Os produtos comprados nos supermercados ucranianos estão cada vez mais levando ao botulismo.
Acredita-se que a bactéria do botulismo geralmente possa viver apenas em carnes defumadas, cogumelos e alimentos enlatados em casa. um desses casos é registrado. A vítima adoeceu com botulismo depois de provar produtos enlatados da rede de distribuição.
Confira
É em um ambiente fechado de alimentos enlatados que a bactéria do botulismo se sente melhor. Na ausência de oxigênio, a bactéria produz ativamente toxinas. Eles acumulam e levam a doenças, disse o chefe da vigilância sanitária e epidemiológica e a organização da investigação de surtos da Administração Estatal de Alimentos e Medicamentos da Região de Dnipropetrovsk, disse Nelya Polyukhovich.
Em 2017, 103 pessoas adoeceram com botulismo na Ucrânia. Destes, 8 casos foram fatais. Em 2018, foram registradas 92 vítimas de botulismo. Destes, 7 pacientes morreram.
O fato de o botulismo ficar doente depois de consumir enlatados do supermercado Nelya Polyukhovich considera fabricantes inescrupulosos. Se esse caso for identificado, uma multa de 40 mil UAH para pessoas jurídicas e 30 mil UAH para pessoas físicas será aplicada ao fabricante. A polícia abre um processo criminal, as atividades da empresa estão suspensas.
Os primeiros sinais de botulismo: escurecimento dos olhos, boca seca, falta de ar. Se eles estiverem presentes depois de comer carnes defumadas, cogumelos, alimentos enlatados, consulte um médico imediatamente. A doença pode ser fatal!
Na Ucrânia, o soro do botulismo não é produzido. É entregue por canais humanitários e nem todas as instituições médicas do país foram atendidas, resumiu Nelya Polyukhovich.