Devido ao dumping da Rússia.
Os agricultores ucranianos estão descontentes - a Rússia inundou quase metade das prateleiras das lojas na Ucrânia com grumos de baixa qualidade. Segundo as estimativas do presidente do Conselho Agrário da Ucrânia, Andriy Dikun, agora o trigo sarraceno russo no mercado ucraniano ocupa 45-50%.
Ele diz que, ano após ano, a importação de trigo sarraceno para a Ucrânia está crescendo rapidamente. Em 2016, a Ucrânia encomendou apenas 9.200 toneladas de cereais do exterior, em 2017 já são 12.000 e, desde o início de 2018, já foram importadas cerca de 20 mil toneladas.
Andriy Dikun diz que, levando em conta os suprimentos-sombra, a Rússia está importando pelo menos 50.000 toneladas para a Ucrânia. Um pouco mais do que esse valor, as plantas ucranianas produziram cereais em 2018 - 55.000 toneladas.
Devido ao crescimento das importações, os agricultores ucranianos plantam cada vez menos área cultivada com trigo sarraceno. No último ano, eles caíram quase pela metade. Se em 2017, o trigo sarraceno ocupou 184 mil hectares, então já são 100. Os agrários dizem que não é rentável cultivar uma cultura - o trigo sarraceno se tornou mais barato que o trigo.
"Anteriormente, o preço de compra do trigo sarraceno era de 12 hryvnias / kg (43 centavos), agora é de seis a oito (20-28 centavos). Não é rentável para os fabricantes. O estado deve fazer isso, caso contrário, os agricultores plantarão soja em vez de trigo sarraceno ”, diz Nikolai Malienko, diretor da planta de cultivo de sementes de trigo sarraceno Pobeda na região de Kiev.
Os agricultores também alertam que a redução dos campos de trigo sarraceno afetará negativamente a apicultura.