Para tornar o solo mais fértil, ele precisa ser fertilizado regularmente. Na maioria das vezes, o composto é usado para fertilizantes, húmus e adubo verde - “adubo verde”. O trigo sarraceno é um dos melhores representantes de culturas anuais de rápido crescimento usadas para fertilizar o solo. Neste artigo, você aprenderá sobre os benefícios e malefícios do trigo sarraceno como siderate e as regras para cultivá-lo.
Os benefícios e malefícios do trigo sarraceno como siderata
- O trigo mourisco tem várias vantagens como siderado:
- A planta tem um efeito positivo na saúde do solo, principalmente após os cereais. Com sua ajuda, o solo é liberado de organismos patogênicos.
- O trigo sarraceno é um fertilizante muito bom antes de plantar quase todas as hortaliças.
- O crescimento das ervas daninhas é suprimido devido ao amplo sistema radicular.
- O uso do trigo sarraceno é útil como um siderate ao plantar perto de árvores e vinhedos. Pode proteger a terra do excesso de secagem e atrai muitos insetos benéficos durante a floração.
- Em consideração, as raízes do trigo sarraceno desempenham o maior papel. Eles tornam o solo mais solto, permitem que uma grande quantidade de ar passe sob o solo. Sature a terra com nitrogênio e fósforo.
- Mas também essa cultura de semeadura tem várias desvantagens, que incluem:
- Má tolerância à geada e à seca.
- Se o trigo mourisco for plantado com muita espessura, suas raízes ficarão densamente entrelaçadas e o solo será difícil de cultivar.
- Aconchego com alguns tipos de culturas agrícolas.
Que culturas usar
Esse adubo verde é ideal para uso em quase todas as famílias de plantas, exceto trigo sarraceno (por exemplo, ruibarbo, azeda, etc.). É um excelente precursor para muitas culturas vegetais, incluindo cenouras, pepinos e até morangos. Além disso, como mencionado anteriormente, o trigo sarraceno será um excelente fertilizante antes do plantio de arbustos e árvores frutíferas, pois cria trocas de ar a uma profundidade de 2 metros e estrutura o solo.
Se você deseja semear cereais, é necessário que o solo esteja macio e solto. Separadamente, vale a pena notar a boa interação desse tipo de adubo verde com ervas: azeda, endro, sementes de cominho, aipo e salsa. Muitos jardineiros aconselham plantar trigo sarraceno com repolho. Mas é melhor não usar trigo sarraceno perto de batatas e aveia.
Regras de crescimento
A tecnologia para cultivar esse adubo verde não é muito complicada, mas vale lembrar que em regiões quentes a rega deve ser frequente. As sementes não tratadas são levadas para a semeadura, que podem ser compradas em lojas de animais ou em centros de jardinagem.
Importante! Você pode semear fertilizantes verdes durante o verão. No outono, você precisa plantar o mais tardar 1,5 meses antes da geada.
Que horas semear
O momento mais adequado para a semeadura do trigo sarraceno como siderat é maio ou final de abril, quando a terra aqueceu pelo menos 8 cm e nenhuma geada é antecipada. No outono, a planta é cortada, deixando caules de 10 a 15 cm de altura.No inverno, os brotos apodrecem e, na primavera, ao cavar, bactérias benéficas se elevam e o solo é saturado com matéria orgânica.
Como plantar
As sementes são plantadas inicialmente em solo quente:
- Cavar o solo com um cultivador.
- O trigo sarraceno é enterrado no solo em uma média de 5 cm. Cerca de 10 a 15 g de sementes são gastas em 1 m² de terra.
- Se o plantio ocorre no campo, uma pista de patinação é usada para a semeadura. Se você simplesmente fertilizar o jardim, poderá lidar com ele com um ancinho.
Semeadura simples e múltipla
A primeira semeadura ocorre em maio e é a principal. O segundo ocorre imediatamente após a colheita do adubo verde, mas na terceira vez é necessário plantar trigo sarraceno para que a colheita possa amadurecer antes da primeira geada.
Você sabe Com a ajuda da casca de trigo sarraceno, você pode melhorar seu sono, porque não é à toa que travesseiros de insônia o enchem, porque eles acreditam que isso afeta positivamente pontos biológicos no corpo.
Mas ainda assim, grandes resultados devem ser esperados na primavera, quando há mais umidade no solo. A terceira semeadura é deixada sem cortar a grama no inverno. Essa semeadura repetida não melhorará a qualidade do solo, mas ajudará a protegê-lo de diferentes ervas daninhas.
Vídeo: trigo sarraceno como siderat
Cuidados adequados
O ponto principal do crescimento é a rega abundante, especialmente em regiões onde a seca ocorre frequentemente no verão. Mas não há necessidade de exagerar, porque a sujeira não é melhor do que uma crosta seca. Os primeiros brotos começarão a descer dentro de uma semana após o plantio e um mês depois o período de floração dos brotos inferiores começará. Alguns dias depois, as hastes laterais começam a florescer. Em geral, o período de floração leva cerca de 30 dias, só então eles começam a colher. Durante a floração, o trigo sarraceno é cortado sob a raiz com um cortador de avião.
Você sabe O trigo sarraceno é um produto ecológico, porque não pode ser genomodificado.
Quando cortar e como cavar
Primeiro, a vegetação é removida e as raízes são removidas com uma profundidade de 7 a 10 cm e misturadas com o solo. Acima das raízes também deve haver uma camada de terra. Após o corte, você precisa deixar o solo apenas para repousar por 2-3 semanas, para que as raízes não obstruam as culturas que crescerão após o trigo sarraceno.
O trigo mourisco começa a cortar a grama durante a floração.
Caso deseje obter suas próprias sementes para o plantio, deixe um local em que o trigo mourisco continue a florescer. No período anterior ao recebimento de sementes para a planta, é necessário cuidado e rega constantes.
Assim, o trigo sarraceno é um excelente ingrediente para o cultivo de muitas culturas agrícolas úteis. É um antecessor maravilhoso, porque reduz a quantidade de plantas daninhas, satura a terra com nutrientes e melhora o solo.