O camponês grego, cultivando seus próprios campos a 150 quilômetros de Atenas, ficou surpreso ao ver um fragmento de uma escultura antiga sob uma camada de terra.
Tendo chamado os arqueólogos para o local da descoberta, o fazendeiro ficou surpreso ao ver como os especialistas conseguem mais três esculturas sob várias camadas de solo. Como se viu, centenas de anos atrás, no local onde os camponeses estão cultivando hoje, os gregos antigos organizaram sete sepulturas.
Segundo o Ministério da Cultura da Grécia, as estátuas encontradas são esculturas de jovens, homens de construção atlética. Os arqueólogos enfatizam que as esculturas descobertas também são chamadas de kuros.
Segundo os pesquisadores, essas sepulturas podem fazer parte de um cemitério em grande escala, que foi quebrado aqui durante o período arcaico. As escavações no campo do agricultor grego começaram em meados de outubro de 2018 e continuam até hoje. "E isso é apenas o começo", asseguram os historiadores, vale ressaltar que há algumas semanas atrás, na ensolarada Grécia, outra tumba foi descoberta na terra de outro fazendeiro. Segundo os arqueólogos, esse artefato pode ser atribuído com segurança ao final do período minóico.
"Eu moro em Kentry, isso é em Creta", admitiu o camponês aos repórteres. - Uma vez estacionei meu carro em um olival plantado em volta da minha casa. E de repente percebi que debaixo dos meus pés o chão estava começando a ceder. Logo apareceu um funil com pouco mais de um metro de profundidade. Ao investigar, percebi que, sob o meu bosque, oculta algo verdadeiramente antigo e majestoso ".
Expandindo o recesso, os arqueólogos chamados pelo fazendeiro descobriram dois enterros.
"Havia dois caixões feitos de barro", dizem os pesquisadores. "Ambos são muito pequenos, e os corpos dos homens encontrados neles estavam na posição de embrião".
Os arqueólogos não excluem que os dois mortos foram ricos nobres durante a vida - isso é evidenciado pela qualidade dos caixões e utensílios encontrados perto dos túmulos - vasos de cerâmica, outros utensílios e jóias.
As escavações continuam no local dos dois achados - em Kentry, perto de Atenas.