Muitas vezes, as culturas de estepe, grama e cereal são usadas para paisagismo e decoração de jardins, canteiros de flores e gramados, a fim de proporcionar uma aparência natural e natural. Uma dessas plantas é uma juba farpada muito espetacular. Você aprenderá sobre as características, métodos de semeadura e como cultivá-la no artigo.
O que é cevada guará
A juba farpada é uma erva perene com espigas verdes e cerdas avermelhadas, longas e sedosas nas extremidades, pelas quais a planta recebeu esse nome. Pode ser encontrada na natureza, principalmente na América do Norte, Sibéria Oriental e Ocidental, Ásia Central.Mas como a cultura está se espalhando rapidamente pela semeadura, hoje esse tipo de cevada pode ser encontrado em todo o mundo em áreas com clima quente e temperado. Em muitos países, é considerado uma erva daninha.
Importante! Os toldos espinhosos ao redor das sementes de cevada podem penetrar nas gengivas e no trato digestivo dos animais (quando os grãos são consumidos), causando irritação e inflamação.
Descrição e características botânicas:
- talos - gramado, roxo-esverdeado, redondo, oco, arranjado verticalmente, com nós espessos de cor escura. Eles crescem na forma de um feixe de grama a partir de uma massa de raízes superficiais fibrosas com um rizoma encurtado;
- folhas - verde acinzentado, com nervuras, textura áspera ao toque devido a cerdas curtas e grossas. As placas das folhas alternam-se ao longo do caule e têm um comprimento de 10 a 15 cm, crescem a partir de bases soltas e cortadas, cobertas com vários pelos macios. Chapas de 3 a 6 mm de largura, afunilam para cima com pontas afiadas;
- floração ocorre no final da primavera ou início do verão. Pequenas flores densas são mantidas em forma de espigas de milho com muito longos (5 a 10 cm) de toldo (cerdas). A orelha da flor é verde com tons de rosa ou roxo. Na maturidade, a cor do awn se transforma em uma cor de palha ou quase branca;
- as sementes (grãos) amadurecem em setembro - outubro. Eles são elípticos, marrom-amarelados, 6 mm de comprimento, com 4-8 molhos de até 7 cm de comprimento e pequenos dentes pontiagudos ao longo das bordas. As frutas pequenas têm barbas afiadas e viradas para trás, estão contidas em orelhas compridas que, quando maduras, ficam marrons e começam a decair no final do verão ou no outono. As sementes podem ser dispersas por longas distâncias pelo vento, agarradas e espalhadas por animais e pássaros;
- altura média da planta - 60 cm, distribuição diametral - 50 cm;
- cultura resistente (até –35 ° C) e resistente à seca, pode tolerar calor, salinização, áreas secas e solos alcalinos.
Como a grama é na estação fria, seu crescimento mais ativo ocorre na primavera. A cevada-guará é frequentemente usada como planta anual no jardim.
Aplicação de paisagismo
Os locais estimados para acomodação são bordas e canteiros de flores, paisagismo arquitetônico de casas de campo e paisagens informais em estilo natural, “selvagem”, jardins costeiros, já que a cultura tolera facilmente a salinidade. As plantações parecem especialmente impressionantes quando plantadas na forma de uma grande faixa larga, onde flores rosa pálidas e orelhas de prata se movem em ondas ao vento. As plantas que combinam bem com o Hordeum jubatum são sálvia, delfínio, rudbeckia, cebola da montanha, linho, stonecrop, orégano. Esta cultura é adequada para jardins de pedra, colinas rochosas e camas de cascalho. Ao colocar, use a borda frontal ou média do plantio.
Algumas mudas são suficientes para ela criar rapidamente um tapete verde. Essa visão também é ótima para recipientes e tigelas de jardim. No final da temporada, as cabeças das sementes tornam-se branco-prateadas e ficam ótimas em composições secas, dando-lhes arejamento, nebulosa e mistério. Para isso, as hastes são cortadas na fase inicial da maturação, quando as inflorescências são coletadas em um espesso denso e mantêm sua forma bem. O material cortado é encadernado e seco em suspensão. Orelhas frescas são perfeitamente combinadas em buquês com flores silvestres selvagens.
Aterragem
Antes do plantio, é aconselhável familiarizar-se com o ciclo de vida da planta para entender as características de crescimento e distribuição. A cevada-guará geralmente é anual em clima frio, mas pode assumir as características de uma planta perene de vida curta, desde que haja irrigação suficiente.
As sementes germinam a temperaturas amenas do outono, geralmente após fortes chuvas. Durante esse período, as plantas conseguem estocar e reter nutrientes nas raízes durante o inverno. Quando o período de baixa temperatura termina, as plantas que brotaram no outono e no inverno retomam o crescimento no início da primavera, dando à cevada uma vantagem competitiva sobre muitas outras culturas.
Importante! As sementes da cevada juba perdem muito rapidamente sua viabilidade no solo se plantadas a mais de 7 cm. Se não puderem germinar dentro de três anos, essa oportunidade será perdida.
A eles se juntam novos brotos de primavera e possivelmente vários brotos. O Hordeum jubatum é tolerante à seca o suficiente para se desenvolver completamente durante o verão seco, mas suas sementes não serão capazes de germinar em solo quente. O processo é retido por altas temperaturas e longas horas de luz do dia (é necessário um período escuro para as sementes); portanto, as sementes que caem no solo no verão estarão prontas para brotar apenas no outono. A cevada não se reproduz a partir de rizomas, por isso deve compensar sua reprodução maximizando o número de sementes, e cada planta produz centenas delas..As raízes ramificadas da cevada formam uma densa camada de grama e ocupam uma grande área, deslocando os rizomas de outras plantas e ervas daninhas. Isso aumenta o perfilhamento e possibilita o surgimento de um arbusto inteiro de caules em uma raiz, resultando em 5-7 espiguetas em cada planta. Espalhando-se para novas áreas do solo, as sementes caem no chão e, tendo recebido o período necessário de escuridão, continuam o ciclo de vida, germinando no outono. Antes de semear, como uma planta decorativa no jardim, é necessário preparar o local e as sementes.
Tempo de pouso
Sementes da cultura decorativa podem ser plantadas diretamente ao ar livre na primavera, quando a ameaça de geada da primavera passa. O momento mais favorável para a semeadura é de março a abril. Para o plantio no outono, são escolhidos os dias de setembro a outubro. A cevada-guará é facilmente semeada de forma independente, mas enraizada em pequenas raízes a uma profundidade de solo não superior a 7 cm, o que permite remover, replantar ou remover mudas indesejadas.
Seleção do local e preparação do solo
A planta permite o uso de uma ampla gama de condições do solo - solo seco, alcalino, salino, solo argiloso. A flexibilidade na adaptação a qualquer condição pode ser observada em uma faixa surpreendentemente ampla de pH - 6,4–9,5. Mas a preferência é solo úmido e bem drenado. É permitido afrouxar solos pesados adicionando areia e o fundo do buraco é coberto com uma camada de argila expandida ou outro material de drenagem. Ambiente - sol (6 horas de luz direta diariamente) ou sombra parcial.Na sombra, mantém a decoratividade por mais tempo (dentro de 60 dias) devido ao maior envelhecimento das orelhas. É possível acomodação em pequenas encostas e colinas. Planícies e água da chuva estagnada devem ser evitadas. Para se proteger contra o vento e a chuva, deve ser plantada sob a proteção de plantas mais altas. O local de semeadura deve ser desenterrado, adubos e adubos adicionados, remover ervas daninhas e rizomas, soltar e nivelar a camada de sementes do solo.
Preparação de sementes
A preparação das sementes consiste na triagem e seleção das sementes - elas devem ser limpas dos detritos das plantas, classificadas e calibradas, somente sementes inteiras e grandes são selecionadas. Somente neste caso devemos esperar bons tiros.
Antes da semeadura, a semente deve sofrer estratificação, durante a qual é exposta ao frio e à umidade por 1-2 meses na geladeira. As pós-sementes devem ser colocadas em cima da camada de turfa em recipientes e cobertas com um filme.
Regras de plantio de sementes
O desembarque pode ser representado na forma da seguinte metodologia para o trabalho:
- No solo preparado, faça furos ou pequenas ranhuras, cujo fundo é ligeiramente compactado para que as sementes não caiam sob os torrões da terra e repousem na mesma profundidade.
- Despeje água e coloque as sementes.
- Profundidade de incorporação - semeadura na superfície e, em seguida, aspersão com uma camada seca de solo não superior a 3 mm.
- A taxa de semeadura é de 4-5 sementes por planta.
- O tempo médio de germinação é de 7 a 14 dias em um local claro.
- O local da semeadura deve ser mantido úmido até que as mudas apareçam se o tempo estiver seco.
Plantio de mudas
Você pode cultivar uma cultura de maneira diferente. Para fazer isso, semeie em paletes ou em vasos em março a uma temperatura de + 15 ... + 20 ° C, cubra com um filme e mantenha o solo úmido, pulverizando periodicamente. Mudas após uma semana, aparecem pela primeira vez sob a forma de finas folhas verticais cobertas com pêlos curtos e densos. As placas têm arestas. Se necessário, as mudas mergulham ou afinam. Sob condições climáticas favoráveis, as mudas são plantadas em locais preparados.
Você sabe A partir da cevada, cultivada como cultura agrícola, são feitos cereais - cevadinha e cevada, e o feijão frito é usado como substituto do café.
É aconselhável cobrir o local com galhos para evitar danos e bicar por pássaros. Você pode combinar o método de muda com o processo de estratificação e semear as sementes em pequenos recipientes com solo úmido, feche-o firmemente e leve à geladeira por 1-2 meses. Algumas semanas antes do plantio, o recipiente é colocado em uma sala quente, as sementes são germinadas e os brotos são plantados em um local permanente. Para obter uma bela borda grossa e larga, você pode plantar 2-3 mudas em cada buraco.
Características de cuidados após o plantio
A cevada é uma cultura tão despretensiosa que o cuidado após o plantio é minimizado e não causa muitos problemas ao jardineiro. Se as mudas do ano passado permanecerem, na primavera você deve remover as folhas indefinidas e cortar os caules secos para dar um crescimento fresco da grama.
Mantenha o solo úmido até que as sementes germinem e depois prosperem, deixando uma distância entre as plantas de 30 a 60 cm.A cevada-guará continuará a se multiplicar no jardim por conta própria, então você deve remover ervas daninhas regularmente das plantas e remover as mudas de locais indesejáveis. Para evitar propagação agressiva, é necessário podar as inflorescências antes que as sementes se abram e amadureçam.
Rega e fertilizantes
A planta é tolerante à seca, mas para mudas jovens é necessário umedecer constantemente o solo na superfície para enraizar bem. No futuro, como regra, há chuvas naturais suficientes e apenas é necessária uma rega moderada, pois o solo seca em períodos quentes. Em geral, o Hordeum jubatum tolera a seca melhor do que o excesso de umidade.No início da primavera e no final do verão, uma camada (cerca de 1 cm) de solo composto ou húmus pode ser aplicada na área onde a cevada cresce. Isso proporcionará nutrição adicional às mudas germinadas, para que a grama seja exuberante e alta. Você pode fazer fertilizantes de nitrogênio na forma de nitrato de amônio (15 g por 1 m²). No outono, fertilizantes com predominância de potássio são excluídos e a introdução de isca de nitrogênio.
Afrouxamento
A cevada possui um sistema radicular pequeno e fibroso, o que a torna muito suscetível ao cultivo do solo. O afrouxamento é realizado superficialmente, a uma profundidade não superior a 5 a 7 cm, mas mesmo no caso de pequenos danos, ele se recupera e cresce rapidamente em condições climáticas favoráveis.
Você sabe A planta de cereais mais alta é o bambu, capaz de atingir uma altura de 50 m, e seu tronco é uma palha oca.
O processo de afrouxamento não só enche o solo de oxigênio, mas também permite que você se livre das ervas daninhas que podem afogar os frágeis brotos de cevada. No futuro, à medida que crescer, ocupará uma posição de liderança e não terá concorrentes.
Doenças e Pragas
Não foram observadas pragas graves nas plantações de cevada, portanto, a partida não requer investimentos materiais. As doenças, por via de regra, também não são observadas. Somente em locais muito úmidos e pantanosos, é possível o aparecimento de infecções fúngicas na forma de oídio, podridão, trigo ou ferrugem do caule preto. Nesses casos, o local de plantio deve ser alterado, a drenagem deve ser melhorada e as plantas tratadas com fungicidas.Apesar da atratividade externa, muitos jardineiros consideram a juba farpada um agressor, uma espécie invasora e até uma "arma biológica", por isso têm medo de se reproduzir. Deve-se notar que o plantio em uma horta como planta paisagística e o cuidado com a colheita não exigem esforços e custos significativos. Mas os agricultores estão seriamente preocupados com a luta contra essa erva daninha nos campos agrícolas, pois é muito difícil removê-la, e a presença no feno reduz significativamente a qualidade dos produtos e pode prejudicar o gado.