A variedade de uvas Kishmish é famosa por seu sabor doce e delicado e falta de sementes. Apesar do tamanho pequeno das bagas e de uma pequena quantidade de suco, esta uva é usada com sucesso em casa para fazer deliciosos doces ou conservas e para a produção de vinho caseiro. Sujeito às condições da tecnologia de coleta e fabricação, a partir das uvas Kishmish, você pode fazer vinhos caseiros - secos, semidoces ou sobremesas.
Seleção e pré-preparação de ingredientes
Antes de começar a preparar vinhos caseiros, você deve preparar as matérias-primas.
Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- colher uvas;
- limpe-o com pequenos galhos, quaisquer detritos;
- prepare um mosto (existem nomes - purê ou fermento). Trata-se de uma mistura de água, frutas trituradas e açúcar que foram submetidas a um processo de fermentação.
Receita passo a passo para preparar a cultura inicial de vinho (mosto) de Kishmish:
Para compras, você precisará de:
- Uvas Kishmish - 200 g;
- água - 400 ml;
- açúcar - 20 g.
Preparação de fermento:
- lave bem o recipiente de vidro (você pode levar um frasco de litro comum, mas é melhor engarrafar com um gargalo largo - para que o processo de fermentação comece mais rápido);
- bagas de uva cuidadosamente preparadas em uma garrafa;
- despeje açúcar granulado sobre as bagas;
- derrame suavemente todo o volume de água (temperatura da água em torno de + 25 ° C);
- rolha o gargalo da garrafa com um pedaço de algodão e coloque em um local quente e sombreado (se a garrafa estiver na rua) por 3 dias. A temperatura do ar deve ser mantida na faixa de + 18 ° C a + 28 ° C;
- Depois que o processo de fermentação "começa" e leva três dias, é permitido armazenar a cultura inicial na geladeira (mas não mais que 10 dias).
Importante! Não use passas baratas “de pacotes” para criar uma cultura de iniciação ao vinho. Quanto menor o preço das matérias-primas, maior a probabilidade de as bactérias do fermento simplesmente não sobreviverem na superfície de tais bagas, porque as passas baratas são processadas com produtos químicos para mantê-las por mais tempo. Recomenda-se o uso de frutas frescas ou passas de alta qualidade de Kishmish.
Receitas caseiras de vinho de uvas Kishmish
Se o iniciador estiver pronto, você pode começar a preparar recipientes e ingredientes para o vinho. Existem muitas receitas para o vinho caseiro de Kishmish, mas preste atenção nas que são fáceis de fazer em casa.
Receita clássica
Três tipos de vinho são preparados de acordo com receitas clássicas: seco, semi-doce e sobremesa. Eles diferem tanto na tecnologia de processamento de bagas quanto na quantidade de açúcar adicionado.
Vinho seco
15 l 14-30 dias
Valor energético por 100 g:
- Moa as passas de qualquer maneira, coloque em uma panela e encha com açúcar.
- Mexa e deixe fermentar.
- Quando o processo começar, mexa as bagas que se elevam acima do suco, para que o ar entre no suco e a fermentação prossiga ainda mais rápido (você precisa mexer diariamente, pelo menos uma vez por dia).
- Dentro de 14 dias, o recipiente com matérias-primas deve estar a uma temperatura de + 25 ° C.
- Após o tempo definido, o mosto é filtrado através de uma peneira ou gaze.
- O líquido deve ser drenado para um recipiente de vidro limpo previamente preparado (garrafa de 20 l).
- Uma luva de borracha estéril é colocada no gargalo da garrafa; é necessária uma punção (a luva funcionará como uma vedação de água).
- O líquido é deixado para fermentar no calor (de + 25 ° C) por 14 a 30 dias até a fermentação parar.
- O produto final é filtrado, derramado em um recipiente escuro e armazenado no frio.
Importante! Se o vinho estiver com um gosto muito azedo, você não precisará adicionar açúcar regularmente! Isso não irá melhorar o sabor da bebida. Escolha uvas Kishmish maduras e siga a receita sequencialmente; o produto resultante certamente o deliciará com bom gosto.
Vinho de sobremesa
15 l 30 dias
Valor energético por 100 g:
- Amasse as frutas em uma banheira ou panela com as mãos, um pilão de madeira, cubra os pratos com gaze, amarre-os nas bordas para que os insetos não entrem (ideal se a matéria-prima for infundida a uma temperatura de + 25 ° C).
- Aguarde até que as uvas comecem a suco (para entender que o processo de fermentação começou, você pode, pelo característico chiado da panela, um cheiro azedo aparecerá).
- Após 3 dias, escorra o suco, despeje em uma tigela limpa e encha 3/4.
- Adicione o açúcar, mexa até dissolver.
- Coloque uma luva no gargalo da garrafa, fure-a em um só lugar e enrole-a firmemente no gargalo.
- Deixe vagar a uma temperatura não inferior a + 25 ° C durante 30 dias.
- Depois de concluir o processo de fermentação, despeje a bebida com cuidado em um balde ou panela, para que não entre sedimentos.
Você sabe O vinho das variedades de uvas brancas é resfriado antes de servir a + 8 ° C. O vermelho, pelo contrário, deve ter uma temperatura de + 10 ° C a + 14 ° C. Para vinhos nacionais, essa recomendação raramente é aplicada. A melhor temperatura para armazenar vinho em garrafas (na adega) é de + 18 ° C.
Vinho semi-doce
15 l 30 dias
Valor energético por 100 g:
- Amasse as uvas até que o suco comece (use um pilão de madeira e pratos de madeira ou esmaltados).
- Feche o recipiente com gaze crua, mantenha quente por 2 semanas.
- Mexa todos os dias, abaixando o chapéu das frutas fermentadas para que o ar entre.
- Quando passarem 2 semanas, escorra o suco das frutas, esprema o bolo.
- Despeje o suco em uma garrafa de vidro.
- Adicione o açúcar, mexa delicadamente.
- Coloque uma luva no gargalo da garrafa, fure-a com uma agulha e prenda-a firmemente na garrafa.
- Deixe até a fermentação terminar (por 30 dias).
- Coe suavemente para que o precipitado não entre no vinho.
- Armazene em uma adega ou porão.
O vinho semidoce difere da sobremesa apenas na quantidade de açúcar adicionada. A sobremesa é mais doce, semi-doce, respectivamente, tem um ácido mais pronunciado no sabor e até alguma adstringência.
Importante! O precipitado no vinho acabado degrada o sabor da bebida. Para obter um vinho realmente bom, use uma maneira simples de escorrer: através de um tubo de borracha diretamente em garrafas de armazenamento.
Com framboesas ou groselhas
30 dias
Valor energético por 100 g:
- Amasse as uvas, as framboesas e as passas de Corinto até o suco.
- Feche os pratos com gaze, deixe por 2 semanas para fermentar.
- Despeje o suco em uma garrafa e esprema a polpa.
- Adicione açúcar ao suco, misture bem, coloque uma luva de borracha na garrafa e conserte-a para que não escape do ar de exaustão, fure a borracha para que o ar escape.
- Deixe por 30 dias até que o processo de fermentação esteja concluído, quando estiver pronto - escorra com cuidado, evitando sedimentos no vinho acabado.
Além das receitas clássicas, os vinicultores adoram fazer bebidas intoxicadas com a adição de matérias-primas “adicionais” de frutas ou bagas, por exemplo, com passas de Corinto, framboesas. As bagas dão uma cor bonita, aroma, enriquecem o produto final com um sabor acentuado, permitem experimentar a saturação da bebida em si, sua cor. Ao adicionar suco de frutas vermelhas, o vinho já é considerado vermelho, não branco.
Você sabe DeMuitos produtores de vinho desaconselham a lavagem do Kishmish caseiro antes de processá-lo em vinho. Na superfície das bagas são úteis bactérias "fermentação". Mas as uvas compradas na loja podem e devem ser lavadas, porque em grandes vinhedos comerciais as bagas são tratadas com produtos químicos e as bactérias necessárias para a cultura inicial não se multiplicam bem na superfície dessas frutas.
Usando água
30 dias
Valor energético por 100 g:
- Amasse as uvas, encha com água e deixe para fermentação (o topo da panela é amarrado com gaze para que o ar chegue à massa de frutas, as matérias-primas são mexidas diariamente);
- Após 14 dias, o suco ácido é derramado em um prato de vidro.
- É adicionado açúcar, bem misturado até dissolver completamente.
- Deixe por mais 30 dias, colocando o protótipo do pescoço da trava hidráulica - uma luva (você precisa fazer um orifício para que o ar escape).
- Quando estiver pronto, despeje a bebida em garrafas de vidro (sem sedimentos).
Termos e condições de armazenamento
O vinho doméstico é armazenado por vários anos, mas os enólogos experientes recomendam consumi-lo durante o primeiro ano. Além disso, no próximo ano, no outono, você poderá novamente torná-lo útil, com moderação, mas com uma nova colheita de uva.É ideal se o produto acabado for armazenado a uma temperatura que não exceda + 14 ° С.
As garrafas já desenroladas são armazenadas na geladeira, cujo conteúdo será servido na mesa festiva.Como receitas simples de vinho das uvas Kishmish, cada proprietário prepara uma deliciosa bebida caseira. Uma nuance importante: conformidade com a tecnologia de fabricação e armazenamento. E então o produto resultante se deliciará com excelente sabor, aroma e adstringência moderada.