Nikolai Prudivus, da região de Khmelnitsky, cultiva ervas medicinais há 40 anos. Nos anos 70 do século passado, Nikolai começou a trabalhar na fazenda estadual de plantas medicinais. A experiência com ervas ajudou o empresário a organizar seus negócios no cultivo de ervas medicinais.
Nikolai Prudivus atua neste ramo desde o início dos anos 2000. Ele produz chás de ervas, que ele vende em festivais e feiras, e os fornece para empresas farmacêuticas. Somente em chás por temporada você pode ganhar de 300 a 400 mil UAH. E no atacado você pode ganhar um milhão ou mais de UAH, diz o agricultor.
Em suas terras, o empresário cresce cerca de 20 toneladas de diferentes plantas medicinais e também as extrai de moradores locais. Algumas plantas selvagens são colhidas apenas na natureza.
Todas as ervas da fazenda são cultivadas sem o uso de "química", secas em secadores especiais, pois as matérias-primas devem estar em conformidade com os padrões estaduais.
Segundo o agricultor, a Ucrânia atualmente compra 52% de ervas medicinais no exterior, 48% das quais são de produção própria.
Atualmente, esse nicho no país praticamente não está ocupado e não há ervas suficientes no mercado. Segundo Nikolai, a banana é comprada na Argentina, e camomila e calêndula no Egito.