Alguns dias atrás, especialistas do Laboratório Veterinário Central Científico e Metodológico anunciaram informações de que, em março deste ano, uma centena e meia de animais foram descobertos em extensões russas diagnosticadas com raiva.
Dos 148 animais infectados com o vírus perigoso, foram relatadas 65 raposas. Em quase todos os três casos de raiva, cães e gatos foram afetados.
Outros 24 episódios de raiva foram associados a representantes de bovinos. O gado pequeno sofreu menos - apenas três casos de danos pelo patógeno. Sabe-se também que a doença matou dois porcos.Note-se que sete cães-guaxinim e três lobos também foram incluídos na lista de vítimas como resultado da raiva. Outros animais tiveram azar: dois alces, dois cavalos e um par de raposas polares.Também é sabido que em março de 2019, o vírus da raiva derrotou um cervo russo e um chacal.
A maioria dos animais sofria de raiva na região de Moscou. Também foi observado um alto nível de infecção por esse vírus nas regiões de Penza, Vladimir e Kaluga e Novosibirsk. Existem casos conhecidos de infecção por raiva na região de Amur, no território de Krasnoyarsk e nos subúrbios de Saratov.