Os apicultores do distrito de Bolgradsky, na região de Odessa, enfrentaram a morte em massa de cerca de 2,5 milhões de abelhas. Os apicultores têm certeza de que os insetos foram afetados pelos pesticidas usados pelo agricultor local.
Todas as abelhas que trabalham morreram. As abelhas recém-nascidas que voam para fora da colméia também vão para a morte certa.
Tudo isso ocorre durante a alta temporada, quando toda semana a colméia pode trazer cerca de 30 kg de mel, diz o apicultor Nikolai Tomev. Ele disse que em cada família morreram 25 mil abelhas. Para 100 colméias, serão 2,5 milhões de insetos.Até 800 colmeias foram afetadas em 8 áreas apícolas. Segundo a comissão, o campo com colza foi tratado com veneno de inseto. É permitido, mas é impossível trabalhar com ele durante o florescimento da cultura.
O próprio agrário acusado não vê sua culpa no incidente e afirma que os próprios apicultores são os culpados pela morte das abelhas. Ele diz que o estupro atingiu a traça do repolho. Para salvar as colheitas da praga, os campos foram tratados com urgência com um inseticida. O agricultor diz que os apicultores não cuidaram de suas abelhas, que tiveram que ser fechadas.Os apicultores do distrito de Bolgradsky sofreram perdas de várias centenas de milhares a 1 milhão de hryvnia. Exigirão compensação através dos tribunais. Segundo os ambientalistas, o agricultor pode ser criminalmente responsável por prejudicar a natureza. Agora, os apicultores aguardam os resultados do exame, que deve revelar de que morreram as abelhas.