Os pastores franceses afirmam ter perdido centenas de vacas devido à eletricidade proveniente de turbinas eólicas e painéis solares próximos e matando lentamente seus animais.
No departamento de Côte d'Armor, Bretanha, esse fenômeno resultou na morte de centenas de animais em fazendas, disseram trabalhadores agrícolas. Um fazendeiro chegou a processar uma empresa sem nome por mortes misteriosas, que começaram a notar que seus animais estavam perdendo peso e muitos deles morreram mais tarde.
Mas os veterinários não conseguiam entender o que causou a morte das vacas, porque não sofriam de doenças e, em seguida, os agricultores de suas próprias terras começaram a pesquisar.De acordo com os agricultores, esses estudos mostraram que turbinas eólicas e painéis solares emitem muito eletricidade para a terra, que mata lentamente seus animais.O fazendeiro local Patrick Le Nechet relatou que as mortes misteriosas começaram após a instalação de um novo lote de painéis solares fotovoltaicos. Ele descobriu que as correntes elétricas excedem um volt no solo e na água, o que é três vezes maior que o limite permitido para os animais.
Um fazendeiro disse à rádio francesa Europe 1: “Eles perderam peso, perdemos 120 vacas em cinco anos. É impossível explicar, mesmo os veterinários não sabem o que fazer ... Muita corrente direta entra na terra. Quando vemos que todos os animais morrem, isso é inaceitável ".
Thibault Bauch, consultor do grupo de proteção sanitária, disse: "O corpo humano tem uma resistência elétrica de 1.500 Ohms e as vacas têm apenas 500 Ohms, sem mencionar o fato de que não estão separadas do solo com solas de borracha".