No mundo, existem cerca de vinte espécies e dez híbridos de trigo. Eles diferem muito em qualidade e número de quedas. O custo da farinha e o sabor dos produtos de panificação dependem do tamanho desse indicador. Você pode determinar o estado de emergência graças a uma análise especial, realizada de acordo com um determinado algoritmo.
Qual é o número de queda de grãos de trigo
Todos os tipos existentes de trigo diferem na composição química, peso e número de queda. O último indicador é regulado pelo GOST e, para determiná-lo, é necessário realizar uma determinada análise usando equipamento de laboratório.
A queda no número de grãos de trigo é o grau de dinamismo da alfa-amilase (enzima), que caracteriza a qualidade de cozimento da farinha de cereais. O parâmetro em consideração reflete o nível de amido e a intensidade da glicosil hidrolase catalisadora. Esta enzima é ativada exclusivamente em contato com a água.
O coeficiente de produtividade da alfa amilase aumenta quando o grão germina quando armazenado em condições inadequadas ou quando amadurece após a colheita. Frequentemente, os cereais germinam antes da colheita, se os níveis de umidade forem excedidos devido a chuvas ou nevoeiros frequentes. Devido à umidade excessiva, as características de absorção de água da farinha são reduzidas. Se você medir antecipadamente o número de quedas de trigo, poderá obter o produto final com características estáveis.Você sabe Em 1904, grãos de trigo, com cerca de 5 mil anos, foram encontrados perto de Ashgabat.
Valor ideal
O número de outono é um índice que permite classificar corretamente a colheita de acordo com as características qualitativas. A medida é segundos. No registro estadual de lavouras de grãos (documento - GOST 52189-2003) são indicados valores ideais de indicadores-limite para todas as variedades de farinha:
- Extra, maior e primeiro - pelo menos 185.
- O segundo e papel de parede - cerca de 160.
O que afeta o número de quedas
Um grande número de indicadores, incluindo o conteúdo de amostras germinadas, afeta a qualidade dos grãos. Esse processo ocorre antes da colheita e durante o armazenamento. Os cereais podem germinar nos campos se o ar tiver alta umidade. Portanto, é impossível influenciar isso.
Existe uma maneira de evitar a germinação no celeiro. Para fazer isso, ajuste a temperatura ambiente ideal (de + 10 ° C a + 15 ° C) e o nível de umidade (não mais que 55%).
Os instrumentos necessários para determinar o indicador
Para determinar os indicadores do grão de trigo PE, você precisará de um dispositivo especial. Ele deve atender aos requisitos tecnológicos e consistir em:
- um banho de água no qual os tubos serão aquecidos;
- misturador na posição vertical;
- esquemas para fixar o tempo da mudança na posição da haste;
- exibição do indicador.
Importante! O dispositivo de laboratório deve estar em conformidade com todos os indicadores GOST, portanto, é preferível usar os modelos PCPP-5 e PCPP-7. Muitas vezes, existem equipamentos dos fabricantes turcos Erkaya e Bastak.
Os seguintes equipamentos também serão necessários:
- fotômetro espectral;
- cronômetro
- moinho;
- centrífuga;
- balanças;
- medidor de pH.
Além dos dispositivos, reagentes especiais devem ser preparados:
- cloreto de cálcio;
- iodo;
- solução tampão.
Processo de medição
Quando a base analítica estiver totalmente preparada, você poderá iniciar o processo de medição. Consiste em várias etapas: preparação, mistura e análise O resultado das duas primeiras etapas é completamente dependente da participação humana. A eficácia do processo principal é afetada pela conformidade do equipamento com todos os padrões de qualidade.
Preparação
A manipulação primária é a amostragem. O procedimento é realizado usando um seletor (design manual ou automático). Depois disso, você precisa moer os grãos usando um dispositivo de laboratório especial. Pesar a amostra, porque seu peso ideal deve ser de 300 g.
O teor de umidade da amostra é de cerca de 18%. Se os indicadores forem muito mais altos, deve ser colocado em um armário de secagem. Em seguida, limpe a amostra de impurezas e passe pelo moinho. Peneire a amostra triturada usando uma peneira de seda, na qual a malhagem não exceda 0,8 mm. Pese duas amostras de farinha para que cada uma delas tenha 7 g, ou seja, essa quantidade será suficiente para a análise a seguir.
Importante! A diferença entre a amostra selecionada de 300 g e a de sete gramas é explicada pelo fato de que é necessário realizar uma amostra representativa com antecedência.
Mistura
O processo mencionado consiste nas seguintes etapas.
- Os tubos de ensaio (viscométricos) são preenchidos com farinha.
- Adicionar purificado (água destilada) em um volume de 25 ml. Sua temperatura deve ser de + 20 ° C.
- Feche a tampa.
- Agite os recipientes manualmente até obter uma consistência uniforme da substância, sem grumos.
Análise
Antes de começar a analisar o número de gotas de trigo, você precisa preparar um banho de água. Se o equipamento permitir, você pode programar o modo de operação. Abra os tubos e insira a barra de agitação nos orifícios de calibração.
Importante! É possível determinar o estado de emergência do grão de trigo pelo nível de contração fornecido pela solução. Para fazer isso, você precisa acompanhar a hora no cronômetro. Quanto mais os misturadores de vareta afundam no fundo, maior a qualidade da farinha.
Em seguida, ocorrem os seguintes processos:
- Os pinos do misturador de haste são fixados com garras e movem-se com uma frequência de 2 Hz.
- O conteúdo engrossa e incha.
- O amido se decompõe, isto é, a amilase é ativada.
- Após um minuto, os misturadores de haste afundam no fundo do tubo.
Como os números decrescentes afetam a qualidade do pão
Dado que a farinha de trigo pode ter uma variedade diferente, o pão terá uma qualidade diferente. As diferenças estão no sabor, cheiro e densidade das migalhas.No processo de determinação das propriedades dos produtos de panificação, leve em consideração o número de quedas. Eles podem ser baixos e altos.
A taxas baixas
Se a emergência for muito inferior ao limite permitido, o pão terá um sabor amargo e um aroma agradável de malte. A presença de uma estrutura porosa e a estabilidade da forma também são reduzidas. A baixa qualidade do teste pode ser explicada pela baixa absorção.
Se você deseja melhorar os indicadores de qualidade dos produtos de panificação, isso pode ser feito usando agentes oxidantes. Com a ajuda deles, a atividade das enzimas é reduzida.Você sabe Os eslavos antigos usavam grãos de trigo como talismã. Acreditava-se que eles protegem contra a corrupção e atraem riqueza.
Os compostos mais comuns usados na indústria de alimentos incluem:
- iodato de potássio;
- ácido ascórbico;
- peróxido de hidrogênio;
- peridrol de cálcio.
Desempenho de alta qualidade
GOST não indica indicadores máximos do número de quedas. No entanto, um coeficiente aumentado afeta negativamente a qualidade da farinha. Isso pode significar que a atividade dos componentes enzimáticos da matéria-prima é reduzida. E eles devem participar do processo de fermentação e alcançar parâmetros reológicos ótimos.
Se você usar farinha com propriedades de alta qualidade, o amido contido nela não contribuirá para a fermentação do fermento. A falta de nutrição afeta o fato de que ácidos orgânicos e dióxido de carbono insuficientes serão liberados no teste. Isso reduz significativamente a quantidade do produto final (pão). O sabor do produto será muito fresco, sem um aroma pronunciado.Importante! Na maioria das vezes, a baixa atividade está associada à secagem inadequada. Provavelmente, você ajustou a temperatura muito alta.
Então, agora você sabe qual é o número de queda do grão de trigo e como pode determiná-lo. Se você selecionar os dispositivos e produtos certos, a análise será realizada muito rapidamente.