As árvores frutíferas no oeste e norte da Ucrânia foram afetadas por uma doença que poderia negar os frutos de caroço no ano em curso, disse o chefe da agrometeorologia do Centro Hidrometeorológico da Ucrânia Tatyana Adamenko.
As geadas observadas no final de abril e no início de maio danificaram levemente as árvores frutíferas. Mas nas regiões oeste e norte, incluindo a região de Kiev, foram notadas lesões em larga escala de moniliose de pera, cereja e damasco, um meteorologista compartilhou informações.
Segundo Tatyana Adamenko, a doença no estágio inicial danifica a flor e depois se espalha para as folhas e brotos da árvore frutífera. Em tal situação, podemos dizer que a colheita deste ano não é necessária.Fatores favoráveis ao desenvolvimento da doença são a diminuição da temperatura do ar durante o período de floração e as chuvas prolongadas no início de abril.
Como prevêem os especialistas, este ano a colheita de frutas, incluindo peras e maçãs, será menor do que no ano anterior, não apenas devido aos volumes recordes de produção em 2018, mas também devido ao impacto negativo das condições climáticas no desenvolvimento das frutas.Anteriormente, foi relatado que este ano há uma ameaça real de danos às flores e brotos da macieira por queimaduras moniliais, que foram advertidas por especialistas do Instituto de Jardinagem NAAS.