O vinho caseiro de framboesa, preparado de acordo com a tecnologia correta, acaba sendo muito saboroso, e o uso de uma bebida traz benefícios consideráveis. O processo de fermentação da baga leva tempo, mas a preparação em si não é difícil e pode ser feita por qualquer pessoa. Sobre as regras básicas para a escolha de matérias-primas para esta bebida alcoólica, as melhores receitas passo a passo do vinho caseiro de framboesa, bem como as recomendações para seu uso, leia este artigo.
Seleção e preparação de ingredientes
Para preparar um delicioso vinho de framboesa, você precisa usar matérias-primas de alta qualidade. É preciso separar as frutas frescas, descartando frutas verdes, podres ou danificadas pelo mofo que podem prejudicar o produto final. Você não pode lavar framboesas - em sua superfície existem leveduras selvagens que desencadeiam o processo de fermentação ativo.
Recomenda-se fazer a bebida em um recipiente de vidro limpo, através das paredes das quais é claramente visível o sucesso do processo de fermentação.
Receitas de vinho de framboesa
Você pode fazer vinho caseiro de framboesa de várias maneiras, mas todos eles são baseados em uma tecnologia simples e comum. Primeiro, as frutas frescas devem ser misturadas com açúcar ou xarope doce e, em seguida, deixe a mistura em um local quente para que possa fermentar. Se não for possível usar imediatamente as framboesas no processamento, você poderá congelá-las no freezer, depois de remover o caule das frutas.
Você sabe Na garagem do príncipe Charles britânico, há um carro da Aston Martin em 1969, movido a biocombustíveis especiais feitos a partir de vinho.
A versão clássica da bebida contém apenas framboesas, água e açúcar, mas também pode incluir groselha, cereja ou passas. Esses ingredientes permitem obter várias opções para um produto alcoólico de excelente qualidade, com sabor diferente e aroma rico.
As receitas mais simples para fazer um delicioso e natural vinho de framboesa estão mais adiante neste artigo.
Receita clássica
5 garrafas de 3 l 20 minutos / 1 mês
Valor nutricional por 100 g:
- Descasque as hastes das bagas, coloque as frutas em um grande recipiente de plástico.
- Adicione 5 kg de açúcar, despeje água no recipiente.
- Mexa a mistura resultante, esmagando as bagas com as mãos. O açúcar deve ser completamente dissolvido em água.
- Coloque o recipiente com a massa da baga em um local quente por 4-5 dias, para que o líquido fermente ativamente. Durante a fermentação, misture bem a mistura 3-4 vezes ao dia para que não fique mofada.
- Coe a massa fermentada através de uma peneira para separar a refeição da baga. Despeje o líquido resultante em recipientes de vidro limpos, enchendo-os em 2⁄3 volumes.
- Para fermentação posterior, coloque o recipiente com o vinho em um local quente, cobrindo-o com uma tampa com orifícios na parte superior - isso é necessário para a saída de gases.
- Após 10 dias, você pode adicionar 400 g de açúcar ao recipiente com líquido de framboesa. Misture bem e deixe novamente para a fermentação. Após 7 dias, adicione mais 400 g de açúcar ao recipiente com vinho e misture. Deixe fermentar por mais 10 dias.
- Prepare garrafas de vidro limpas. Despeje a bebida neles usando uma mangueira de silicone. Ao mesmo tempo, a borda do tubo deve ser abaixada para um recipiente com mistura líquida não filtrada, de modo que fique 5-6 cm mais alto que o sedimento formado no fundo.
- Feche os recipientes de vinho com tampas de plástico. Coloque as garrafas no porão por 7 dias e depois filtre a bebida do sedimento, despejando-a em recipientes de vidro limpos.
Importante! Para obter vinho de framboesa fortificado, você pode adicionar 50-150 ml de vodka ou conhaque para cada 1 litro de bebida preparada.
Sem o uso da água
2 l20 minutos / 40 dias
Valor nutricional por 100 g:
- Retire os talos das framboesas, coloque as bagas em uma jarra de vidro limpo.
- Adicione 500 g de açúcar à fruta sem misturá-la com framboesas. O recipiente deve ser preenchido com ingredientes a cerca de 2⁄3 de profundidade, porque no processo de fermentação a massa da baga aumentará em volume.
- Coloque uma luva médica limpa no gargalo da lata, fixando-a com fita isolante. Com uma agulha, faça vários pequenos orifícios na luva para liberar gases.
- Coloque o pote de massa de frutas em um local quente para fermentação por 5-7 dias.
- Coe as framboesas fermentadas por uma peneira fina em uma panela, separando a refeição da baga do suco. Adicione 60 g de açúcar ao líquido resultante.
- Coloque a panela com o futuro vinho de framboesa em fogo lento. Aqueça levemente a mistura, mexendo o açúcar até dissolver completamente, para que o líquido fique levemente quente e continue fermentando.
- Despeje a bebida de framboesa em uma jarra limpa. Coloque uma luva médica com aberturas para a saída de gases no gargalo do tanque.
- Remova o vinho para posterior fermentação em local quente por cerca de 1 mês. Quando o líquido deixar de emitir gases, coloque-o em um recipiente de vidro limpo, cubra com uma tampa de plástico e coloque-o no porão para armazenamento.
Você sabe Para preservar o aroma delicado do vinho, tanto quanto possível, recomenda-se servi-lo em copos de vidro fino com bordas curvas e uma perna alta.
De geléia fermentada
3 15 minutos / 3 meses
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje a geléia em uma jarra de vidro limpo do tamanho apropriado. Adicione água.
- Mexa massa. Feche o recipiente firmemente com uma tampa de plástico com um pequeno orifício redondo.
- Insira a extremidade da mangueira plástica no orifício da tampa e abaixe a segunda extremidade na garrafa de água adjacente para permitir a saída dos gases.
- Coloque o recipiente com a bebida de framboesa em local quente por cerca de 1 mês para fermentação.
- Quando a mistura deixar de emitir gases, filtre-a do sedimento, despejando o líquido em um recipiente de vidro limpo usando uma mangueira de plástico.
O período de fermentação do vinho preparado de acordo com esta receita depende de muitas condições (temperatura ambiente, quantidade de açúcar na geléia, etc.) e pode variar de 1 a 3 meses.
Importante! Para a preparação do vinho de framboesa, a geléia coberta com mofo não pode ser usada - não fermenta e pode causar intoxicação grave em uma pessoa.
De sorvete de framboesa
3 L15 minutos / 2,5 meses
Valor nutricional por 100 g:
- Coloque as frutas congeladas em um recipiente limpo de tamanho adequado, deixe-as em temperatura ambiente para descongelar. O suco que é formado também pode ser usado para fazer vinho.
- Adicione 0,5 kg de açúcar, passas e água às framboesas descongeladas. Misture todos os ingredientes para que o açúcar esteja bem dissolvido.
- Cubra com gaze um recipiente 2⁄3 cheio de massa líquida de bagas. Coloque em local quente por 10 dias para fermentação primária. Misture a mistura 3-4 vezes ao dia para que não fique mofada.
- Coe a mistura fermentada de framboesas, frutas secas, açúcar e água através de uma peneira fina para separar a polpa do xarope de baga doce. Dissolva outros 0,5 kg de açúcar em um líquido.
- Cubra o recipiente com a bebida de framboesa com uma luva médica limpa, faça várias pequenas aberturas para liberar gases. Coloque o vinho em um local quente por 2 meses para fermentação secundária.
- Despeje a mistura fermentada em um recipiente de vidro limpo usando uma mangueira de plástico para separar o precipitado. Selar bem os pratos com a bebida e guardá-los.
Importante! Nesta receita, as passas não são apenas um catalisador para a fermentação, mas também um aditivo aromatizante adicional que confere à bebida final um aroma estonteante e um sabor agradável.
Recursos de uso
Para que o vinho de framboesa cozido tenha um sabor rico e agradável, é recomendável deixá-lo fermentar por 6 meses antes de beber. A bebida é gelada e seu sabor combina com vários pratos, para que este vinho possa ser servido aos convidados durante uma festa festiva.
É possível preparar de forma independente vinhos caseiros saborosos e aromáticos a partir de framboesas, mesmo na ausência de conhecimentos especiais e experiência em vinificação. Para fazer isso, basta seguir as recomendações listadas neste artigo, bem como seguir claramente o algoritmo de ações descrito e observar as proporções de ingredientes indicados nas receitas.