Existem muitas plantas no mundo e, entre elas, as íris se destacam por sua variedade de cores. Hipócrates também observou isso, dando o nome à íris em homenagem à deusa do arco-íris Iris. A flor servirá como uma excelente decoração para qualquer jardim. Mas, apesar de as íris não serem os cuidados mais exigentes, ainda há algo a saber sobre elas.
Preciso fertilizar íris
Graças aos fertilizantes, a flor ganha maior resistência a doenças e começa a florescer mais magnificamente. Além disso, se uma planta cresce em um local por 3-4 anos e não fertiliza, isso leva a uma desaceleração do crescimento, à floração e à morte gradual da flor.
Você sabe Croatas, sérvios e búlgaros usam seu nome para íris, cuja história remonta à crença dos eslavos antigos. Eles nomearam a flor em homenagem ao deus Perun - Perunik.
As etapas de aplicação do fertilizante podem ser divididas em 3 etapas:
- Antes da floração, isto é, no início da primavera, depois que a neve derrete. Isso ajuda a um crescimento mais ativo.
- Durante a brotação - melhora a floração.
- Após a floração - fornece a aparência de novos brotos e elos de rizomas, que afetarão positivamente a floração no próximo ano.
O que pode ser alimentado
O momento mais adequado para fertilizantes é primavera e outono. Essas estações não foram escolhidas por acaso, pois são determinadas pelos estágios vitais mais importantes da planta. Uma flor passa por várias etapas ao longo do ano, então você precisa alimentar cada estação corretamente.
Até o século 19, na Rússia, a íris era chamada de "kasatik", que veio da palavra "trança" devido à nitidez externa das folhas. Na Ucrânia, ele recebeu o nome popular "galo" por causa da semelhança externa com o animal de mesmo nome.
Na primavera
Se o solo para plantio foi fertilizado, durante toda a primavera, a fertilização não será necessária. O solo requer fertilizante líquido contendo potássio e fósforo. Despeje o coquetel de fósforo-potássio sob a raiz durante o período de crescimento mais ativo.
Importante! O fósforo é introduzido apenas em solo bem aquecido. Caso contrário, não será absorvido e causará intoxicação por fósforo na planta.
Vídeo: íris de alimentação com uma veia
Outono
É muito importante no outono preparar a flor para o inverno. No final de agosto ou início de setembro, é necessário enriquecer o solo com fósforo e potássio novamente para garantir um crescimento mais rápido após o inverno. O volume de fertilizante é o mesmo da primavera.. As íris precisam ser alimentadas pela última vez imediatamente após a floração, assim que os botões desaparecerem. Além de potássio e fósforo, você pode usar húmus.
Métodos de cozinhar vestir
Se você não deseja gastar dinheiro com produtos acabados, pode fazer isso sozinho. Obter todos os ingredientes necessários não é difícil. Os principais elementos são fósforo e potássio. Para criar um suplemento de fósforo e potássio, você precisa de apenas dois componentes: cinza e água.
Importante! Use pó de enxofre para evitar bactérias e pragas. Basta adicionar 2-3 g de enxofre ao fertilizante.
As cinzas de madeira podem ser fabricadas de forma independente ou compradas em uma loja. Para 20 litros de água, você precisa de 2 kg de fertilizante. A mistura deve ser deixada fermentar por 3-4 horas. Um metro quadrado de solo exigirá 0,5 litros de fluido preparado.
Regras básicas para alimentação
A regra mais importante é não alimentar demais. A íris pertence àquelas plantas que são melhores para não serem alimentadas, pois a saturação excessiva com cobertura levará à morte da flor. Você também precisa ter cuidado com produtos orgânicos puros. O estrume em si é um excelente fertilizante. Mas você precisa usar o composto apenas se estiver bem decomposto. Para usar aditivos, o solo deve ser solto e umedecido.
Possíveis erros jardineiros iniciantes
No total, vários erros frequentemente encontrados podem ser distinguidos:
- Aterragem prematura. A íris precisa ser plantada antes do início do tempo frio, porque o fertilizante e a própria planta precisam de solo quente.
- Rega errada. A flor precisa ser regada intensamente durante o aparecimento dos botões. O resto do tempo, a rega será apropriada apenas se o solo ao redor do rizoma estiver completamente seco.
- A alimentação nem sempre é necessária. Os fertilizantes não são necessários se já tiverem sido utilizados durante o plantio e, durante a estação, você poderá ficar sem eles. Além disso, você não pode usar aditivos durante a floração.
- Remoção de ervas daninhas descuidadas. O sistema radicular da íris está próximo da superfície, por isso é melhor não usar a enxada. As ervas daninhas precisam ser arrancadas pelas mãos.
A íris não é a flor mais exigente; não é preciso saber muito para cultivá-la. Observando todas as normas necessárias: fertilizando e regando adequadamente, você pode obter um jardim de flores que encantará os olhos com flores coloridas na primavera e no outono.