Uma abordagem não qualificada para o paisagismo de uma casa de campo e a criação de um projeto paisagístico ideal geralmente termina com inconvenientes para os proprietários da mesma área de jardim e seus convidados. Para não desperdiçar dinheiro e obter o efeito decorativo mais positivo das culturas plantadas, você deve conhecer antecipadamente os possíveis erros e tentar não cometê-los em sua prática.
Canteiros, árvores e arbustos impedem a caminhada
O layout das plantas no local não é em vão considerado o primeiro e principal estágio do projeto paisagístico, porque, após o plantio de grandes árvores e arbustos em locais inadequados, você pode bloquear uma maneira conveniente de movimento. Por esse motivo, antes de começar a trabalhar, tente descobrir onde a área de recreação estará localizada, onde você organizará os caminhos e qual o lugar que as dependências tomarão. A rota mais curta que conecta esses objetos deve sempre permanecer livre.É mais fácil organizar os caminhos primeiro e só depois plantar arbustos e flores ao lado deles.No caso de o problema já ser relevante, você pode resolvê-lo de várias maneiras: remova completamente a planta coberta de vegetação e plante uma opção mais adequada em seu lugar ou tente corrigir a situação cortando uma instância existente. A última opção é adequada para casos em que apenas uma pequena parte do arbusto entra no caminho e ele próprio tolera um corte de cabelo. Obviamente, será muito mais difícil transferir o jardim de flores já construído do que lidar com o mato; portanto, essas estruturas devem ser planejadas com muito cuidado.
Você sabe O conceito de "paisagismo" é relativamente jovem e foi usado pela primeira vez no início do século XX. na Europa. Inglaterra, França e Alemanha se desenvolveram tão rápido que nas grandes cidades eles tiveram que criar artificialmente cantos da natureza com muitos tipos de vegetação.
Sombra não onde esperado
As áreas sombreadas são os locais mais valiosos em um grande território, porque no calor do verão é aqui que crianças e adultos se reúnem, se escondendo do sol escaldante. Ao colocar prédios e plantas grandes, é possível criar mais locais, mas às vezes a sombra não aparece onde é necessária. Se o caramanchão já tiver sido construído e a árvore tiver crescido, então, para paisagismo adicional dessas zonas, plantas tolerantes à sombra poderão ser plantadas, calculando preliminarmente onde a sombra delas cairá.
É mais fácil fazer isso da seguinte maneira:
- Depois de definir um plano de jardim à sua frente, marque o norte e o sul nele e, em seguida, coloque um pequeno objeto no lado sul (simboliza o sol).
- Desenhe uma linha reta até as bordas do mirante e você verá o tamanho da sombra em diferentes momentos do dia, determinando se é muito grande.
Na realidade, os valores finais podem divergir ligeiramente dos obtidos no papel, mas a imagem geral ainda será clara.
Plantas selecionadas não criam raízes
Se as lavouras plantadas quase imediatamente murcham e secam: é provável que você as coloque a seu critério, sem levar em consideração as necessidades da vegetação. Os pontos-chave nesta questão serão a intensidade da iluminação, a acidez do solo e o impacto dos ventos. O plantio de culturas selecionadas deve ser feito somente após um estudo minucioso de todas as características de um local específico. Se o problema já for relevante, tente escolher outra planta que seja mais adequada para esse lugar, no lugar do arbusto morto, mais uma vez.
Você sabe Um dos primeiros exemplos de paisagismo pensativo pode ser considerado os jardins suspensos da Babylon - uma estrutura de engenharia na forma de jardins em cascata de vários níveis, com numerosos tipos de vegetação que existiam na Babylon.
Temporada não levada em consideração
Às vezes, a base para o surgimento de problemas no design de um território específico são os erros de cálculo na escolha das plantas para cada estação do ano. A maioria dos jardineiros plantam apenas culturas cuja máxima decoratividade ocorre na primavera ou no verão, o que significa que já no início do outono o jardim pode parecer aborrecido e vazio, sem mencionar a estação do inverno.
Experimentos em projetos paisagísticos, que incluem o plantio não apenas de arbustos de folha caduca no verão, mas também de culturas de coníferas no inverno, além de árvores anãs que retêm seus frutos brilhantes durante a maior parte da estação fria, ajudarão a corrigir a situação. Com uma distribuição adequada no local, mesmo no final do outono, o jardim irá deliciar-se com cores vivas.
Previsão incorreta do tamanho da planta
Um erro pode ser cometido com o estudo insuficiente do tamanho das culturas selecionadas. Alguns deles (por exemplo, áster perene ou uvas bravas) se espalham muito rapidamente pelo jardim, e não é fácil controlar seus tamanhos em limites claramente definidos. Como resultado, eles agem como ervas daninhas, abafando o crescimento de outras culturas ornamentais. Certas dificuldades surgirão se, subestimando o tamanho da árvore, plantá-la em frente à janela.
Tendo crescido, não só impedirá a entrada de luz solar no edifício, mas também poderá apoiar a cornija ou danificar os fios elétricos. Para evitar conseqüências indesejáveis, você terá que limitar constantemente o crescimento da planta cortando a copa ou arrancando a árvore.
Você pode calcular mal não apenas a altura dos elementos decorativos em verde, mas também a largura, por exemplo, plantando um arbusto próximo à calçada ou na entrada da casa. Depois da chuva, caminhar próximo a ela será bastante problemático, pois as gotas que ficam nas folhas provavelmente molharão as roupas, sem mencionar o obstáculo físico ao movimento.
Algumas plantas não são visíveis
Flores ou arbustos incomuns e exóticos devem ser claramente visíveis em qualquer parte do local: seja uma área de lazer ou uma varanda da casa. Para esse fim, as culturas anãs e de cobertura do solo são sempre plantadas em primeiro plano e as altas são colocadas em segundo plano.Para uma transição visual suave entre eles, plantas de arbustos de tamanho médio podem ser plantadas. Às vezes, espécimes de tamanho menor são colocados em meio-fio ou em pequenos vasos fundidos, que também atuam como parte do projeto geral e são destacados.
Todas as flores florescem e murcham ao mesmo tempo.
O design adequado do canteiro não é uma tarefa tão simples como pode parecer à primeira vista. Antes do plantio, calcule qual flor e quando ela deve florescer, quanto tempo esse processo durará e de que forma a cultura permanecerá imediatamente depois. Por exemplo, tulipas, gladíolos e íris, favoritos por muitos jardineiros, geralmente não são recomendados para serem cultivados de forma independente ou em grupo entre si, uma vez que após o final de sua floração (períodos coincidem), o canteiro de flores permanecerá nu e sem atrativos.
Importante! As informações sobre a taxa de crescimento de cada cultura individual são necessariamente anotadas pelo fabricante na embalagem com sementes, portanto, não será difícil descobrir os dados básicos da planta selecionada.
Ao escolher as plantas com flores, os jardineiros experientes recomendam não apenas olhar para os botões, mas também prestar a devida atenção à folhagem de cada espécime, já que na maior parte do ano você a admirá. Nesse caso, arbustos capazes de mudar a cor das folhas no outono são considerados uma opção altamente decorativa. Eles certamente irão adicionar cor ao jardim, mesmo depois que as flores murcham. Exemplos de tais plantas que são populares hoje em dia são bérberis, espinheiro, euonymus e até sabugueiro.
Vídeo: que erros são cometidos ao projetar canteiros de flores
Áreas vazias cobertas de ervas daninhas
Para que, após o plantio e a colocação de outros elementos decorativos no território, não haja áreas vazias, é recomendável refletir imediatamente sobre a estrutura do jardim, com áreas de plantio claramente definidas para diferentes tipos de plantas.
As seguintes zonas são consideradas as mais funcionais (relevantes para uma grande área):
- área de lazer;
- churrasqueira;
- jardim decorativo;
- jardim de flores com bancos;
- mini-praia com um pequeno lago e uma ponte.
Em cada um desses casos, as plantas serão usadas para decorar o local: próximo ao local de recreação, podem ser plantados arbustos de tamanho médio e árvores moderadamente altas que criam uma pequena sombra, um jardim decorativo é formado usando cobertura do solo ou simplesmente flores baixas e culturas de bagas, e o mini é útil suplementar o lago com canhões, lobelias, capim placun ou até juncos (com base no tamanho).
Importante! As plantas do pântano requerem condições especiais de cultivo. Por exemplo, eles podem crescer bem e se desenvolver apenas se tiverem umidade suficiente, e o solo no local de crescimento tiver uma reação ácida.
Negligência de cuidados
Sem cuidados adequadamente organizados, nenhuma planta irá encantá-lo com sua aparência, o que significa que, considerando todos os recursos do projeto paisagístico, você precisa estar preparado para aumentar a atenção a todos os seus elementos. Ao escolher culturas específicas para um determinado local, tente plantá-las em grupos, o que simplificará muito a tarefa de alimentar ou umedecer a vegetação, pois todas as instâncias exigirão a mesma quantidade de umidade e nutrientes no substrato. Sem rega oportuna e nutrição adequada, os verdes rapidamente ficam amarelos, os botões de flores desaparecem e, em alguns casos, toda a cultura morre.
Crescimento irregular do gramado e aparência de manchas nele
Cultivar um gramado liso e denso é uma tarefa minuciosa que requer um esforço considerável e já está na fase preparatória. Portanto, se o solo foi inicialmente tratado de maneira desigual, mais tarde os pontos no gramado aparecerão na forma de “carecas”, pois é nesses locais que as plantas podem não ter nutrição suficiente para o crescimento e desenvolvimento. A distribuição uniforme de nutrientes no local, afrouxamento oportuno e maior ventilação do solo ajudarão a evitar esses problemas. Além disso, para a cor verde suculenta da grama, ele precisa de umidade suficiente, para que você não possa ficar sem rega regular.Ao executar todas as etapas para cuidar do gramado, não esqueça que elas devem ser regulares, ou seja, você não pode tratar o local uma vez e não voltar mais a ele durante a temporada. Se manchas já apareceram no gramado, tente nivelar o terreno, verifique se o solo está moderadamente úmido e semeie novamente a grama, que no futuro precisará ser cortada junto com a vegetação existente.
Em média, você precisará usar um cortador de grama pelo menos 2 a 3 vezes durante o verão e com o crescimento ativo do gramado - com mais frequência. Obviamente, é impossível eliminar completamente a probabilidade de erros no projeto da paisagem, mas quanto mais exemplos forem conhecidos nos estágios iniciais da organização do espaço, maior a chance de evitar a maioria deles. O planejamento detalhado de todas as suas ações só o ajudará com isso.