Devido ao agravamento das condições climáticas, a região de Kherson pode ficar sem uma colheita de cerejas, disse o chefe da Associação de Agricultores e Proprietários de Terras Privadas da região de Kherson, Nikolai Halupenko.
A futura colheita de cerejas na região de Kherson estava em risco. As árvores florescem, mas a polinização não ocorre, pois as abelhas não voam das colméias em clima frio e chuvoso. No ano passado, a primavera foi mais quente e suave, o que trouxe aos jardineiros da região uma boa colheita de frutas e bagas.
Em uma das fazendas particulares de Kherson, a colheita da maçã era tão luxuosa que as frutas eram vendidas a 1 UAH / kg, sujeitas a coleta. Esta primavera está experimentando árvores floridas para força. Em 10 de abril, uma onda de frio começou e havia uma chuva quase constante na região de Kherson.Assim, em apenas um dia, em 15 de abril, no distrito de Golopristan, a precipitação caiu mais do que uma norma mensal. As abelhas conseguiram polinizar as flores de pêssegos e cerejas antes do início do tempo frio, e os damascos floresceram ainda mais cedo.
Se a precipitação parar e não houver chuva prolongada, pode-se esperar uma boa colheita. Mas, no caso de haver geada no ar, os ovários dos damascos podem desmoronar.Lembre-se de que na segunda quinzena de abril de 2017 houve um forte resfriamento com a neve caindo em muitas regiões do país. Naquela época, pêssegos, damascos e ameixas já haviam florescido no sul da Ucrânia. Eles sofriam com o frio, praticamente não havia colheita.