícies externa e interna do inventário.
- Substituição de pisos. O piso de palha é reabastecido 1-2 vezes quando fica sujo, após o que é ajuntado com um forcado ou um mini-trator e usado como fertilizante para o jardim. O chão é lavado com água sob pressão e seco, se necessário, é realizada a desinfecção e uma nova cama é colocada.
Importante! O esterco de vaca é um excelente fertilizante, pode ser usado para suas próprias necessidades agrícolas ou vendido a aldeões, residentes de verão ou outros agricultores, obtendo um bom lucro.
Ração de alimentação
A raça Hereford se adapta perfeitamente às condições de detenção. Ao mesmo tempo, o crescimento de massa é observado mesmo em condições extremamente "espartanas".
Passeio de verão no pasto
Para as vacas Hereford, o pastoreio é a melhor maneira de ganhar peso - exuberantes forragens, movimento livre e um ambiente descontraído ajudam não apenas a ganhar peso, mas também a cultivar seus filhotes. Ficar em diferentes zonas climáticas não é um problema para os representantes das espécies - eles toleram o calor e o frio igualmente. Os animais permanecem calmos com má nutrição, por exemplo, no sopé. Em tempos difíceis, plantas daninhas, duras e secas comem. Ao mesmo tempo, não há competição entre eles por uma comida mais deliciosa.
Diferenças na alimentação de inverno
O principal alimento para os representantes da raça é o feno de cereais e leguminosas, que os proprietários colhem para uso futuro no inverno. Durante a ingestão monótona de feno no inverno, os animais precisam ser mimados com vários curativos:
- oligoelementos (cálcio, fósforo, cobertura protéica);
- forragens suculentas - plantas de corte de outono afundadas (mas não apodrecidas!);
- vegetais neutros - beterraba, nabos;
- cevada salgada;
- silo;
- farelo grosso.
Água
Beber taças com água deve estar disponível gratuitamente para esses ungulados - os animais precisam da oportunidade de saciar a sede quando esse desejo surgir. A temperatura de beber no verão não é regulada - do frio ao quente, dependendo do clima e da hora do dia. Mas a bebida no inverno precisa ser aquecida para que os animais não fiquem muito frios. É necessário prestar atenção à pureza da água para não infectar vacas com infecções intestinais e helmintos.As vacas Hereford são um excelente gado para criação de gado. Com o cuidado adequado dessas criaturas mansos, elas demonstram um ganho de peso estável e proporcionam filhos de qualidade.