A Irish Farmers Association (IFA) pediu ao governo e à Comissão da UE que compensem os agricultores pela carne bovina, perdas do Brexit, que, segundo eles, ultrapassam os 100 milhões de euros.
Embora a saída do Reino Unido da UE seja adiada para outubro, há relatos de que os estoques de carne bovina do Brexit no Reino Unido pressionam os preços de ambos os lados do mar da Irlanda.
A associação escreveu uma carta ao ministro Creed e ao comissário da Agricultura, Phil Hogan, com uma descrição detalhada das perdas de € 101 milhões. “Os produtores de carne bovina passaram por um período terrível de perda financeira, principalmente devido à incerteza no mercado imposta pelo Brexit, mudanças na taxa de câmbio da libra e preços mais baixos.Alguns produtores de carne enfrentam um colapso financeiro. "Eles não podem arcar com essas perdas, e é muito importante que o governo e a Comissão da UE forneçam um pacote de assistência direta aos agricultores interessados".
O presidente da Associação Irlandesa de Agricultores, Joe Healy, disse que este é um teste real para o governo e a Comissão da UE em relação às suas promessas de apoiar os agricultores neste período mais difícil.“Os agricultores esperam que cumpram suas obrigações nos últimos meses. Agora eles devem converter essas obrigações em entregas reais e cobrir as perdas que os agricultores já sofreram hoje ”, afirmou o presidente da Irish Farmers Association.