Preço recorde para o mercado de maçãs: hoje, os ucranianos podem comprar um quilo de maçãs sazonais por um valor nominal - um pacote de frutas lhes custará uma hryvnias e meia.
A semana passada não é a melhor para fornecedores e distribuidores de maçã. Descobriu-se que o preço médio das maçãs ucranianas caiu para níveis críticos e atingiu apenas 30% do preço médio dos mesmos produtos há um ano.
Surpreendentemente, os ucranianos relatam que, em alguns pontos de venda, o preço das maçãs é de 1,5 hryvnias por quilograma.
Acima de tudo, as maçãs Idared caíram de preço. Junto com ele, tipos de frutas como Gala e Champion perderam suas posições de preço. Ao longo do ano, eles caíram de preço em mais da metade. E se em 2017 compramos essas frutas a um preço de 6 hryvnias por quilograma, hoje você pode facilmente encontrar 3-5 hryvnias.
Maçãs da variedade Fuji, amadas pelos ucranianos, caíram 50% no preço. A variedade Black Prince, assim como Ligol e Decosta, não evitaram uma queda no preço. Hoje, representantes dessas variedades podem ser comprados a um preço de 4-7 hryvnia por quilograma.
Semirenko e Golden não estão muito atrás. "Despejando" 40%, essas variedades hoje podem ser levadas para casa por 5-8 hryvnias / kg.
Bem, o representante de uma das variedades mais caras - o doce Mutsu - caiu de preço em um terço. Essas maçãs tornaram-se mais acessíveis e custarão apenas um máximo de 10 hryvnia por quilograma.
Vale ressaltar que uma situação semelhante com uma queda nos preços também se formou entre os vizinhos - por um longo tempo, então maçãs baratas não foram vendidas na Polônia. Eles caíram de preço em mais da metade. Nesse sentido, muitos agricultores se recusam a gastar energia na coleta e venda de frutas, deixando a colheita em seus próprios jardins.