Agora, os agricultores irlandeses podem segurar seus produtos tão facilmente quanto suas casas.
Isso pode ser feito usando uma plataforma global baseada em centenas de índices de nicho de commodities aprovados pelo sindicato do Lloyd's Ascot, em Londres. O seguro de colheitas existe nos Estados Unidos desde a década de 1930, mas o governo o subsidia fortemente para fornecer proteção contra danos à produção e aos riscos de preços.
Esquemas similares apoiados pelo governo são usados no Canadá e na Índia. No entanto, o fornecimento de seguro na Irlanda sem esse apoio do governo se mostrou desafiador, embora o risco de preço continue a subir devido a muitos fatores, incluindo a liberalização do mercado de commodities e as mudanças climáticas.Novos sistemas de seguros são possíveis graças aos recentes avanços na ciência de dados e à redução do custo de execução dos trilhões de simulações de computador necessárias para calcular os riscos de um portfólio de índices de commodities usados pelo desenvolvedor da plataforma Stable.
Stable é uma startup britânica cujos investidores incluem a empresa agroquímica Syngenta, um investidor na fase de sementes Anthemis Group e a companhia de seguros suíça Baloise Group, além da Ascot.Atualmente, uma nova plataforma de seguro agrícola está disponível para agricultores no Reino Unido, França, Rússia, África do Sul, Polônia, Holanda, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, Brasil, Uruguai, Suécia, Croácia, Portugal e Espanha.