De acordo com o último relatório do mercado de Ornua, é improvável que a produção de leite no mundo cresça mais de 0,5% no primeiro trimestre de 2019.
A produção de leite da Nova Zelândia cresceu 7,7% no final de 2018, enquanto se esperava que os estoques nos EUA aumentassem mais modestos em 0,5%. Por outro lado, a produção de leite na UE caiu cerca de 0,8%.
"Os fluxos da UE e da Nova Zelândia nos próximos meses serão os principais impulsionadores do movimento do mercado", afirma o relatório Ornua. As exportações mundiais terminaram 2018 com nota positiva, impulsionadas por compras excepcionalmente fortes de pó da China e, em menor grau, do sudeste. Da Ásia. Esse modelo continuou no primeiro trimestre e as ofertas no principal leilão do mundo para a venda de grandes volumes de laticínios (GDT) aumentaram nos últimos sete leilões.
No entanto, o relatório Ornua observou que a demanda em outros lugares era mais lenta: as guerras comerciais e o crescimento econômico mais fraco afetavam as vendas: “O mercado da manteiga enfraqueceu. Embora a produção tenha desacelerado, ela cresceu mais rápido que a demanda e os estoques voltaram aos níveis normais. ”Os preços no atacado de manteiga no mercado holandês caíram de 4.400 euros por tonelada em janeiro para 4.070 euros por tonelada na semana passada. permanece calmo, embora os preços de mercado sejam estáveis.
O mercado de leite em pó integral (SMP) estabilizou após o Natal. Isso foi observado nos preços no atacado dos SMPs na Holanda, que passaram de 1.500 euros por tonelada em relação a outubro do ano passado, mas atualmente não foram alterados para 1970 por tonelada. Ornua também observa que fortes importações chinesas impulsionaram o mercado de leite em pó integral embora a demanda por outras regiões, como o Oriente Médio e o norte da África, tenha sido baixa.