Todos os jardineiros sonham em criar um eterno jardim florido, onde uma planta desbota e outra floresce. Com esta seleção de plantas, um papel importante pode ser desempenhado por Weigela Alexandra (weigela Alexandra em flor). Um arbusto decorativo decorará qualquer canteiro de flores; portanto, a descrição dessa variedade e os recursos para cuidar dela requerem um estudo cuidadoso.
Descrição da nota
Weigela Alexandra é uma das variedades de arbustos de folha caduca da família das madressilvas. Essa variedade ganhou as medalhas de prata e ouro da comunidade de jardins da Holanda e da América. Alexandra é mais confortável em um clima temperado.
Recursos botânicos
Weigela Alexandra é um arbusto resistente ao inverno que pode atingir uma altura de até 1,2 M. A coroa em volume cresce para 1,5 M. Ao longo de dois anos de vida, o arbusto tem até 25 cm de comprimento. Com o tempo, o crescimento diminui. Aos cinco anos, o weigel já está totalmente crescido e quase não altera seus parâmetros. Alexandra é um arbusto compacto perene com uma expectativa de vida de até 40 anos.
Você sabe A planta deve seu nome ao botânico alemão, químico, médico de ciências médicas K.E. Weigel. Ele dedicou grande parte de seu trabalho científico ao estudo dos em forma de samambaia.
Essa variedade possui os seguintes recursos de aparência e sistema raiz:
- Tem uma forma redonda, coroa compacta. A formação do mato é devido aos muitos brotos produzidos. As hastes crescentes têm uma cor marrom escura.
- É caracterizada por uma folhagem intensa. A folhagem adquire uma cor diferente antes e depois da floração. Isso dá à flor ainda mais decorativa. As folhas têm uma forma oblonga lanceolada com um ápice e base pontiagudos. Uma chapa de chapa pode atingir até 9 cm de comprimento e 4 cm de largura. A superfície das folhas é lisa, fosca, com pequenos dentes ao longo das bordas. Sua cor varia de marrom, marrom, roxo a roxo com veias bege. Folhas de outono ficam amarelas.
- Apresenta um sistema raiz misturado, não aprofundado e coberto de vegetação.
- Alexander floresce em grandes flores tubulares em forma de funil, de um tom rosa escuro. Nas gemas, são mais leves e, durante o período de floração, escurecem e lembram sinos brilhantes com até 5 cm de comprimento. Nas inflorescências são coletadas em várias partes. Pode haver cópias únicas. A formação de inflorescências ocorre nas axilas das folhas. À sombra parcial, floresce profusamente, mas com flores menores do que ao sol.
Principais Funcionalidades
Os jardineiros chamam o rival de Weigels de beleza de um rododendro verde e resistente ao inverno. Alexander começa a florescer no início de junho e se encanta com seus sinos por até um mês e meio. Os brotos do ano passado florescem com mais frequência. Se, após a floração, os topos das hastes forem cortados entre 30 e 40 cm, o arbusto florescerá novamente em duas semanas.
Importante! Se o weigel for plantado pela primeira vez no outono, não terá força para o inverno. Melhor fazê-lo na primavera.
A segunda floração não é tão abundante quanto a primeira. Para um bom desenvolvimento, Alexandra precisa de uma quantidade moderada de umidade. Ao sol, ela se sente bem, mas ficará melhor à sombra parcial. Após a floração (em setembro), formam-se cápsulas cinza escuro contendo 2 sementes. Cada um deles tem peixe-leão especial, ajudando-os a voar ao redor do arbusto-mãe. Na primavera eles germinam.
O uso de arbustos no paisagismo
Weigela Alexandra é frequentemente usada em paisagismo. Assim que as primeiras folhas verde-bordô aparecem na primavera, o arbusto já atrai com seu efeito decorativo. A planta é usada para paisagismo em parques da cidade, áreas de lazer, decoração de terrenos pessoais, jardins.
- Aqui estão os benefícios deste arbusto:
- Saturado com tons brilhantes, floresce ativamente.
- A cor das folhas muda constantemente.
- Crohn tem uma bela forma arredondada.
- Ótimo material para modelar cortes de cabelo e criar coberturas.
- Adequado para aterragem simples no relvado.
- Suplementos perenes bulbosos no início da primavera (narcisos, jacintos, tulipas).
- Parece ótimo na entrada do pátio em ambos os lados da pista.
- Adequado para mixborders mistos.
- Complementando o plantio de coníferas, plantas anãs.
- Parece bonito no centro do canteiro.
- Serve como uma orla de um reservatório artificial.
Aterragem
Alexander não tem requisitos especiais para plantar um weigel. Ela enraíza-se bem e é caracterizada por regras padrão da tecnologia agrícola. Esta variedade pode tolerar geadas até -35 ° C.
A melhor época para pousar
Em um clima temperado, Alexander é melhor plantado no final de abril. O solo deve aquecer até + 7 ° C neste momento. É importante que a planta tenha se enraizado antes do início do tempo frio. Nas regiões sul, você também pode realizar o plantio de outono no final de setembro.
Seleção de assento
Como o arbusto não gosta de excesso de umidade, é melhor plantá-lo em locais onde não há água subterrânea. Muito pode levar a infecções fúngicas. É melhor determiná-lo em um local protegido do vento, à sombra parcial e em uma colina.
Importante! Um pré-requisito para o plantio de uma weigela é a ausência de rascunhos. Os ventos atingem facilmente a folhagem.
Preparação do solo
Alexandra prefere terrenos leves e férteis com uma camada de drenagem. Composição neutra ou ligeiramente alcalina mais adequada. Cavar o local duas semanas antes do plantio, aplicar fertilizantes orgânicos e superfosfato. Você pode neutralizar o solo ácido com agentes alcalinos.
Processo de pouso
O trabalho de plantio deve começar com a preparação da mistura do solo. Para fazer isso, misture o solo do relvado com areia e adubo em partes iguais. Para 10 kg dessa mistura, adicione 200 g de fertilizantes minerais e 0,5 kg de cinza.
Em seguida, siga o seguinte plano:
- Cavar um poço de aterrissagem com uma profundidade de 70 cm e uma circunferência de 40 × 40 cm.
- Coloque no fundo uma camada de drenagem de cascalho, argila expandida ou tijolo quebrado com uma camada de 10 a 15 cm.
- Em seguida, preencha a camada de solo preparada com 25 cm.
- Coloque uma muda no centro do buraco e cubra-a com o resto da terra. Certifique-se de que o colo das raízes não caia fundo no chão, mas esteja no nível.
- Pressione o círculo ao redor das hastes.
- Adicione cobertura de agulhas ou serragem.
Cuidado
Durante o período de outono-primavera, a variedade Alexander irá deliciar-se com folhas decorativas e flores de sino brilhantes, se você seguir todas as recomendações de cuidados. Alguns jardineiros até criam um calendário especial que lembra um ou outro procedimento de cultivo. Ele lista todos os eventos por meses.
Rega e alimentação
Molhar uma weigela adulta depende da quantidade de chuva. Com solo suficientemente úmido, você não pode regá-lo. Em uma estação seca, é necessário derramar um balde de água sob cada arbusto 2 vezes por semana. Isto é especialmente verdade para o período de formação de brotos e floração. No outono, é importante regar para fortalecer a imunidade para o inverno. As mudas jovens precisam de mais água para que o caroço de terra nas raízes não seque.
Você sabe Weigels não produzem estolões, isto é, brotos laterais não floridos que servem apenas para propagação vegetativa.
No início de abril, Alexander precisa ser alimentado com fertilizantes à base de potássio, uréia. Duas semanas depois, antes que as folhas desabrochem, você pode adicionar nitroammophoska (40 g por planta). Apoie o período de floração com uma solução de sulfato de potássio (30 g) e superfosfato (30 g). Você também pode fazer o fertilizante húmico líquido "Living Force" (50 ml por 10 litros de água). No final de agosto, regue os arbustos com solução orgânica concentrada. Arbustos jovens de até 3 anos não fertilizam, são fertilizantes suficientes introduzidos durante o plantio.
Afrouxamento e cobertura do solo
A planta jovem forma o sistema radicular nos primeiros três anos, por isso precisa de um solo leve e enriquecido com oxigênio. Após cada rega, tente soltar a zona das raízes e remover as ervas daninhas. A cobertura para os weigels é muito importante. Para fazer isso, você pode usar serragem misturada com turfa, casca de árvore picada, pinheiro esmagado ou cones de abeto. A cobertura morta ajuda a preservar a umidade do solo, protege as raízes do superaquecimento e reduz o crescimento de ervas daninhas. No outono, aumente a camada de cobertura morta com palha e agulhas.
Aparar e moldar um arbusto
No segundo ano de crescimento de um arbusto jovem, você já pode passar o primeiro corte de cabelo para weigela Alexandra. Faça isso no início da primavera, antes que o suco comece a se destacar. Nas hastes da raiz, conte dois botões, remova as partes restantes. Você terá um arbusto de até 15 cm de altura e, dos brotos abandonados, o crescimento jovem começará a crescer imediatamente. Para maior densidade da bucha, você pode repetir o procedimento para o próximo ano.Forme a coroa de uma planta adulta após a floração. Para fazer isso, remova a terceira parte das principais sessões do ano passado. A cada 5 anos, limpe os arbustos de galhos antigos. Remova-os na primavera perto da raiz. Durante o verão, novas hastes se formarão. Todos os anos, a planta exige um corte de cabelo cosmético. Remova galhos fracos, congelados, tortos e secos. Será melhor circular o ar em um arbusto diluído.
Vídeo: formação de arbustos
Abrigo para o inverno
Até que a weigela fique mais forte até os cinco anos de idade, ela deve ser protegida durante o inverno.
Para fazer isso, faça o seguinte:
- batatas jovens mudas;
- adicione uma camada adicional de cobertura de palha, feno ou agulhas;
- amarre as hastes em um monte;
- dobre-os no chão e fixe-os com um estilingue de madeira;
- cobrir os galhos com agrofibra;
- colocar ramos de abeto por cima.
Importante! Quando o arbusto de Alexander atinge cinco anos de desenvolvimento vegetativo, ele não precisa de abrigo no inverno. Basta molhá-lo bem e fazer uma camada densa de cobertura morta.
Métodos de criação
Weigela Alexandra é uma variedade híbrida, por isso é difícil reproduzi-la por sementes. Pode não transmitir todos os recursos da variedade. É melhor propagar camadas, dividendos e estacas de Alexander.
Camadas
Produzir dessa maneira passa em abril. Para fazer isso, encontre o galho, que, de todo o arbusto, está mais próximo do chão. As hastes Weigel são flexíveis, então dobre um pouco e faça uma incisão de 7 a 10 cm na dobra. Trate a incisão com Kornevin e carvão ativado.
Insira uma correspondência nele e cave um galho para que este corte fique no chão. Despeje a camada e prenda com qualquer suporte ou gancho de cabelo. Levante a parte superior da haste verticalmente e amarre-a ao pino. No outono, você receberá um novo arbusto jovem, mas desconecte-o da planta mãe apenas na primavera, para que não morra no inverno.
Dividindo o mato
Um arbusto de 3-4 anos é adequado para dividir. Cavar primeiro, puxe-o suavemente. Com uma pá, divida as raízes no número necessário de peças. Não limpe a terra das raízes. Plante cada divisão de acordo com o esquema descrito acima. Despeje cada muda com água limpa, adicione a cobertura morta.
Estacas
A opção mais adequada para Alexandra weigela é a propagação vegetativa por estacas. Para o material de plantio, escolha uma planta saudável que floresça profusamente.
As estacas são realizadas de acordo com o seguinte plano:
- No final de julho - início de agosto, corte várias estacas semilignificadas de até 20 cm de comprimento com um par de folhas. Faça o corte em um ângulo de 60 °.
- Corte a parte superior em um ângulo de 90 ° 1 cm acima do ovário.
- Coloque-os em um copo com uma solução de “Kornevin” ou outro agente de enraizamento por um dia.
- Em seguida, afunde-os em 3 cm em copos com um substrato de turfa e areia, despeje.
- Cubra os espaços em branco com copos ou sacolas plásticas transparentes para obter um efeito estufa.
- Mantenha o solo nos recipientes sempre úmidos.
Após 5-6 semanas, as estacas criarão raízes e, em seguida, você poderá remover as tampas e cuidar das estacas como planta da casa. Na primavera, as estacas estarão prontas para o transplante em campo aberto.
Vídeo: propagação por estacas
Doenças, pragas e seu controle
A variedade Alexander é dotada de imunidade média de doenças e pragas. Se a umidade do solo for exagerada, o sistema radicular pode ficar podre. Esta lesão bacteriana ajudará a eliminar Topsin. Em abril, para profilaxia, trate o Weigela com uma solução de sulfato de cobre.
Devido a uma superabundância de fertilizantes inorgânicos, pode ocorrer oídio na forma de placas e manchas marrons. Pulverize esse arbusto com uma solução de sabão e cobre (são necessários 100 g de sabão, 10 g de sulfato de cobre para 5 l de água). Em casos muito avançados, consulte as preparações Chistosvet, Fitosporin-M. Às vezes, a planta é afetada pela ferrugem, o que indica uma infecção por fungos. Lute com ela com líquido de Bordeaux.
As doenças de arbustos a arbustos podem ser transmitidas pelas seguintes pragas:
- Ácaro aranha. Este é um pequeno inseto que se alimenta de seiva de plantas. Após suas invasões, manchas secas e uma teia fina aparecem nas folhas. Carrapatos se escondem na parte de trás das folhas, onde ficam até 150 larvas em uma. Pulverize a planta infectada com as preparações: "Keltan", "Appolo", "Actellik", "Karbofos".
- Fumegante. Inibe o crescimento de arbustos. Use Rogor, Aktaru, Biotlin.
- Tripes. Suco de insetos. Com o tempo, poeira acinzentada aparece na planta. Para ajudá-lo a inseticidas: Topázio, Aktara, Nitroferon.
- Lagartas. Por causa de comerem folhas, os arbustos decorativos estragam. Pulverize Weigel 2 vezes com “Bitoxibacilina” na proporção de: 20 g por 5 litros de água.
- O ursinho. Insetos grandes roendo raízes, após o que a planta pode morrer. Uma infusão de casca de cebola (500 g por 5 l de água) ajudará a lidar com o problema. Pulverize diretamente no chão sob a raiz. Execute este procedimento três vezes por semana. Você pode substituir esta infusão por uma solução de Karbofos.
- Maybug Larvae. Devido ao fato de comerem em torno das raízes, a planta murcha e morre. A droga "Bazudin" ajudará a se livrar deles.
Para proteger Weigela Alexander de pragas, você pode plantar plantas repelentes perto dela: gerânio, tansy, calêndula, lavanda. Os insetos têm medo de seu cheiro. A decorativa e de alta resistência ao gelo weigela Alexandra tornou-a popular entre jardineiros e designers. O arbusto se enraíza perfeitamente nas regiões central e ocidental da Rússia. Sujeito a todas as regras para o cuidado e a fertilização da colheita, você pode desfrutar de flores e folhas brilhantes durante todo o período primavera-verão.