Abeto - árvores sempre-verdes que crescem da 3ª à 8ª zona de resistência ao gelo, ou seja, onde a temperatura mínima do inverno é de -12 ° C a -40 ° C. É melhor transplantá-los quando estão em um período de descanso. Sobre o que você precisa saber para um transplante bem-sucedido e as regras básicas para sua implementação, leia mais no material.
Quando transplantar abeto
O plantio de árvores no local começa no início da primavera, antes da abertura dos brotos. Eles formarão raízes se a temperatura do ar subir acima de + 5 ° C. Da mesma forma, eles podem ser plantados no outono - em setembro ou outubro. Os pinheiros criam raízes, suportam calmamente o inverno e na primavera já dará novo crescimento de galhos.
Para um novo local
Se a árvore foi plantada incorretamente e, após algum tempo, foi necessário transplantá-la, ela é realizada na primavera antes da abertura dos brotos ou no outono. O critério para iniciar o pouso é a temperatura do ar. No chão, não deve esperar geada. Claro a árvore pode ser transplantada no verão, mas as coníferas não toleram o plantio no calor do verão e machucam.
No inverno, a árvore também não é perturbada. Os abetos, diferentemente das árvores de folha caduca, não caem em estado de descanso completo. Isso significa que um sistema radicular mal enraizado não será capaz de obter umidade do solo necessário para suportar as agulhas. Portanto, adie o pouso até a primavera.
Da floresta para o enredo
O abeto atinge uma altura de 60 a 80 me um diâmetro de tronco de 3,5 m. Portanto, ninguém replanta árvores adultas. Mas Você sempre pode pegar uma pequena muda da floresta e plantá-la no local. Isso deve ser feito em março antes que a árvore comece o fluxo ativo de seiva. O abeto crescerá mais de 200 anos, por isso é melhor selecionar imediatamente o site certo.
Importante! Os abetos jovens da floresta precisam ser desembarcados no local no mesmo dia em que foram desenterrados e levados para casa.
Ao transplantar, tente tirar o máximo de solo possível em que a árvore cresceu da floresta. Contém fungos micorrízicos. Eles formam um sistema único com as raízes, processando fósforo e outras substâncias difíceis de assimilar e, em troca, recebem produtos da fotossíntese da árvore.
Para o plantio, selecione um abeto na floresta não superior a 0,7–1 m. É aconselhável escolher um que cresça separadamente, e não em grupo.
Tais árvores são consideradas mais resistentes a doenças e se adaptarão melhor a um novo local. Para reproduzir o pouso in vivo mais tarde, você pode marcar os pontos cardeais no tronco com uma fita de marcação. E ao plantar em um local permanente, desdobre a árvore da mesma maneira.
O abeto é cavado e removido junto com o solo. O diâmetro da copa de 70 cm da árvore será de 25 a 40 cm. Em seguida, as raízes e o solo são reduzidos a uma estopa úmida. É necessário não danificar os galhos durante o transporte. Também é proibido arrastar uma árvore pelo tronco, para não quebrar.
Como transplantar abeto no local no outono
Para plantar no outono, você precisará escolher um dia nublado em setembro. É aconselhável que, após o término do processo, comece um pouco de chuva. Não existem muitas regras para o transplante de abeto.
Você precisará de:
- preparar o local e o poço;
- traga uma muda da floresta junto com o solo;
- preparar materiais: tijolos quebrados para drenagem, areia, adubo.
Enquanto você estiver se preparando para plantar, coloque a árvore bem colocada de lado para não danificar os galhos.
Escolhendo um lugar para pousar
Os pinheiros crescem em uma área sombreada. Mas você pode escolher um ensolarado. O principal é que, quando a árvore atinge sua altura ideal, ela não interfere: não cria uma sombra espessa no jardim, não fecha janelas e não interfere nos sistemas de comunicação.
Deve haver uma distância de pelo menos 10 m entre o abeto alto e o edifício mais próximo.
O mesmo se aplica a cercas e outras estruturas, incluindo calçadas e calçadas, onde as maiores raízes podem eventualmente causar a deflexão de trechos planos da rota, becos. A água subterrânea deve estar a menos de 2 m da superfície para evitar estagnação da água e deterioração das raízes.
2 semanas antes do pouso, você precisará preparar um poço. Para isso, o site está desenterrado. Retire as ervas daninhas. A profundidade do poço será de cerca de 60 cm e a largura dependerá do tamanho do sistema radicular.
Importante! Também preste atenção ao fato de que todas as coníferas são propensas a queimaduras, incluindo abeto. Portanto, a área deve estar sombreada naturalmente após 3 horas do dia.
Preparação do solo para transplante de abeto
Um bom solo é a chave para o crescimento bem-sucedido das árvores. Se estiver ruim, basta suplementá-lo com fertilizantes orgânicos. Pesado e argila - adicione com areia. O objetivo é criar a maior área possível de solo fértil e saudável que possa ser desenvolvido pelas raízes.
Portanto, o tamanho do buraco de plantio será sempre 2-3 vezes maior que o diâmetro do sistema radicular da muda. Remova raízes e ervas daninhas maiores que um punho do solo. Você pode deixar aqueles que são menores colocando-os na camada de drenagem.
Plantio de árvores:
- Cavar o site.
- Cavar um buraco a uma profundidade de 0,5-0,7 m.
- Certifique-se de colocar o dreno na parte inferior. Pode ser pedras, pedras, tijolos quebrados. A espessura da camada é de 15 a 20 cm. É necessário limitar o contato das raízes com o excesso de umidade.
- Agora preencha o poço com uma mistura de terra ou composto misturado com areia do rio. Isso é necessário para aumentar as propriedades nutricionais e de retenção de água da terra. Adicione também 10 kg de serragem e 200 g de nitroammofoski à composição.
- Mexa e encha o fundo do poço com uma lâmina. Agora instale uma muda sobre ela e despeje o solo trazido da floresta.
- Endireite as raízes nas laterais do cone de terra e comece a adormecer com a mistura do solo. Como resultado do plantio, a árvore deve estar no mesmo nível em que cresceu na floresta.
Após a conclusão do trabalho, o círculo do tronco pode ser triturado. Isso ajudará a manter a umidade no solo e a inibir o crescimento das ervas daninhas. A cobertura também protege o solo no calor do superaquecimento e no inverno da geada. A altura da camada é de 10 cm e deve estar localizada ao redor da árvore, mas não deve atingir o tronco 15 cm para impedir que o colo da raiz molhe com água.
Como cuidar do abeto após o transplante
Apesar de as coníferas serem despretensiosas em condições de cultivo e cuidado, elas ainda precisam da atenção de um jardineiro.
Depois de plantar o abeto, você precisa:
- regar;
- fertilizar;
- afrouxar o solo após a rega;
- cobertura morta;
- realizar poda sanitária;
- combater pragas.
Você sabe As coníferas não apenas decoram o jardim; no inverno, fornecem aos pássaros uma proteção vital contra a chuva e os ventos gelados. Portanto, os jardineiros recomendam plantar cerca de 1/3 das árvores coníferas em um local.
Rega adequada
A água recentemente plantou o abeto rapidamente, encharcando o solo com 1-2 baldes de água. O solo precisa ficar úmido, mas não líquido. O excesso de água libera substâncias úteis para as camadas inferiores do solo, onde as raízes da planta ainda não podem alcançá-las.
Continue a regar semanalmente durante o primeiro ano de crescimento. A exceção são os momentos de seca. Se o solo superficial estiver seco, regue a água independentemente de quando a rega anterior foi realizada. As árvores adultas podem ser regadas com menos frequência - 1-2 vezes por mês.
As sempre-vivas nunca cessam completamente sua atividade. Portanto, você precisará iniciar a irrigação no início da primavera e continuar até o final do outono. A última rega é realizada 2-3 semanas antes do início da geada.
Para árvores plantadas perto da pista, a aspersão é realizada periodicamente. Isso ajuda a remover a poeira deles. Mas você precisa fazer isso de manhã, para que a umidade tenha tempo para secar e as agulhas não sejam queimadas pelo sol durante o dia.
Cultivo e cobertura do solo
Durante a irrigação, o solo é comprimido. O ar não penetra nele, o que significa que a atividade vital das bactérias benéficas do solo cessa. E isso afeta negativamente o desenvolvimento do sistema raiz. Portanto, o afrouxamento é realizado após cada rega. E combiná-lo com a remoção de ervas daninhas.
Para o cultivo, uma enxada de jardim é usada. Eles cavam no solo 10 cm.
Mas se você cobriu a zona do tronco próximo com cobertura morta, não precisa soltá-la. A cobertura do solo protege o solo da compactação e impede o crescimento de ervas daninhas. Além disso, a cobertura orgânica é uma fonte de nutrientes para o abeto. Sob a influência da umidade, é esmagado e libera a matéria orgânica contida no solo.
Fertilizantes e fertilizantes
Quanto aos fertilizantes, ao contrário da madeira de lei, o abeto não precisa de nitrogênio para o desenvolvimento. Portanto, ao comprar preste atenção às misturas em que a proporção das partes é indicada, como 5-10-10, onde os números são a porcentagem de nitrogênio, fósforo e potássio em solução. Passe a alimentação no início da primavera em março ou abril. O uso de composto na quantidade de 3-5 kg por 1 quadrado. m) Você precisa repetir a cobertura em junho, quando os cones começarem a amadurecer.
Você sabe Fir possui um sistema raiz desenvolvido. Portanto, ele pode ser plantado em uma área problemática para evitar a erosão do solo.
Poda
A causa mais comum de poda de sempre-vivas do ponto de vista estético é o aumento da densidade. Assim, os galhos podem se esticar e a árvore parece exausta. Para interromper o crescimento intenso, você pode beliscar as partes superiores durante o período de aparecimento de um novo crescimento.
Em resposta a isso, os botões laterais despertam e o ramo se torna mais denso. O abeto de Crohn é formado na forma de um cone. Portanto, quase não é submetido a corte e corte de moldagem somente quando o ramo interfere por algum motivo.
Quando o abeto atinge uma altura de 1,5 m, você pode aparar os galhos inferiores perto do tronco. Isso abre a parte inferior da árvore para acesso ao oxigênio. Galhos secos são podados assim que são encontrados. Para fazer isso, limpe as bordas da ferramenta de corte com álcool antes e depois do trabalho. Isso não infectará o abeto com microflora patogênica.
Importante! É proibido remover mais de 1/3 da massa verde das coníferas. Isso pode causar a morte da árvore.
Doenças e Pragas
Os métodos de controle de insetos podem variar. Alguém prefere métodos de controle biológico: armadilhas de feromônios, atração de pássaros ou insetos predadores para o jardim, e alguém imediatamente muda para o uso de inseticidas. Cada jardineiro decide qual método escolher com base em sua experiência e desejo.
Todas as coníferas podem se propagar por estacas e sementes. Para o abeto, outra maneira está disponível - as camadas. Se o seu ramo estiver em contato com o solo, ele criará raízes.
A luta deve começar com a identificação correta da fonte do problema. Para combater os insetos, é importante saber quando ocorre a infecção e combater os fungos - doenças que são características das coníferas na sua região e o período de sua ativação. Inspecione o abeto regularmente quanto a pragas e doenças.
Pulverize árvores pequenas com um fluxo direto de água de um bico de mangueira de jardim. Então você remove pequenas infecções com carrapatos, pulgões e lagartas. Para tratar infecções intensas, você precisará usar inseticidas. E você precisa fazer isso rapidamente para evitar a queda de agulhas e a infecção de outras árvores.
Os principais tipos de prevenção e tratamento de abetos:
- fornecer as condições certas para o crescimento e desenvolvimento (irrigação, acesso ao oxigênio e luz solar);
- destruir as partes afetadas da planta (galhos);
- despeje agulhas com água para lavar os insetos;
- atrair joaninhas para o jardim para controlar pulgões e outras pragas sugadoras;
- atrair mamas para controlar as lagartas.
As principais pragas:
Nome dos insetos | Danos | Métodos de luta |
Pulgões | Suga suco de pequenos galhos, causando danos mínimos, se não houver infecção secundária por infecções fúngicas que se instalam nas secreções de pulgões. | Enxaguar com um forte fluxo de água. Esses insetos não podem mais retornar à planta a partir do solo. Ou pulverize com uma solução de sabão inseticida. |
Escudo falso | Afeta o topo dos brotos. | No início da primavera, cintos de caça são instalados no porta-malas. Então eles coletam pragas e as destroem. |
Traça de abeto | Suas larvas (lagartas de cor preta) comem agulhas. | O círculo do tronco é desenterrado no outono para destruir as larvas do inverno. |
Ácaro aranha | Afeta as agulhas. | Destruído por pulverização com acaricidas. |
Se houver líquido preto escorrendo na árvore, manchas ou úlceras são sinais de doenças fúngicas. Em tal situação, você precisa limpar a árvore para obter uma casca saudável, tratá-la com uma solução de sulfato de cobre a 0,5% e cobri-la com var. Como prevenção de doenças fúngicas, elas são pulverizadas com sulfato de cobre ou outro fungicida na primavera, quando os rins se abrem. E depois repita após 2 semanas.
Vídeo: Como plantar e cuidar do abeto
Cuidado de inverno
A coisa mais importante a fazer é fornecer abeto com a quantidade necessária de água. Para fazer isso, é abundantemente regada em meados de outubro. Mudas pequenas são suscetíveis a lesões provocadas pelo gelo e podem ser danificadas por uma grande massa de neve. Portanto, uma estrutura é instalada ao redor deles e eles são equipados com fibra de fibra ou cobertos com galhos de abeto.
Você sabe Todas as coníferas podem se propagar por estacas e sementes. Outra maneira está disponível para abeto — estratificação. Se o seu ramo estiver em contato com o solo, ele criará raízes.
A parte superior da estrutura é deixada entreaberta para permitir a entrada da luz solar. É necessário para a fotossíntese. O revestimento de estopa é usado onde a neve é insuficiente. Protegerá as plantas da geada em vez da cobertura de neve. Árvores maduras podem amarrar galhos mais próximos ao tronco para que não sejam quebrados pela neve.
O processo de plantar ou transplantar abetos é simples. Depois disso, a árvore não vai doer, mas precisa se aclimatar. E para ajudá-lo nisso, tente escolher o local de pouso certo e forneça solo fértil.