As palmeiras decorativas são muito procuradas pelos amantes de plantas de interior. Um desses espécimes perenes é Washington, nitenífero ou palmito-leque. O artigo discutirá as características da planta, sobre quais condições e cuidados ela precisa.
Como é isso?
A palmeira sempre-verde e ornamental de Washington vem dos subtrópicos do sul dos Estados Unidos e do México.
Em condições de cultivo doméstico, a planta não excede 2 metros de altura. O tronco, espessado na base, é coberto com restos de folhas inferiores encolhidas. A folhagem da forma de Washington se assemelha a um leque com lóbulos dissecados. Os pecíolos nas placas são longos e grossos, e entre as penas das folhas há processos fibrosos de cor branca. A cor das folhas é verde-acinzentada.
Você sabe Washington é chamado «palmeira em uma saia». Isso ocorre porque quando as folhas inferiores secam naturalmente, elas não voam, mas afundam no tronco com uma saia exuberante e farfalhante.
Em casa, a floração e a frutificação são uma ocorrência rara. No ambiente natural durante a floração, aparece uma panícula de inflorescência com uma sombra branca ou creme. Um forte e agradável aroma de flores é observado. Após a floração, bagas pretas comestíveis são formadas.
Galeria de Fotos
Que condições devem ser criadas em casa?
Tudo que você precisa saber sobre uma palmeira decorativa é calor e umidade. Fornecendo a ela o microclima necessário, você apreciará a vista da sempre-viva Washington por muitos anos.
Alojamento
Luz muito brilhante e luz solar direta são indesejáveis para a planta, recomenda-se luz difusa. Portanto, o lado oeste ou leste da sala é adequado para sua colocação. Para os espécimes jovens, trata-se de peitoris de janelas, uma árvore adulta é colocada perto da janela.
No inverno, a planta precisará de luz de fundo, pois a duração do horário de verão deve durar até 15 horas.
Temperatura e umidade
Washingtonia é uma planta que adora calor, mas não tolera calor em condições de ambiente. Temperatura ideal de manutenção:
- no verão - + 20 ... + 24 ° C;
- no inverno - + 7 ... + 15 ° C
Como cuidar em casa?
O cuidado com as mãos é um procedimento simples. Além de regar e adubar, a planta precisa de ar fresco, limpando do pó (com um banho quente).
Rega
A água para irrigação deve ser defendida, sua temperatura não deve ser inferior à temperatura ambiente (+ 18 ... + 20 ° C). A rega no inverno deve ser moderada, apenas para evitar a secagem do coma do solo. Durante a dormência, basta regar uma vez por semana.
No verão, regado diariamente, mas em pequenas doses. O solo na panela deve estar úmido, não molhado.Se o ar na sala estiver seco, perto do vaso de flores, você pode colocar uma bandeja com um enchimento úmido (musgo, argila expandida).
Top vestir
Na primavera e no inverno, você não precisa fertilizar a palmeira. O resto do tempo, a fertilização com palmeiras é realizada, por exemplo, Agrícola. A proporção da solução é de 4-5 g por 2 litros de água: molhando o solo e pulverizando a folha por sua vez. O intervalo entre procedimentos é de 14 dias.
Poda
No caso de Washington, é feita uma folhagem encolhida e aparada. No ciclo natural de desenvolvimento, a fileira inferior de folhas seca e fica pendurada no tronco, diminuindo a decoratividade da planta. Portanto, mais perto do tronco, os pecíolos das partes secas da palmeira são cuidadosamente cortados.
Como transplantar?
O transplante, assim como o pouso, é realizado na primavera no final de fevereiro - início de março. A frequência do transplante depende da idade da amostra:
- até 3 anos - anualmente;
- 5-7 anos - uma vez a cada 3 anos;
- 7-10 anos - uma vez a cada 5 anos;
- 10-15 anos - efetua a substituição da camada superior do solo, sem transplante.
- relva - 2 partes;
- terreno de folha - 2 partes;
- húmus - 2 partes;
- areia do rio - 1 parte.
Vídeo: Como transplantar Washington
O transplante é realizado pelo método de transbordo:
- Uma planta com um pedaço de solo umedecido é jogada fora da panela, batendo nas paredes para facilitar a saída.
- 3-5 cm de camada de drenagem (tijolo quebrado, argila expandida) são colocados no novo tanque no fundo e um monte de terra é derramado.
- Uma muda é colocada no chão e, espalhando as raízes, elas são cobertas com o solo.
- Depois de hidratar o solo e coloque a panela em um local sombreado por 5-7 dias para adaptação.
Importante! Para uma palmeira de leque, uma grande camada de drenagem é importante, pois o excesso de umidade do sistema radicular está repleto de morte da árvore.
Como propagar usando sementes?
As sementes de palma podem ser encontradas em lojas especializadas. Antes da semeadura, o material deve ser preparado: cada semente é cortada com uma faca afiada e embebida por 5-7 dias em água limpa.
Para a germinação das sementes, uma mistura do solo é preparada na proporção de 3: 1: 1:
- terra de folha;
- areia grossa;
- turfa.
- Os grãos são semeados a uma distância de cerca de 2 cm um do outro, na mesma profundidade.
- Após a semeadura, o substrato é umedecido e coberto com uma tampa para efeito de estufa.
- O recipiente de sementeira é colocado num local quente - + 25 ... + 28 ° C.
- Abra a tampa diariamente para arejar e umedecer o solo.
- Após 2 a 3 meses, as mudas aparecem, a tampa é aberta, as mudas são colocadas em um local com iluminação clara, porém difusa.
- Quando 2 folhas verdadeiras aparecem, elas são transplantadas para um recipiente individual, o solo é selecionado como para uma amostra adulta.
- Mais cuidados são como um arbusto adulto.
Importante! O transplante de arbustos jovens é melhor realizado por transbordo: o frágil sistema radicular é muito frágil.
Dificuldades crescentes
Dificuldades com o desenvolvimento de uma palmeira podem surgir como resultado de uma violação de suas condições ou de erros no atendimento. Os principais problemas e suas soluções:
- Mancha de folhas. Razões: solo denso, alagamento, hipotermia. Tratamento: correção do microclima e cuidados, pulverização com o fungicida "Bone Forte" (2 ml por 5 l de água).
- Escurecimento das pontas ou escurecimento da chapa. Razão: falta de fertilizantes de potássio e umidade. Tratamento: para ajustar a alimentação e a rega, aplicar spray de ar ao redor da planta.
- Penicilose - manchas escuras com um revestimento branco. Razões: queimaduras solares, excesso de umidade, solo contaminado por fungos. Prevenção: o solo deve ser descontaminado antes do plantio. Tratamento: introduzir rega normalizada, tratar a planta com fungicida Vitaros (2 ml por 1 litro de água).
- Podridão da raiz - a folhagem seca e desbota, na base do tronco aparece necrose. O arbusto precisa ser transplantado para um novo solo desinfetado após o tratamento com a preparação de Kuprozan. Na palma da mão, as folhas afetadas e as raízes são podadas. Em uma solução (4 g por 1 litro de água), coloque a planta por 15 minutos. Em seguida, polvilhe com carvão em pó e coloque em uma panela.
- Ácaro. O inseto adora ar seco, então você precisa monitorar o regime de umidade e ventilação. Você pode combater o carrapato com a preparação de Agravertin (2 ml por 1 litro de água).
- Mealybug ataques a temperaturas elevadas contra o aumento da umidade do ar e do solo. Droga eficaz "Vertimek" (1 ml por 1 litro de água).
- Tripes com mais frequência eles entram na casa com o vento ao arejar, são trazidos com um buquê de flores ou com solo contaminado. Tratamento: pulverizar com Aktara (4 g por 5 l de água).
Você sabe Washington nitroso não é apenas uma planta ornamental: a farinha é produzida a partir de suas sementes e os tapetes e utensílios de cozinha são tecidos a partir de fibras.
Uma planta com um leque perene de folhas se tornará uma decoração e complemento para o interior: em uma casa, apartamento ou escritório. Tudo o que ele precisa é de atendimento de qualidade e condições adequadas.