As condições climáticas desta primavera levaram à perda de cerca de 60% da colheita de damasco no território da região de Cherkasy.
Durante a floração por vários dias na região, foi observada uma diminuição da temperatura do ar para 0 ° C, bem como um vento forte. As flores congelaram e tomaram banho, e os brotos ficaram pretos e secaram.
Cerejas e outras árvores frutíferas não foram afetadas, mas este ano não haverá damascos, diz Olga Kullab, jardineira do jardim botânico.Olga Zubenko, candidata a ciências biológicas na CNU em homenagem a Bogdan Khmelnitsky, explicou a situação com a futura falta de colheita de damasco por dois motivos. Baixa temperatura e clima úmido contribuíram para a rápida propagação de fungos que atingem árvores frutíferas.
Além disso, as árvores de damasco foram severamente danificadas pelas de asas duras, como a alenka peluda e o bronze verde. Esses insetos se alimentam de flores. Os frutos de caroço também sofreram o ataque de uma mosca de ameixa.Para informação, a mosca da ameixa é generalizada em toda a Europa e Ásia Central. Suas larvas vivem nos frutos, danificando-os seriamente. Uma mosca de ameixa pode prejudicar 6 frutas. Em um ataque em massa, esses insetos podem destruir 60-80% da colheita, escolhendo as melhores frutas.