A representante da seleção americana de morangos em Monterey, apesar de sua relativa juventude, já conseguiu conquistar o coração de muitos jardineiros domésticos. Caracteriza-se por um longo período de frutificação, excelente resistência a doenças e excelente qualidade de frutos. Consideramos no artigo quais são as características do cultivo da variedade descrita e os cuidados agrotécnicos para ela.
Descrição da classe botânica
Strawberry Monterey é uma cultivar de reparo da estação de crescimento inicial, obtida por cientistas genéticos do estado da Califórnia, EUA, cruzando a variedade Albion de frutos grandes com o número de seleção especial Cal 97.85-6. Pela sua base genética, a nova variedade recebeu altas taxas de frutificação (35% melhor que a “mãe”), além de uma estrutura de frutas mais suculenta e macia.
Os arbustos de Monterey são poderosos, fortes, têm um sistema radicular bem desenvolvido. Nas hastes eretas, existem folhas muito grandes e grandes da forma correta, uma cor verde brilhante saturada com uma superfície lisa e brilhante. Durante o período de floração, que ocorre em maio, grandes pedúnculos de cor branca são formados nos arbustos, na quantidade de 10 a 14 unidades, que quase nunca têm flores vazias.
Você sabe Morangos na cura folclórica são usados para eliminar dores de cabeça e enxaquecas. O fato é que sua composição contém substâncias próximas à composição da aspirina tradicional.
Os frutos de Monterey são grandes, em forma de cone, com uma ligeira nitidez na ponta, de cor vermelho escuro, com uma superfície brilhante. O peso dos morangos, dependendo da onda da colheita, é de 30 a 35 g na primeira colheita e de 40 a 50 g na segunda colheita. A polpa é caracterizada por uma estrutura densa, mas ao mesmo tempo tenra, alto teor de suco, agradável aroma de morango. O sabor das bagas é doce, muito delicado.
Características de bagas e mato
Nos últimos anos, a variedade de Monterey ganhou grande demanda por cultivo tanto por jardineiros particulares quanto para fins industriais. Essa popularidade se deve às excelentes características da cultura.
Características de frutificação
Monterey pertence à categoria de culturas de reparo em que a frutificação para a estação ocorre em várias etapas. Como regra, durante a estação de crescimento, 3-4 culturas podem ser colhidas de um arbusto e, a partir do segundo fruto, a qualidade das frutas melhora significativamente - elas se tornam mais açucaradas, suculentas e macias. Comentários jardineiros dizem que a cultura mostra excelente produtividade.
Importante! O rendimento das culturas pode cair a temperaturas do ar muito altas, acima de +30°C. Nessas condições, os frutos amadurecem, mas não têm tempo para ganhar peso.
Sujeito às regras básicas da tecnologia agrícola e às condições climáticas favoráveis, de uma planta você pode coletar de 500 a 2000 g de bagas. A colheita amadurece em ondas. Os frutos de penas já estão prontos para a colheita no início de junho. A última vez que os morangos são colhidos no final de outubro. Em uma estufa, a variedade descrita é capaz de dar frutos durante todo o ano, no entanto, para isso, é necessário organizar um microclima confortável e iluminação adequada.
Qualidades do consumidor das bagas
As bagas de Monterey têm excelente sabor e apresentação. Graças à estrutura densa, eles toleram perfeitamente o transporte, mesmo a longas distâncias, são bem preservados, não mudam de sabor e forma após o congelamento.Os morangos são amplamente utilizados no campo da culinária para a preparação de sobremesas, molhos e doces. É perfeito para conservas em conserva e preparações para o inverno, para a preparação de compotas, conservas, doces. As bagas são excelentes bebidas de frutas, compotas, sucos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Sustentabilidade
A variedade comercial Monterey é caracterizada por excelente imunidade, capaz de proteger a planta das doenças mais comuns, como a praga tardia, a murcha de verticilina e a antracnose. Comparado a outras variedades, raramente é exposto a manchas marrons das folhas, mas em alguns casos pode sofrer de oídio.
A resistência do inverno à colheita é média; portanto, sem abrigo adequado para o inverno, a planta pode sofrer seriamente. Os morangos descritos são recomendados para o cultivo em regiões com condições climáticas moderadas - na Ucrânia, Bielorrússia e na zona intermediária da Federação Russa.
Vantagens e desvantagens, diferenças de outras variedades
- O Monterey de morango se apaixonou por jardineiros domésticos devido ao grande número de qualidades positivas, entre as quais se destacam:
- frutificação precoce, bem como frutificação em 3-4 ondas ao longo da temporada;
- altos rendimentos;
- excelentes propriedades comercializáveis e aromatizantes de frutas;
- manutenção de bagas e excelente transportabilidade;
- preservação da forma e sabor das frutas quando congeladas;
- forte imunidade a muitas doenças fúngicas;
- um pequeno número de antenas, o que simplifica bastante o cuidado da planta;
- palatabilidade, densidade e suculência dos morangos não dependem das condições climáticas;
- pode ser usado tanto para cultivo doméstico quanto industrial.
- Ao cultivar a cultura da variedade descrita, algumas de suas desvantagens devem ser levadas em consideração:
- a necessidade de um grande espaço para o cultivo de arbustos;
- redução do rendimento em altas temperaturas do ar;
- baixa imunidade ao oídio;
- baixa resistência do inverno, a necessidade de abrigo para o inverno;
- renovação frequente do plantio - idealmente, os arbustos devem ser rejuvenescidos a cada dois anos.
Recursos de desembarque
Como Monterey é caracterizada por uma alta intensidade de crescimento de arbustos, ao plantar uma planta, é necessário fornecer muito espaço livre. Ao mesmo tempo, o trabalho de pouso deve ser realizado, observando várias regras importantes.
Datas recomendadas
Os morangos podem ser plantados na primavera, verão ou outono. Na primavera, a última semana de maio é considerada o melhor período para o plantio, quando o solo aquece bem e o risco de geadas noturnas desaparece completamente. No verão, o período mais favorável para o plantio de mudas é considerado o final de julho - as primeiras semanas de agosto.
Quando o plantio de outono é necessário para propagar a cultura até o final de setembro. Se o plantio foi realizado na primavera, os primeiros frutos podem ser obtidos no mesmo ano. Ao plantar em outro momento, a frutificação começará na próxima temporada.Propagação de morangos com bigode.
Escolhendo o lugar certo
Como já observado, os morangos preferem espaçosos, livres de outras vegetações, lisos, sem declives e depressões. Também deve ser dada preferência a camas bem iluminadas, ensolaradas, protegidas dos ventos e correntes de ar, camas, com um lençol freático de pelo menos 2 m. Se o nível do lençol freático for alto o suficiente, é recomendável plantar a colheita em uma pequena colina.
Monterey cresce e dá frutos perfeitamente em solos nutritivos, leves e soltos, com um nível neutro de acidez. A planta não dará frutos em solos pantanosos, argilosos ou muito ácidos. A melhor opção é chernozem moderado com um pequeno conteúdo de areia.
Você sabe É muito útil comer morangos para pessoas que sofrem de distúrbios nervosos. Sua composição possui todas as vitaminas do grupo B, que acalmam o sistema nervoso, aliviam a depressão, basta ingerir 150 g de frutas para neutralizar emoções negativas.
Preparando o material de plantio
Para marcar uma plantação de morango, você deve escolher material saudável e de alta qualidade. Para isso, são selecionados arbustos fortes e grandes, com raízes totalmente desenvolvidas. Pacientes que tenham mudado, mudas de mudas com sistemas radiculares insuficientemente desenvolvidos, apodrecidos ou enfraquecidos são rejeitados.Mudas que possuem processos de raiz aberta são plantadas imediatamente. Se isso não for possível, a planta é instilada em turfa umedecida para que os brotos não fiquem de sobrancelhas franzidas. Antes de plantar mudas em solo aberto, o sistema radicular é embebido por várias horas em qualquer ativador de crescimento e tratado com preparações especiais contra fungos.
Algoritmo de pouso
Poucas semanas antes do plantio, a área sob os morangos deve ser cuidadosamente desenterrada, limpa de ervas daninhas e vegetação, enriquecida com solo de húmus com a adição de superfosfato e sais de potássio.
Importante! Para o plantio, os especialistas aconselham escolher dias nublados. Ao plantar em clima ensolarado, a plantação deve ficar sombreada por alguns dias.
A sequência do plantio de mudas é a seguinte:
- cavar buracos com um intervalo de 35-40 cm, espaçamento entre linhas - cerca de 50 cm;
- 300 ml de água defendida não fria são derramados no fundo do recesso;
- Uma muda é colocada em um poço, os processos radiculares são suavemente endireitados;
- polvilhe as mudas com o solo para que o ponto de crescimento permaneça na superfície;
- a terra é levemente comprimida, regada abundantemente;
- depois que a umidade é completamente absorvida, o solo é coberto com uma camada de palha de palha, serragem ou turfa.
Cuidados subseqüentes com morango
A frutificação e a qualidade dos morangos após o plantio dependerão da pontualidade e alfabetização das práticas agrícolas para cuidar dele.
Note-se que o cuidado com a cultura é tradicional e inclui os seguintes procedimentos:
- Rega. Monterey, como seu "pai" Albion, é uma planta que ama a umidade e precisa de hidratação abundante e regular. Em clima seco e quente, os arbustos são regados diariamente, usando 20 a 30 litros de água por 1 m² de plantio. A quantidade de umidade no solo afeta diretamente o sabor da fruta - quanto mais umidade, mais suco nas frutas. No entanto, é recomendável garantir que o solo tenha tempo para secar antes da próxima rega.
- Top vestir. A frutificação ativa e repetida durante a estação esgota bastante a cultura, por isso precisa ser adicionalmente alimentada com orgânicos ou munições. A primeira porção de fertilizantes é aplicada no início da primavera, usando nitrofosfato na proporção de 2 colheres de sopa. eu medicamento por área de 1 m². A segunda vez que o solo é alimentado no início de junho com uma solução de verbasco. Nas últimas semanas de julho, as plantações de morango são alimentadas com uma mistura de cinza de madeira, superfosfato e nitrato, misturada na proporção de 5: 1: 1.
- Afrouxando o solo e removendo ervas daninhas. Uma etapa obrigatória no cuidado com os morangos é afrouxar o solo, o que permite enriquecer a terra com oxigênio e elementos valiosos para o crescimento da cultura e contribuir para o desenvolvimento do sistema radicular. O afrouxamento é realizado sistematicamente, após a rega. É igualmente importante monitorar a limpeza da plantação, destruir ervas daninhas que inibem o crescimento de morangos. A remoção das ervas daninhas das camas é realizada regularmente, se necessário.
- Preparações de inverno. Como a planta apresenta baixa resistência ao inverno, deve ser coberta para o inverno. Para fazer isso, ainda no início do outono, afrouxe o solo a uma profundidade de 5-6 cm. Após a última colheita, o solo é coberto com palha, no final do outono, a cama é coberta com lapnik.
Importante! Ao usar agrofibra para proteger aterrissagens, é recomendável colocá-lo em arcos de metal ou em uma moldura de madeira. A instalação de fibra no solo contribuirá para o congelamento do solo e, como conseqüência, o congelamento e deterioração das raízes.
Proteção de pragas e doenças
Como observado, a variedade Monterey tem uma imunidade forte e é capaz de resistir perfeitamente a doenças como a praga tardia, murcha de verticilina e manchas marrons. No entanto, sob condições climáticas adversas, é freqüentemente afetada pelo oídio, que, na ausência de medidas terapêuticas adequadas, pode provocar a morte de toda a plantação de morangos.Oídio em morangos geralmente aparece já na primeira década de maio. Para eliminar a doença, eles usam produtos químicos especiais que pulverizam os arbustos após a destruição completa das áreas infectadas. Entre pragas, a planta é mais freqüentemente afetada por um nematóide. Métodos eficazes de controle de pragas são considerados o tratamento da cultura com inseticidas de amplo espectro.
Para evitar a ocorrência do parasita, remédios populares são usados:
- antes de plantar mudas, pulverizo o solo com uma solução concentrada de sal - 5 litros de água, 5 colheres de sopa. sais;
- na primavera, os arbustos são pulverizados com uma solução a 1% de fluido Bordeaux.
Você sabe O maior morango do mundo foi cultivado em 1983 na cidade de Rolkston, EUA. O peso da baga era de 231 g, mas seu sabor estava longe do ideal: era aguado e muito ácido.
Medidas preventivas eficazes contra parasitas e doenças são:
- afrouxamento e cobertura do solo regularmente;
- a destruição de ervas daninhas e vegetação no jardim;
- conformidade da rotação de culturas;
- pulverização preventiva de arbustos.
Colheita e armazenamento
As bagas de Monterey são colhidas até quatro vezes por estação, começando em maio e terminando em outubro. O tempo de frutificação da cultura é de 10 a 14 dias. Os morangos são removidos à medida que amadurecem à mão, rasgando junto com os caules. É melhor colher de manhã ou à noite, porque em dias ensolarados as bagas perdem a força e ficam lentas.
As bagas coletadas são classificadas, descartadas, apodrecidas, enrugadas e danificadas. Frutos maduros densos são colocados em recipientes de madeira em várias linhas. Como os morangos têm uma estrutura bastante densa, embora não percam sua apresentação, não deixam o suco e não se deformam. Mantenha a colheita a uma temperatura de 0 ... + 5 ° C na geladeira por duas semanas.
O Monterey de morango, apesar de algum mau humor ao sair, é ótimo tanto para jardineiros experientes quanto para iniciantes. A variedade produz frutos de maneira estável, mesmo em más condições climáticas, é caracterizada por forte imunidade, com a implementação competente de práticas agrícolas básicas, capaz de agradar uma colheita decente de frutas suculentas, saudáveis e esteticamente atraentes.