Na Ucrânia, um aumento na área sob abóbora é cada vez mais observado.
Segundo estatísticas oficiais, apenas nos últimos cinco anos, 16% a mais de terras foram alocadas para o cultivo desta safra. Especialistas acreditam que a tendência para aumentar a produção de abóbora no país continuará no futuro.
O Serviço Estatístico de Estatística da Ucrânia relata que em 2018 a área cultivada sob a mesa de abóbora atingiu 29,2 mil ha, 5% a mais do que no ano anterior, quando a abóbora foi cultivada em 28 mil ha. A colheita de 2018 não ignorou a abóbora, que coletou 11% a mais do que em 2017. Os altos rendimentos da colheita foram em grande parte devido às condições climáticas amenas em 2018.Os participantes do mercado não se surpreendem com o aumento da produção de abóbora no país. Eles dizem que isso é compreensível, pois a demanda pelo produto está crescendo o tempo todo. O interesse é demonstrado não apenas pelos processadores, mas também pelos consumidores. Além disso, a demanda por abóbora não diminui no mercado interno e no exterior.
Para informação, na Índia, a abóbora é usada como uma armadilha para macacos que prejudicam a agricultura. Para pegar os ladrões de cauda, uma abóbora é amarrada a uma árvore, um pequeno buraco é perfurado e a isca é colocada dentro. Pode ser um grão ou uma fruta deliciosa. O macaco lança uma pata através do buraco, encontra a isca e procura retirá-la sem abrir o punho.