O ex-criador de ovelhas Kevin Stevens cresce e coleta narcisos nas Montanhas Negras do País de Gales para ajudar pacientes com doença de Alzheimer.
Os narcisos contêm uma grande quantidade de galantamina, um composto conhecido por retardar a progressão dos sintomas da doença de Alzheimer.
Kevin Stevens, proprietário da empresa de pesquisa biológica Agroceutical Products, cresce narcisos a 300 metros acima do nível do mar nas montanhas negras de Powis, a unidade administrativa do condado de Gales. O fato é que os narcisos cultivados em montanhas altas contêm mais galantamina do que aqueles cultivados em condições comuns.Após a coleta, os narcisos são processados e entregues às empresas farmacêuticas para cristalização em comprimidos e cápsulas prescritas. A equipe de cinco pessoas da Agroceutical Products produz 20 kg de galantamina por ano, ajudando mais de 9.000 pacientes com Alzheimer em todo o mundo.
A Agroceutical Products está exportando seus produtos para empresas farmacêuticas dos EUA e do Canadá e planeja entrar no mercado da Nova Zelândia com o apoio do Departamento de Comércio Internacional do Estado (DIT).Kevin Stevens disse: “É incrível pensar que o emblema nacional galês, um humilde narciso, pode melhorar a vida dos pacientes com Alzheimer em todo o mundo, proporcionando um futuro econômico para os agricultores das montanhas e suas famílias. Nos últimos anos, o interesse em produtos farmacêuticos à base de plantas aumentou e existem muitos compostos à base de plantas não utilizados que podem se tornar medicamentos muito importantes nos próximos anos. ”