Os agrários da fazenda “Saffron Lyubimivsky” plantaram 1 ha de aspargos. Isto foi dito pelo co-proprietário da economia Oleg Demchenko.
No total, a empresa agrícola cultiva três variedades de aspargos. “Temos espargos verdes e roxos. Uma variedade que vai para o aspargo branco, apenas o transformamos em verde, porque a tecnologia para o cultivo de aspargo branco é um pouco mais complicada - precisamos desenterrar os tubérculos da terra, mas agora não estamos prontos para isso ”, diz Demchenko.
A temporada de colheita de aspargos de 2019 já terminou, e no total dura cerca de 2-2,5 meses. Demchenko observa que este ano o rendimento foi inferior ao do ano passado, foi afetado pelas condições climáticas.
“No ano passado, coletamos 5 toneladas de aspargos por hectare. Este ano, coletamos cerca de 4 toneladas e estava muito quente. O aspargo precisa crescer 20 cm, depois é comercializável, é cortado, macio e o broto ainda não permite seus ramos laterais adicionais. E quando está muito calor, o aspargo não tem tempo para crescer, pois já está florescendo e, portanto, houve muito casamento este ano. Eles não conseguiram as mercadorias ”, lamenta o agricultor.
Atualmente, a fazenda vende seu spray para a fazenda vizinha, que a vende sob a marca "Gurmets z Lyubimivki". Mas, posteriormente, a empresa planeja lançar um produto com sua própria marca.
"Enquanto trabalhamos sob a bandeira" Gurmets z Lyubimivki ". Pelo fato de empacotar, pegar e vender nossos aspargos, damos a eles 50% do lucro. Mas já estamos trabalhando em nossa marca. Já o desenvolvemos e, posteriormente, acho, você verá outra marca registrada nas prateleiras, que será chamada de "Asparagus Lyubimіvska", o agricultor compartilha seus planos.
Mas, para isso, a economia quer primeiro expandir a área sob a cultura e desenvolver um mercado. Todos os aspargos da fazenda estão localizados na irrigação subterrânea por gotejamento, projetada por 8 anos. Mudas de espargos já foram plantadas na fazenda para expandir a área para a colheita do próximo ano.
“Para 10 a 12 ha, queremos aumentar a área com aspargos. Mas será gradual. Acho que expandiremos 1-2 ha por ano ”, acrescenta Oleg Demchenko.