Hoje, um agricultor empreendedor da região de Odessa tem à sua disposição um imenso jardim de pistache: um camponês plantou mais de três hectares de terra com uma noz única na Ucrânia.
"Por alguma razão, essa árvore não é cultivada em nosso país", disse Andrei Petkov, o mesmo entusiasta de agricultores. "E pretendo quebrar o estereótipo de que o pistache não é uma cultura para a Ucrânia, e acredito que em seis anos colecionarei a primeira (e provavelmente generosa) colheita de belos pistaches".
Confira
"Portanto, tenho todas as chances não apenas de cultivar o bosque, mas também de obter lucros tangíveis após a venda da primeira colheita", Andrei tem certeza. - Em cada hectare, tenho quase trezentas mudas crescendo. Em dez anos, será possível coletar dez quilos de pistácios saborosos e de alta qualidade de cada árvore. ”
Petkov espera que sua experiência sirva de "pontapé mágico" para outros agricultores ucranianos das regiões sul, porque a produção em massa de pistácios é literalmente uma "mina de ouro".
De fato, os pistácios no mercado não são baratos, porque às vezes são chamados de "nozes de diamante". E Andrei Petkov enfatiza que as condições climáticas dos territórios do sul da Ucrânia são bastante adequadas para o cultivo de jardins de pistache: as árvores são resistentes a variações de temperatura de dez graus de geada a quarenta graus de calor e sentem-se calmamente em solos salinos costeiros.