Para responder à pergunta sobre os benefícios e vantagens de um grão em relação a outro, você precisa compará-los. O mesmo se aplica aos produtos que podem ser preparados a partir deles. No artigo, você encontrará informações sobre os benefícios, calorias, valor nutricional do trigo sarraceno e aveia, além de propriedades e contra-indicações úteis ao uso de ambas as culturas.
O que é comum entre trigo sarraceno e aveia
O comum é que estas são ervas anuais que usam seus grãos como alimento. Ambas as plantas foram domesticadas e agora estão representadas em diferentes variedades.
Você sabe O trigo sarraceno é o principal ingrediente do macarrão japonês. — soba.
Quanto ao uso culinário de ambas as culturas, também há muito em comum:
- O trigo sarraceno é usado para fazer trigo sarraceno. Este último, por sua vez, pode ser triturado em farinha para uso em macarrão, panquecas e outros alimentos sem glúten. Às vezes, o trigo sarraceno é usado como substituto dos grãos de trigo e cereais obtidos a partir do trigo - bulgur, espelta. As amantes cozinham esses cereais de acordo com receitas semelhantes.
- Para comer, os grãos de aveia são moídos para fazer farinha ou aveia (aveia). A aveia raramente é usada na forma de cereais, mas, no entanto, pode ser cozida no vapor ou processada de outra maneira.
Você também precisa prestar atenção ao fato de que comer é uma propriedade comum de ambos os cereais, mas as diferenças estão nas características de comer:
Trigo sarraceno | Aveia |
Para quem adere aos princípios de alimentos crus, este é um produto que dá nutrição de textura a granola, biscoitos, tortas, biscoitos e outros produtos de panificação. Tem um sabor de noz interessante que transmite a qualquer prato durante o cozimento. Fica mais saboroso ao fritar. Embora o trigo mourisco seja mais caro, é uma fonte relativamente barata de proteína de alta qualidade. | A aveia é considerada uma ótima opção para o café da manhã e também é usada para preparar alimentos doces e salgados. Aveia é ideal para espessar sopas e caçarolas em vez de farinha. O sabor da aveia, em contraste com o trigo sarraceno, é mais neutro. |
As principais diferenças
Do ponto de vista botânico, as duas plantas têm pouco em comum. Assim, o trigo sarraceno é obtido a partir das sementes de uma planta herbácea de florescência - sementeira do trigo sarraceno ou comum (Fagopýrum esculéntum). É frequentemente equiparado a cereais, mas na verdade pertence a outra família - trigo sarraceno (Polygonaceae). Semear aveia (Avéna satíva) é uma planta da família dos cereais.
Importante! Também há diferenças no armazenamento. Devido ao alto teor de gordura, armazena trigo mourisco seco em um recipiente fechado, bem protegido da luz, calor e umidade. Caso contrário, a decomposição da gordura sob a influência do ambiente externo criará um sabor rançoso no produto.
Características agrárias de ambas as culturas:
Trigo sarraceno | Aveia |
|
|
Comparação Química
Vale a pena considerar a saturação de ambos os cereais com vitaminas. Os valores mostrados são porcentagens da dose diária recomendada. E como 100 g do produto são tomados em porções iguais, todos os indicadores acima de 10% indicam um conteúdo alto.
Vitamin | Trigo sarraceno | Aveia |
Tiamina (B1) Riboflavina (B2) Niacina (B3) Ácido Pantotênico (B5) Vitamina B6 Folato (B9) Vitamina C | 9% - 0,101 mg; 35% - 0,425 mg; 47% - 7,02 mg; 25% - 1,233 mg; 16% - 0,21 mg; 8% - 30 mcg; 0% | 66% - 0,763 mg; 12% - 0,139 mg; 6% - 0,961 mg; 27% - 1,394 mg; 9% - 0,12 mg; 14% - 56 mcg; 0% |
Como você pode ver, a composição vitamínica de ambos os cereais não corresponde. E podemos dizer com segurança que os produtos têm propriedades diferentes, portanto, serão igualmente úteis para criar uma dieta equilibrada.
De maneira semelhante, você pode comparar a composição mineral de ambos os cereais:
Minerais | Trigo sarraceno | Aveia |
Cálcio Ferro Magnésio Manganês Fósforo Potássio Sódio Zinco | 2% - 18 mg; 17% - 2,2 mg; 65% - 231 mg; 62% - 1,3 mg; 50% - 347 mg; 10% - 460 mg; 0% - 1 mg; 25% - 2,4 mg. | 5% - 54 mg; 38% - 5 mg; 50% - 177 mg; 233% - 4,9 mg; 75% - 523 mg; 9% - 429 mg; 0% - 2 mg; 42% - 4 mg. |
Importante! Não é recomendável armazenar trigo mourisco por mais de 2 meses e farinha por mais de um mês.
O trigo sarraceno é mais rico em minerais do que os cereais comuns, como arroz, trigo e milho. Mas comparando-o com a aveia, podemos concluir que o grau de saturação mineral neles também é diferente.
O que é mais calórico
O conteúdo calórico de ambos os produtos difere um pouco. Para verificar isso, basta olhar para a tabela:
KBZhU | Trigo sarraceno | Aveia |
Conteúdo calórico Esquilos Gorduras Carboidratos Fibra Gordura monoinsaturada Gordura poliinsaturada Gordura saturada | 343 kcal; 13,25 g; 3,4 g; 71,5 g; 10 g; 1 g; 1 g; 0,74 g | 389 kcal; 16,9 g; 6,2 g; 66,3 g; 11,6 g; 2,18 g; 2,54 g; 1,21 g |
O trigo sarraceno é composto principalmente de carboidratos. Eles representam cerca de 20% da composição de cereais em peso. Quase todos os carboidratos estão na forma de amidos. O trigo sarraceno contém uma grande quantidade de fibra, que o corpo não absorve totalmente. E essa propriedade é muito importante para a saúde do cólon. Uma vez nela, a fibra funciona como uma vassoura e, com ela, remove as toxinas do corpo e as toxinas acumuladas.
Em peso, representa 2,7% da composição dos cereais cozidos. Muita fibra está na casca, mas como os cereais são descascados, a farinha feita com o trigo sarraceno se torna a principal fonte de fibra. E quanto mais escura a cor, mais fibra nela.
O trigo sarraceno contém um pouco de proteína. Em peso, é de 3,4% de cereais cozidos. Devido ao seu perfil equilibrado de aminoácidos, é uma proteína de qualidade muito alta. É pouco absorvido devido à presença de taninos no produto. No entanto, a proteína é eficaz na redução do colesterol no sangue, suprimindo a formação de cálculos e diminuindo o risco de câncer de cólon.
Você sabe Em russo, o nome de trigo sarraceno vem da palavra "Grécia", como foi trazido de Bizâncio.
O trigo sarraceno também possui um índice glicêmico médio (IG). Este é um parâmetro que indica a rapidez com que os alimentos aumentam o açúcar no sangue depois de comer. O IG do grão de trigo sarraceno é 55, e se cozido - 44. Para a aveia inteira é 50, e para os flocos de Hércules - 55-60. Os diabéticos devem basear-se em alimentos com um índice de 10 a 44, mas também podem ingerir alimentos com um IG de até 55.
Propriedades úteis para o corpo
O trigo sarraceno é bastante versátil e pode ser usado para assar pão e biscoitos sem glúten. É conhecido como um produto que pode substituir o arroz. É também uma boa fonte de fibra, manganês, magnésio e cobre. Atualmente, está sendo estudado por seus benefícios à saúde de pessoas com diabetes tipo 2 e pessoas com pressão alta.
Você sabe Almofada de trigo sarraceno é muito útil. O ar circula entre as conchas individuais, reduzindo assim a probabilidade de superaquecimento da cabeça, tornando seu sono mais confortável.
- Benefícios do trigo mourisco para o corpo:
- melhor controle do açúcar no sangue - o produto é considerado seguro para diabéticos;
- contribui para a melhoria do sistema cardiovascular;
- pode reduzir o risco de doença cardíaca, prevenindo coágulos sanguíneos e reduzindo a inflamação;
- melhora o perfil lipídico do sangue;
- reduz a pressão sanguínea;
- previne alguns tipos de câncer;
- ajuda na digestão e constipação;
- fortalece o sistema imunológico;
- reduz o número de cálculos biliares;
- melhora a saúde óssea;
- previne asma e anemia;
- Pode até ser usado como substituto da carne, o que a torna uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos.
- Os benefícios de saúde da aveia incluem:
- reduz o risco de doença cardíaca coronária;
- reduz o colesterol;
- reduz a probabilidade de desenvolver câncer colorretal;
- suporta um peso saudável;
- proporciona uma sensação de saciedade;
- efeito benéfico no trato gastrointestinal;
- melhora a imunidade;
- reduz o risco de obesidade e doenças crônicas;
- reduz a probabilidade de constipação;
- possui propriedades anti-inflamatórias e antipruriginosas quando aplicado topicamente na pele;
- contém vários antioxidantes importantes que são necessários para baixar a pressão sanguínea.
Possíveis danos e contra-indicações
O trigo mourisco é seguro para a maioria das pessoas. Mas se você é alérgico ao glúten, não deve comer este cereal e produtos à base dele. Algumas pessoas são alérgicas às cascas de trigo sarraceno. Isso geralmente é característico daqueles que, por ocupação, têm muito contato com trigo sarraceno. Alergia na forma de erupção cutânea, coriza, asma, queda da pressão arterial, coceira, inchaço e dificuldade em respirar.
Aveia pode causar flatulência excessiva e inchaço. Para minimizar os efeitos colaterais, comece tomando uma pequena dose e aumente lentamente até a quantidade desejada. Quando o corpo se acostuma a processar o produto, os sintomas desagradáveis desaparecem. Se você tiver problemas para engolir (por exemplo, como resultado de um derrame) ou mastigar devido à falta de dentes ou prótese deficiente, evite comer aveia. Mal mastigado, pode causar um bloqueio no intestino.
Evite comer aveia se houver um mau funcionamento no trato digestivo, incluindo esôfago, estômago e intestino. Essas patologias podem aumentar o tempo de processamento de alimentos e levar ao mau funcionamento intestinal.
O que é melhor para perda de peso: trigo sarraceno ou aveia
Muitas pessoas acreditam que os grãos são carboidratos, e os carboidratos são uma maneira de ganhar peso. Mas não é tão simples. Alguns grãos ajudam a manter o peso ideal, enquanto outros até ajudam na perda de peso. O truque é escolher o tipo certo de grão.
Os grãos têm fibras e carboidratos. Tanto isso como outro são necessários para o funcionamento normal de um organismo. Estes últimos fornecem energia e a fibra é um carboidrato assimilável que fornece menos calorias no produto final do que faria se houvesse outro carboidrato em vez de fibra. Esse produto satura mais rapidamente e suprime o apetite, o que o torna uma excelente ferramenta para perda de peso.
Os cientistas calcularam que existem 8 grãos que ajudam a perder peso e 3 tipos que apóiam o ideal. A aveia é a primeira na lista daqueles que reduzem o peso. Ele é capaz de absorver muita água, o que significa que a garupa incha no estômago, aumentando a sensação de saciedade. Trigo mourisco é o quinto nesta lista. Ele contém mais proteínas do que outros grãos. Possui muito magnésio, o que é importante para regular a pressão arterial. E, como outros grãos integrais, é uma boa fonte de fibra.Importante! O mesmo grão pode ter propriedades muito diferentes, dependendo de como foi processado.
A proteína nos grãos integrais é um nutriente essencial para a construção muscular no corpo. E isso contribui para a perda de peso, uma vez que o tecido muscular queima mais calorias que gordura.
Qual dieta é mais eficaz
Lembre-se de que o grão e a farinha, obtidos a partir dele, têm propriedades diferentes. Farinha proporciona ganho de peso. A mesma propriedade pode se orgulhar: pão, bagels, biscoitos e batatas fritas, ou seja, produtos à base de grãos triturados. E isso é fácil de ver. Você provavelmente pode comer 3 fatias de pão de cada vez, mas é improvável que supere 3 pratos de mingau de trigo sarraceno. Portanto, ao escolher uma dieta, concentre-se no uso de grãos integrais e exclua produtos de farinha e produtos cozidos por fritura.
Qual mingau é melhor para ganho de peso
Quando se trata de ganho de peso, é necessário incluir na sua dieta componentes que sejam nutritivos e ricos em calorias. Resista à tentação de escolher alimentos baseados apenas em calorias, como se você ganha peso, acaba comendo muito açúcar e gorduras saturadas. Trate qualquer mingau como uma tela de base. Por exemplo, a aveia é conhecida por suas propriedades alimentares.
Você sabe Trigo sarraceno — excelente planta de mel. Um hectare de campo de trigo sarraceno fornece a produção de 70 kg de mel.
Adicione leite natural e no mingau resultante será:
- 50 g de aveia;
- 300 ml de leite integral;
- 372 calorias
- 15 g de gordura.
Adicione nozes, frutas secas ou mel ao prato e haverá ainda mais calorias. Portanto, para ganhar peso, você precisa comer qualquer grão com a adição de leite e outros ingredientes ricos em calorias.
Comer trigo sarraceno e aveia é bom. E como a composição é diferente, para que a nutrição seja equilibrada, é preciso torná-la a mais diversificada possível, incluindo todos os tipos de cereais.