A ICCI (Citizens Community Improvement ICCI) e a Food & Water Watch, um grupo de organizações não-governamentais que lidam com responsabilidade corporativa e governamental relacionada à alimentação, água e alcance corporativo, entraram com uma ação coletiva contra Iowa.
O processo alega que Iowa violou sua obrigação de proteger o rio Raccoon para o uso e benefício de todos os residentes do estado.
Essa obrigação é chamada de doutrina da confiança pública e exige que o Estado proteja o uso público e não renuncie ao controle sobre os interesses privados. A ação afirma que o estado não está cumprindo seu dever. Os grupos são representados por Justiça Pública, Food & Water Watch, Roxanne Conlin & Associates e Channing Dutton, Advogado, Advogado, Dutton & Drake LLP.“Os residentes de Iowa estão cansados de saber que nossos interesses - nossa água, nossa saúde, nosso abastecimento público de água, nossa água potável, nossas carteiras - devem ser comprometidos ou equilibrados com os interesses das empresas e de outras indústrias que desejam arruinar nossos interesses. vida para lucro. Nosso processo mantém o estado em um nível superior - para nós, nossos filhos e netos ”, disse Adam Mason, diretor de políticas públicas da ICCI em um comunicado à imprensa da ICCI.
Segundo a ICCI, o rio Raccoon é uma fonte de água potável para 500.000 residentes de Iowa. De acordo com um comunicado à imprensa da ICCI, a maior unidade hidráulica de Des Moines (DMWW) de Iowa possui um dos sistemas de remoção de nitrato mais caros do mundo.A ICCI diz que a luta da concessionária por água potável segura por moradores de Des Moines foi documentada em um processo de 2015 contra condados a montante, alegando que sua incapacidade de regular os drenos de telha resultou em uma quantidade excessiva de nitratos perigosos na água de nascente do rio Guaxinim.