Raiz de gengibre é um remédio universal que ajuda a lidar com uma variedade de doenças do corpo humano, você só precisa escolher a receita mais ideal para criar um remédio de cura. Como usar adequadamente esse ingrediente para problemas gastrointestinais e o que você deve saber sobre os recursos de seu uso em várias doenças do sistema digestivo - continue a ler.
Raiz de gengibre: composição química, propriedades curativas, tratamento de doenças gastrointestinais
A raiz do gengibre contém um grande número de componentes vitamínicos-minerais úteis, os principais serão os seguintes:
- vitaminas: A, C, D, E, H, K, PP, grupo B (incluindo B2, B5, B6, B9, B12);
- aminoácidos ômega-3 e ômega-6;
- ácidos gordos: linoléico, caprílico, oleico;
- compostos minerais: cálcio, cromo, magnésio, ferro, potássio, manganês, sódio, fósforo, silício, alumínio.
Além disso, neste produto existem óleos essenciais, fibras alimentares e uma substância muito útil asparagina, que é um componente constituinte de um grande número de proteínas, principalmente aquelas envolvidas na regulação do sistema nervoso central humano.
A substância raiz de gengibre dá um cheiro especial à raiz de gengibre, e o sabor amargo incomum da planta se deve ao gingerol, uma substância resinosa com uma ampla gama de efeitos terapêuticos
Dada a rica composição química da planta, não surpreende que a raiz tenha um grande número de propriedades curativas, muitas das quais são relevantes no tratamento de problemas estomacais e intestinais.
- A lista dos efeitos mais visíveis deve incluir o seguinte:
- antibacteriano, anti-inflamatório, antimicrobiano;
- anti-séptico e bactericida;
- laxante leve, colerético e carminativo;
- anti-helmíntico;
- antitóxico (especialmente relevante para intoxicação alimentar);
- antiespasmódico;
- salivar (com um conteúdo significativo da enzima digestiva na saliva).
Fora isso, a raiz de gengibre é excelente estimula a circulação sanguínea, remove o excesso de colesterol do corpo, melhora o tônus muscular cardíaco, excita e tonifica, o que o torna um medicamento muito eficaz, não apenas para distúrbios gastrointestinais, mas também para distúrbios hepáticos, cardíacos e até sexuais, sem mencionar a melhoria da condição da pele, que é especialmente importante no campo cosmético.
Importante! A presença de uma quantidade aumentada de substâncias nocivas (em particular no estômago) pode ser determinada pela sensação característica de peso no abdômen, fadiga aumentada, falta de apetite e aparecimento de halitose.
A eficácia do tratamento de problemas digestivos com a ajuda da raiz mencionada dependerá do tipo e estágio da doença, bem como das características individuais do corpo humano: nem todos podem usar a planta com segurança.
Gengibre em doenças do estômago e intestinos: os benefícios e malefícios da digestão
Tinturas, decocções e apenas chá à base de gengibre são indicados para uma variedade de distúrbios do sistema digestivo humano, o principal é não cometer um erro na dosagem dos componentes constituintes ao criar esta ou aquela bebida (levando necessariamente em consideração as especificidades do problema).
Gengibre para gastrite
A possibilidade de usar composições medicinais baseadas na raiz de gengibre depende do tipo de doença. Com baixa acidez, esses medicamentos são permitidos, mas com alta acidez, não vale a pena usá-los, o que é explicado pela presença na planta de um grande número de constituintes em combustão que podem irritar ainda mais as mucosas já inflamadas.
A raiz do gengibre não é capaz de lidar apenas com a gastrite, mas se você gosta de chá à base de plantas e bebe-o para a prevenção de outras doenças, então com baixa acidez do estômago durante a remissão da doença, não deve excluir a bebida da sua dieta diária, embora a quantidade de raiz usada deva ser reduzida .
Com baixa e alta acidez
Se não houver sinais de gastrite, mas o problema de alta ou baixa acidez já for relevante, não abuse dos fundos com base na raiz de gengibre. Se com uma quantidade reduzida de ácidos no estômago, chá de gengibre ou água com mel de gengibre puder ser usado e, em alguns casos, será útil (30 xícaras antes das refeições, 0,5 xícaras cada), com maior acidez, a possibilidade de usar essas infusões deve definitivamente ser discutida com seu médico: em algumas situações são proibidas, enquanto em outras é possível usar água fria de gengibre uma hora antes da refeição principal.
Você sabe Ginger fez com que um dos nomes de um grupo de doces famosos aparecesse. O fato é que, nos tempos antigos na Rússia, os biscoitos de gengibre trazidos da Europa eram muito populares, com base nos quais os chefs russos começaram a fazer sua própria versão picante, chamada de "pão de gengibre".
As vezes folhas de amora, hortelã ou erva-cidreira são adicionadas à bebida, que não apenas melhoram o sabor do medicamento acabado, mas também o tornam mais útil. A redução da acidez do estômago pode ser feita com uma abóbora cozida em uma mistura de leite e água com gengibre, em uma combinação de 1: 2.
De arrotos e azia
Na luta contra azia e arrotos frequentes - o gengibre é um dos primeiros meios de ajuda. Ele é melhora os processos digestivos e reduz a inflamação absorvendo o ácido biliar. Um bom remédio para a rápida eliminação da azia baseia-se apenas em uma raiz da planta recém cortada, 2 colheres de chá das quais devem ser preenchidas com 300 ml de água fervente. Após duas horas de infusão, a bebida é filtrada e tomada três vezes ao dia, 50 ml cada (de preferência meia hora antes da refeição principal).
A mesma infusão melhora náusea e até vômito, mas se desejar, você pode substituí-lo por várias fatias de gengibre e um pedaço de canela, ensopados em um copo de água quente. Os ingredientes especificados devem ser infundidos por cinco minutos e somente depois que o produto puder ser ingerido, de preferência pela manhã.
Para dores de estômago
A indigestão é um problema extremamente desagradável causado pelo aumento da atividade de patógenos que foram ingeridos com alimentos. Nesse caso, as propriedades bactericidas e anti-sépticas da raiz do gengibre são relevantes e, para obter o efeito mais positivo do uso da planta, você pode fabricá-la com base em uma mistura de iogurte e água fervida.
Para cãibras
Normalizar o intestino com cólicas e constipação frequentes ajudará como uma infusão regular de gengibre e uma combinação de raiz com rabanete ou até café, que, como o restante dos ingredientes, deve ser infundido e não cozido no vapor. As propriedades antiespasmódicas da raiz de gengibre são melhor divulgadas se você preparar uma planta fresca ralada e cheia de um copo de água fervente.. Para melhorar as características de sabor e melhor divulgação de todas as propriedades da planta, você pode adicionar pimenta preta e molho de soja à infusão.
Importante! Qualquer que seja a receita usada, qualquer infusão deve ser filtrada antes do uso para obter o líquido mais limpo possível.
Para dor
As fortes habilidades antioxidantes da raiz do gengibre são explicadas pela presença de gingerol em sua composição, que também pode ter um efeito analgésico. Os demais componentes da planta efetivamente aumentar a produção de suco gástrico e neutralizar a ação dos ácidos estomacais, o que também reduz a dor.
Como em muitos outros casos, para a preparação de um medicamento, basta derramar uma pequena quantidade de raiz de gengibre ralada com água fervente e, depois de insistir, usar em pequenas porções. Para adoçar e geralmente melhorar o sabor do produto acabado, mel e limão podem ser adicionados à mistura.
Com úlceras
Infelizmente, com uma úlcera no estômago, a raiz do gengibre é completamente inútil e não será capaz de contribuir para a solução desse problema. Além disso, o uso de chá no momento da exacerbação da doença é muito perigoso para os seres humanos, pois ameaça com uma séria complicação da doença.
Ou seja, o chá de gengibre só pode ser usado como profilaxia para o desenvolvimento de úlceras, mas com um diagnóstico confirmado, ele deverá ser excluído mesmo no momento da remissão.
Vídeo: Gengibre para úlceras estomacais
Em caso de envenenamento
As propriedades antitóxicas do gengibre fazem com que uma infusão seja uma boa opção para eliminar as conseqüências desagradáveis da intoxicação alimentar, principalmente depois de comer cogumelos. O chá com raiz de planta elimina perfeitamente o desconforto e a náusea e também contribui para uma rápida melhoria no bem-estar geral.. Nesse caso, gengibre fresco e rizoma seco são adequados para preparar uma poção medicinal.
Limpeza intestinal
Uma limpeza indolor do intestino a partir de toxinas e toxinas é possível combinando água de gengibre, sabugueiro preto, folha de aloe, frutas ou caules de erva-doce. Após 12 horas insistindo e filtrando a mistura, ela estará pronta para uso, mas apenas no máximo um copo por dia e entre as refeições principais.
O efeito relaxante suave da raiz do gengibre contribui para a rápida remoção do excesso de detritos alimentares, que podem causar intoxicação corporal.
Receitas da medicina tradicional com benefícios para o estômago e intestinos
O uso do gengibre no corpo humano é confirmado não apenas pela alternativa, mas também pela medicina tradicional, embora sejam os remédios populares com a presença da planta descrita que são usados com mais frequência. Existem muitas receitas possíveis para eliminar problemas gastrointestinais, portanto, você deve confiar nas características de sua condição e na natureza do problema.
Água de gengibre
Este líquido é a base para a preparação de muitas bebidas curativas, mas pode ser usado em sua forma pura. Para criá-lo, 1 colher de chá de suco de raiz de gengibre deve ser dissolvida em um copo de água fervida e depois tomada de acordo com as características de uma doença específica (por exemplo, alta ou baixa acidez). O suco seco pode substituir o suco, 1/3 de uma colher de chá derramado com o mesmo copo de água fervente e insistido por pelo menos 30 minutos.
Mel de gengibre
Cozinhar o gengibre com mel é uma tarefa ainda mais simples, pois para esta 1 colher de sopa. uma colher de suco de raiz de plantas deve ser misturada com 500 ml de mel líquido caseiro. Se desejado, a quantidade de suco é alterada, com foco nas preferências de gosto. De qualquer forma, o produto acabado será utilizado de acordo com o esquema padrão: o mel é adicionado ao chá por 1-2 colheres de chá por copo. No total, você pode beber até três porções de infusão de chá com gengibre mel.
Água de gengibre e mel
Esta receita para fazer água com gengibre é usada com mais frequência do que a anterior, devido às melhores propriedades de sabor da bebida final. Tudo o que é necessário para fazer uma bebida tão útil é adicionar 2 colheres de chá de mel de gengibre a um copo de água comum de gengibre, preparado de acordo com a receita acima.
Você sabe Em situações estressantes graves, o gengibre age como um sedativo fácil; portanto, o chá de gengibre pode ser usado para normalizar o sono ou apenas para se acalmar após um dia de trabalho duro.
A mistura final é geralmente bebida em 0,5 xícaras até três vezes ao dia, embora em algumas situações essa norma possa ser alterada (de acordo com as características de um problema específico).
Óleo de gengibre
Óleo de gengibre é usado para relaxamento e alívio da dor, tanto dos órgãos internos musculares quanto individuais. Por esse motivo, é frequentemente usado para inchaço ou aumento da vesícula biliar, simplesmente esfregando-o na pele no local do desconforto. Para preparar essa ferramenta não é difícil: primeiro, lave e rale uma raiz de gengibre fresca, depois despeje-a com óleo vegetal comum e deixe-a em um local escuro por várias semanas. No futuro, você pode armazenar a substância acabada na geladeira.
Bebida de iogurte de gengibre e noz-moscada
Além de suas altas propriedades benéficas, esta bebida também é caracterizada por um sabor muito agradável, portanto, esta receita é especialmente popular. com indigestão. Para preparar um medicamento, você precisa misturar iogurte com água na proporção de 1: 1 e, em seguida, adicionar ¼ colher de chá de gengibre em pó e noz-moscada (por 1 copo).
Gengibre com pimenta preta e molho de soja
Esta receita de bebida de gengibre será apropriada. com espasmos no intestino e no estômago. Para 1 colher de chá de gengibre ralado fresco, você precisa tomar um copo de água fervente e, depois de misturar, adicionar uma pitada de pimenta do reino (é aconselhável moer as ervilhas antes de preparar a bebida diretamente).
Por fim, o molho de soja é adicionado à mistura (não mais que 20 gotas), após o que resta apenas misturar todos os ingredientes novamente, esfriar a mistura e coar. Use o medicamento conforme necessário, assim que houver dor desagradável.
Tintura de vinho com raspas de gengibre e limão
Tintura de vinho com raspas de gengibre e limão ajuda a melhorar o bem-estar com atonia do estômago e falta de apetite. Para criar uma bebida medicinal em 1 litro de vinho caseiro, você precisa adicionar 100 g de raiz de gengibre esmagada em pó e as raspas de um limão. Depois de misturar bem todos os ingredientes, a mistura final deve ser infundida por 14 dias, no final dos quais o medicamento é filtrado e consumido por 2-3 colheres de sopa. colheres de sopa antes das refeições e imediatamente após a próxima refeição.
Linhaça de água de gengibre com tintura de própolis
A tintura de linho e própolis em combinação com a raiz de gengibre pode bom profilático para a prevenção de úlceras estomacais e úlceras duodenais. Depois de preparar a água de gengibre de acordo com a receita acima, é necessário cozinhar sementes de linho, para que, como resultado, seja obtida uma mistura gelatinosa. Algumas gotas de tintura de álcool são adicionadas ao produto final, na proporção de 5-7 gotas por meio copo de geléia. Tome o medicamento até oito vezes ao dia.
Água de gengibre rosa mosqueta
A infusão de rosa mosqueta na água de gengibre é frequentemente recomendada para baixa acidez do estômago, embora seja útil como profilática. Nesse caso, para 1 copo de água quente com gengibre, você precisa tomar 30 bagas de rosa mosqueta e, após a mistura em uma garrafa térmica, insistir por 12 horas. O produto final é consumido em pequenos goles ao longo do dia.
Importante! Às vezes, essa infusão é recomendada para gastrite e mesmo com sinais de sangramento. No entanto, um diagnóstico tão sério requer tratamento competente, portanto você não deve confiar apenas em receitas alternativas.
Regras de preparação, fabricação de cerveja e uso
Fazer bebidas de gengibre não é uma tarefa tão fácil como pode parecer à primeira vista. Para que a infusão acabada ou o chá traga o máximo de benefícios, vale a pena conhecer as regras importantes para a preparação do medicamento, muitas das quais foram passadas de geração em geração. As seguintes recomendações podem ser incluídas na lista das principais:
- Para obter uma composição altamente concentrada da bebida final ferva a raiz de gengibre por pelo menos 15 minutos, e certamente em um pequeno incêndio, garantindo a segurança de substâncias voláteis. No final do processo de cozimento, retire a mistura do fogo e deixe esfriar a 37 ° C.
- Limão e mel devem ser adicionados apenas a bebidas levemente resfriadas.caso contrário, os benefícios desses ingredientes serão mínimos.
- A maneira mais fácil de fazer chá em uma garrafa térmica. Para isso, a raiz de gengibre cortada em pedaços é vertida com água fervente e insistida em um vaso fechado por pelo menos duas horas e, em seguida, consumida 100-150 ml por vez durante o dia. A vantagem deste método é a capacidade de usar chá, independentemente das refeições, e a única condição na fase de preparação da bebida será o uso de uma raiz média em 2 litros de água. Para provar, você pode adicionar mel ou xarope de mel.
- Ao usar pó seco a partir da raiz de gengibre, é melhor preparar um caldo de cura em banho-maria, usando um vaso de porcelana com capacidade de 0,5 l. Para esse volume, 2 colheres de sopa é suficiente. colheres de sopa de pó que, após filtrar o caldo, podem ser usadas como folhas de chá comuns. O líquido resultante foi diluído com água na proporção de 1: 3.
- Não use o produto acabado por mais de um dia. Idealmente, para cada nova refeição, você deve preparar uma nova porção de chá de gengibre.
A raiz do gengibre requer uma atitude responsável em relação ao processo de preparação e consumo adicional; caso contrário, podem ocorrer efeitos colaterais, dos quais os principais são todos os tipos de reações alérgicas e uma deterioração geral do bem-estar na presença de problemas de saúde
Contra-indicações
- Apesar de todos os possíveis benefícios do gengibre, existem muitas contra-indicações para o uso desta planta e, em primeiro lugar, incluem:
- manifestações alérgicas, incluindo aquelas não relacionadas ao uso de gengibre (se uma pessoa é propensa a alergias, é provável que sua condição só piore com o gengibre);
- uma úlcera no estômago e no duodeno, especialmente com acidez aumentada (a raiz amarga intensifica apenas a azia, violando mais os processos digestivos);
- pancreatite (durante uma exacerbação da condição, é proibido o uso de pequenas doses de gengibre ou raiz em conserva, pois de qualquer forma a planta irrita ainda mais a membrana mucosa, em vez de tratá-la);
- tendência a sangrar, incluindo hemorróidas;
- problemas com a vesícula biliar e os rins, expressos no acúmulo de areia e pedras dentro dos órgãos (se você usar uma grande quantidade de gengibre ou usá-lo regularmente, pedras e areia podem se mover, com danos à membrana mucosa);
- doenças de pele de natureza alérgica e infecciosa (a motilidade intestinal ativa afeta negativamente a condição da pele, piorando a condição do paciente);
- doenças cardíacas e doenças de todo o sistema cardiovascular (com o uso simultâneo de gengibre e anti-hipertensivos, a eficácia destes pode diminuir). [/ ul
Com cuidado deve consumir chá de gengibre para as mulheres durante a gravidez e lactação, e também não dê bebidas a bebês até os três anos de idade. Em qualquer um desses casos, é difícil prever o efeito da planta no sistema digestivo da criança, por isso é melhor não arriscar sua saúde.
Qualquer medicamento terá um efeito positivo no corpo apenas quando consumido com moderação; por isso, não importa se você deseja queimar calorias extras com sucesso ou usar bebidas de gengibre para eliminar várias doenças, você não pode mais ficar doente apenas com a aplicação doseada da planta.