Nos últimos dias, foi observado um resfriamento significativo na região de Vinnitsa.
Fazia tempo chuvoso e frio, em alguns lugares havia até uma cobertura de neve nos campos. A redução da temperatura do ar obrigou os agricultores a adiar a campanha de semeadura de milho e girassol, disse o chefe da fazenda "Berezovsky" Anatoly Berezovsky.
“O resfriamento afetou o atraso na semeadura de girassol. Realizamos uma semeadura experimental de girassol - 10% da área total. Vamos começar a semear na sexta-feira ”, disse Anatoly Berezovsky.Segundo o chefe da empresa agrícola, o milho também foi adiado. Devido ao resfriamento, houve um atraso no trabalho para proteger as culturas de inverno.
Anteriormente, foi relatado que a partir de 1º de abril, em seis regiões da Ucrânia, a semeadura de girassol começou. 54 mil hectares ou 1% da previsão foram semeados com cultura. A campanha de semeadura de grãos de primavera e leguminosas continuou, plantando 1,4 milhão de hectares, ou 61% da previsão.Durante o monitoramento realizado em 12 de abril, os agricultores da região de Odessa informaram que continuam plantando girassol. E algumas empresas agrícolas no sul de Odessa anunciaram o recebimento das primeiras mudas de uma cultura de semeadura precoce.