A pêra é considerada uma das árvores frutíferas mais antigas cultivadas pela humanidade. Hoje, existem mais de cinco mil variedades da cultura descrita, que diferem nas regiões de crescimento, fertilidade, produtividade e sabor das frutas. A que tipo de planta pertence uma pêra e como cultivá-la em um site - mais adiante neste artigo.
Uma pera é uma fruta ou baga?
Uma pêra é um jardim de frutas ou cultivo ornamental na forma de uma árvore ou arbusto, que pertence à família Pink. O fruto de uma pera, de acordo com a terminologia botânica, é chamado de pera e é classificado como uma fruta, ou seja, o fruto comestível de uma árvore ou arbusto.
Você sabe Nos tempos antigos da Rússia, esse nome para frutas como "fruta" não existia. Apareceu apenas em 1705 e foi emprestado do idioma polonês "fruct" de lat. "Fructus". Em alguns países, o conceito de "fruta" ainda não se destaca do conceito de "fruta".
Descrição da planta
Pêra - um gênero de frutas ou plantas ornamentais, apresentado em condições naturais na forma de uma árvore ou arbusto. A cultura é difundida em quase todo o território da União Europeia, Ásia, América, com exceção das regiões frias do norte, nas quais apenas algumas variedades resistentes ao gelo são cultivadas. A pêra, dependendo da variedade e das condições climáticas em que cresce, é capaz de atingir uma altura de 2 a 25 m de altura e até 5 m de diâmetro. Sua coroa tem uma forma oval ou piramidal, propensa a espessamento. O crescimento anual da coroa é de cerca de 30 a 40 cm.As folhas dos galhos estão dispostas em espiral, cinco camadas. Distinguem-se por uma forma oval e ovóide, de 2,5 a 10 cm de comprimento, com uma ligeira pontiagudo na ponta e pequenos entalhes nas bordas. A cor da folhagem, dependendo do período de maturação, varia: a princípio, a folhagem possui uma tonalidade verde mais delicada e clara, depois fica mais escura e saturada. A superfície das chapas é muito lisa e brilhante. Durante o período de floração, que ocorre no final de abril - início de maio, pequenas flores brancas de cinco pétalas, com um diâmetro de 3 cm, são formadas na planta, que se transformam em pincéis em forma de guarda-chuva.
Importante! Apenas uma variedade de peras deve ser armazenada em um recipiente. (por quê? o pensamento está inacabado)
Como mencionado acima, os frutos científicos da cultura em biologia são chamados de peras. Eles são caracterizados por uma forma alongada com uma parte inferior expandida, no entanto, frutos esféricos são encontrados em algumas variedades. A cor, dependendo da variedade, pode variar, de verde, amarelo a vermelho-marrom. A pele é fosca e brilhante, densa e delicada, fina e espessa, suave e com uma ligeira rugosidade.A polpa, por via de regra, é bastante suculenta, cremosa, de cor rosa ou esverdeada; a estrutura oleosa, com uma granulação característica, pode ser dura e crocante. Pcrescem aproximadamente o tamanho da fruta, ambas muito pequenas, pesando 15-20 g e bastante pesadas - de 500 a 1000 g. Variedades de peras de elite, por exemplo, “Anjou Beauty” podem agradar com frutas grandes, pesando cerca de 3 kg.
Importante! Apesar da alta doçura dos frutos de pêra, eles contêm muito menos açúcar que as maçãs. Por esse motivo, eles são recomendados para uso por pessoas com diabetes.
Composição química e teor calórico
Uma fruta pera ou apenas uma pera tem uma composição química rica e multifacetada, que inclui vários componentes e minerais biológicos ativos úteis.
Entre as vitaminas no armazém de frutas estão:
- Vitaminas B: participar do metabolismo energético, são necessários para a normalização dos sistemas nervoso e cardiovascular, reduzir a tensão nervosa, colocar em ordem o sono noturno;
- Vitamina A: melhora a condição da pele e do cabelo, normaliza o colesterol, melhora as funções protetoras do corpo;
- Vitamina E: previne o envelhecimento prematuro da pele, ativa processos regenerativos, participa de processos metabólicos;
- vitamina PP: contribui ativamente para a normalização do peso corporal, participa de processos de troca de energia, tem um efeito benéfico no corpo feminino;
- Vitamina C: fortalece o sistema imunológico, combate os radicais livres, restaura a elasticidade e o tom da pele, suaviza as rugas;
- vitamina K: necessário para a coagulação do sangue, ativa a absorção de cálcio, acelera os processos regenerativos nas células.
Além disso, a composição é complementada com os seguintes minerais:
- cálcio: ajuda a fortalecer os ossos e tecidos musculares, participa da formação dos ossos do esqueleto, torna os capilares mais elásticos;
- potássio: normaliza o funcionamento do músculo cardíaco, restaura o equilíbrio da água nas células, combate a fadiga crônica;
- magnésio: age como antioxidante, remove toxinas e substâncias nocivas do corpo, tem um efeito calmante, reduz o risco de depressão;
- fósforo: permite combater a pigmentação da pele, é necessário para o funcionamento normal dos rins, fígado, articulações e dentes;
- cloro: participa do metabolismo do sal e da água, estimula a produção de enzimas, evita a perda de dentes e cabelos;
- zinco: participa de processos metabólicos, melhora a condição dos cabelos, unhas e pele, ativa processos digestivos;
- ferro: impede o desenvolvimento de anemia, participa de hematopoiese, torna os vasos fortes e fortes;
- cobalto: participa ativamente da glândula tireóide, promove o crescimento ósseo, melhora a absorção de ferro;
- níquel: ativa processos de formação de sangue, regula o metabolismo da gordura, ativa a produção de certas enzimas.
Os frutos da BZHU apresentaram:
- proteínas - 0,4 g;
- gorduras - 0,1 g;
- carboidratos - 11,4 g.
Importante! As peras com uma consistência sólida são levemente viscosas, têm um efeito de fixação e podem causar constipação.
As propriedades das peras para o corpo
Uma pêra, e não apenas fresca, mas também seca e seca, tem muitas propriedades úteis, graças às quais pode ter um efeito benéfico no corpo de um adulto e crianças.
Benefício
- As altas qualidades benéficas dos frutos de pêra são explicadas por sua composição química única e multifacetada. O consumo regular de peras permite:
- melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, fortalecer vasos sanguíneos e capilares;
- trazer a pressão arterial de volta ao normal;
- normalizar o trato digestivo, trato gastrointestinal;
- ativar o funcionamento do sistema imunológico, aumentar a resistência do corpo a várias infecções;
- limpar o corpo, remover substâncias e toxinas nocivas;
- restaurar a microflora intestinal natural.
Fora isso, As frutas têm um efeito positivo na condição dos cabelos e unhas, tornam a pele mais jovem, saudável, macia e tonificada. Durante o período de resfriados, as peras oferecem uma oportunidade de eliminar a deficiência de vitaminas vitais, elementos micro e macro, proteger o corpo de microorganismos patogênicos. Por isso, recomenda-se que as frutas sejam incluídas na dieta dos adolescentes.
Você sabe Antes de o tabaco ser introduzido nos países europeus, os residentes locais fumavam ativamente folhas secas de pera.
Os frutos contêm uma alta porcentagem de ácido fólico, o que evita malformações fetais durante a gravidez e contribui para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso do bebê. Eles normalizam o funcionamento do sistema digestivo, em certas dosagens, aliviam a constipação.Especialistas aconselham as mulheres a consumir frutas com moderação durante a lactação. As peras são úteis, pois contêm uma baixa porcentagem de açúcar, muito nutritiva, o que lhes permite serem usadas na dieta de diabéticos, pessoas com sobrepeso.
Danos e contra-indicações
- Surpreendentemente, a lista de contra-indicações para o uso de peras é bastante pequena, desde que seja dosada. É melhor recusar comer frutas:
- crianças menores de três anos;
- com intolerância individual ao produto;
- tendência a reações alérgicas;
- com quaisquer doenças na fase aguda.
Deve-se lembrar que as frutas descritas não devem ser consumidas com o estômago vazio, à noite ou lavadas com água. Idealmente, as frutas devem ser consumidas separadamente de todos os outros vegetais e frutas. Os danos à saúde humana podem desencadear um consumo excessivo e descontrolado de peras, o que pode levar a inchaço, distúrbios digestivos, náusea, constipação ou diarréia.
Como escolher uma pêra de qualidade ao comprar?
Para tirar o máximo proveito de uma fruta suculenta, você precisa escolhê-la corretamente. Antes de tudo, não é recomendável comprar frutas de distribuidores duvidosos, perto de estradas ou rodovias. A compra deve ser realizada na temporada, começando no final do verão e terminando nas últimas semanas do outono. As frutas que são vendidas no inverno são processadas com produtos químicos especiais que contribuem para o armazenamento a longo prazo de frutas, mas prejudicam a saúde humana.
Saiba mais sobre as variedades de pêra:
Ao escolher uma pera, você deve prestar atenção a:
- Aparência As frutas não devem conter vestígios de danos, podridão, vários pontos. A presença de manchas marrons perto da cauda indica a frescura do produto. A casca da fruta pode ser de cores diferentes, do verde ao amarelo dourado, mas não deve haver vários pontos não naturais nela.
- Grau de suavidade. A maciez da pêra dependerá do grau, no entanto, sem considerar esse fato, ela não deve ser muito macia ou, por outro lado, tão dura quanto a pedra.
- O aroma. A fruta amadurecida tem um sabor de açúcar pronunciado, agradável e levemente adocicado. Quanto mais agradável e mais doce o cheiro de uma pêra, mais deliciosa será.
Regras básicas para crescer no site
A pêra refere-se a culturas que não exigem muito cuidado, no entanto, para obter culturas estáveis e de alta qualidade, É necessário fornecer condições confortáveis para o cultivo:
- A localização A pêra pertence às árvores fotófilas, portanto, prefere crescer em áreas bem iluminadas, ensolaradas e levemente elevadas, com pelo menos 2,5 m de água subaquática.A planta não tolera correntes de ar e os efeitos dos ventos frios, o que pode provocar o desenvolvimento de várias doenças.
- O solo. A cultura é bem estabelecida em solos nutritivos, soltos e leves, com nível médio ou neutro de acidez. Durante o plantio, recomenda-se enriquecer o solo com húmus, superfosfatos e potássio.
- Rega. A árvore frutífera não trata bem a seca e requer rega regular e de alta qualidade. As plantas jovens devem ser regadas pelo menos uma vez por semana, mais adultos, a partir de três anos - uma vez a cada duas semanas. A cultura precisa de maior hidratação durante o período de floração e maturação do fruto. Ao mesmo tempo, reage negativamente a transbordamentos e, com a rega excessiva, pode deixar de dar frutos e morrer.
- Top vestir. Quando uma planta entra na fase de frutificação (4-8 anos após o plantio de uma muda, dependendo da variedade), ela precisa de nutrição adicional. Durante a estação, a pêra é alimentada pelo menos 3-4 vezes: no início da primavera, durante a floração, na fase de amadurecimento do fruto e após a colheita. Como fertilizantes, os especialistas recomendam o uso de matéria orgânica (húmus, fezes de frango, composto) ou preparações minerais.
Prevenção de Doenças. Muitas variedades de árvores frutíferas têm forte imunidade e raramente são afetadas por doenças em condições climáticas favoráveis. No entanto De tempos em tempos é necessário realizar a pulverização preventiva de árvores de doenças e parasitas. Para a desinfecção, modernas preparações inseticidas e fungicidas, pode ser usada uma solução de sabão, líquido de Bordeaux e solução de sulfato de cobre.
Recursos e regras de uso
A pêra, como fruta perfumada, saborosa e saudável, contendo uma enorme variedade de componentes vitamínicos e minerais, tem sido amplamente utilizada em vários campos da atividade humana.Na cozinha. A fruta aromática doce é perfeita para saborear frescos, bem como a base para a preparação de saladas, aperitivos, pratos principais. Conservas incríveis, compotas, xaropes e bebidas de frutas são feitas de peras. Frutas secas e secas são consideradas um produto indispensável para a preparação de padrões, refrigerantes. Peras frescas são usadas para preparar impressionantes licores com sabor, vinho caseiro e licores. Eles também são excelentes matérias-primas para sobremesas, doces, marmeladas, pastéis.
Importante! Entre todos os pratos, que incluem pêra, as saladas preparadas na hora têm o maior benefício.
Em cosmetologia. Como a polpa de frutas contém uma enorme variedade de vitaminas, em particular A, E, C e ácidos orgânicos, é utilizada na cosmetologia para preparar várias máscaras para a pele do rosto e do corpo.
- Os produtos à base de frutas têm um pronunciado efeito antienvelhecimento, tônico, anti-inflamatório e lifting, o que torna possível usá-los para:
- eliminar rugas;
- luta contra acne, inflamação e vermelhidão;
- retorno de elasticidade à pele;
- aperto da pele;
- eliminação de branqueamento e pigmentação;
- nutrição e hidratação da epiderme;
- dando frescor à pele e blush natural.
Vídeo: como fazer uma máscara facial de pêra
Medicina popular. Para o tratamento e prevenção de várias doenças, os curandeiros tradicionais usam frutas não apenas na forma fresca, mas na forma de decocções e infusões - ajuda a aliviar a condição com urolitíase, cistite, doenças do fígado, hipertensão, doença do trato urinário. É uma excelente ferramenta contra a depressão, reduz a agitação nervosa, alivia os efeitos do estresse e reduz o nível de colesterol "ruim".
Decocções e infusões são usadas para tratar resfriados, tuberculose, tosse, bronquite, colite, gastrite, doenças dos órgãos genitais e sistema reprodutivo, com prostatite e disfunção dos órgãos genitais masculinos. A geléia é fervida a partir de peras, o que é indicado para diarréia, distúrbios digestivos.
Maneiras de armazenar peras
As peras pertencem à categoria de frutas que não diferem por muito tempo. Em um apartamento, as frutas podem durar duas semanas; no entanto, se você fornecer indicadores de temperatura mais baixa, esse período poderá ser estendido para 3-4 meses. É permitido colocar frutas na geladeira, onde podem ficar frescas por até um mês.Os especialistas aconselham o armazenamento de frutas em caixas de madeira, papelão ou plástico, com orifícios de drenagem. As frutas são dispostas em duas camadas, cada uma separada por papel branco grosso. Eles não são aconselhados a ter mais de duas camadas; caso contrário, eles começarão a girar, apodrecer e deteriorar-se rapidamente.
Para armazenar frutas, o local ideal seria uma adega ou adega, na qual deveriam ser criadas as seguintes condições:
- temperatura: 0 ... + 2 ° C;
- umidade relativa: 880-90%.
Ao mesmo tempo, a sala deve estar seca, bem ventilada, para não deixar entrar a luz do sol. Em parâmetros de temperatura ideais, as frutas são capazes de manter a frescura, a comercialização e o sabor por até 4 meses. Na ausência de um porão, as frutas podem ser armazenadas na varanda até que fiquem mais frias na rua.
A pêra é uma fruta extremamente aromática, saudável e muito saborosa, com excelentes propriedades curativas. Tem sido amplamente utilizado em várias esferas da vida humana - medicina, culinária, cosmetologia. A planta descrita é despretensiosa em manutenção, fácil de cultivar, de modo que até um jardineiro iniciante pode cultivá-la em sua própria área.