Siebeldingen - a nova casta Calardis Blanc, cultivada no Palatinado, superou um obstáculo decisivo ao ocupar seu lugar na lista oficial de variedades.
O Instituto Julius Kun de Plantas Cultivadas (JKI) anunciou terça-feira que as características da viticultura e qualidade foram estudadas em detalhes. O primeiro obstáculo foi superado em janeiro de 2018, quando o Departamento Federal de Variedades Vegetais ofereceu proteção para variedades vegetais.
Muitas variedades de uvas ao mesmo tempo desapareceram completamente devido à filoxera - uma praga trazida da América do Norte. Assim, as variedades a partir das quais Madera foi produzido morreram, e agora são feitas inteiramente de outras variedades.
O trabalho em uma nova variedade de uva começou em 1993 no Institute for Grape Breeding em JKI, na cidade de Siebeldingen, no Palatinado. Este é um cruzamento entre Calardis Musqué, que também vem da região, e Seyve Villard 39-639, do Vale do Ródano.
O nome Calardis vem de Calardiswilre ou Gailhardiswilre, o nome histórico de Geilweilerhof. A variedade de uva branca mostrou bons resultados quando cultivada experimentalmente em vinhedos, observa JKI. Frutas, vinhos brancos animados e secco espumante ou vinhos espumantes foram feitos a partir de uvas.
A Calardis Blanc é uma das várias novas videiras classificadas como variedades resistentes a fungos, chamadas de Piwis. "No curso das mudanças climáticas e de suas condições climáticas extremas, doenças fúngicas e situações estressantes estão se tornando mais comuns, de modo que o cultivo de novas variedades resistentes é tão importante para a viticultura", disse Reinhard Töpfer, chefe do Instituto de Melhoramento de Uvas da JKI.
- Escrevemos anteriormente que os robôs franceses estarão intimamente envolvidos em uvas.
- Atualmente, as folhas de uva contribuem significativamente para o aumento da renda dos residentes da província de Khotan, na região autônoma de Uygur, em Xinjiang, no noroeste da China. Localizada à beira do deserto de Takli Makan, a prefeitura possui muito sol, baixa precipitação e uma grande diferença de temperatura entre dia e noite, tornando-o o local ideal para o cultivo de frutas.
- O Ministério da Agricultura fornece assistência não reembolsável para proteger as vinhas, como nos anos anteriores, com um orçamento anual de cerca de 800 mil dólares, informou o Ministério na quinta-feira.