Segundo dados publicados pelo NAAS, a área de terras degradadas na Ucrânia varia de 8 milhões a 10-15 milhões de hectares, o que acarreta consequências para a produção agrícola. As perdas apenas devido à escassez de produtos agrícolas chegam a 35 bilhões de UAH por ano.
Dependendo da gravidade dos processos de degradação, o rendimento das culturas é reduzido em 10 a 30% e, em alguns casos, em 30 a 50% ou mais.
As perdas devido apenas à escassez de produtos agrícolas totalizam, de acordo com nossas estimativas, cerca de 35 bilhões de UAH por ano. Dano ecológico e econômico da degradação, os cientistas estimam 40 bilhões de UAH.
Ao mesmo tempo, a qualidade dos produtos agrícolas (o fenômeno da fome oculta) está se deteriorando. Somente solos saudáveis podem garantir alta qualidade de plantas, água, ar, saúde animal e humana, comentou Svyatoslav Balyuk, acadêmico do NAAS do Departamento de Agricultura, Recuperação de Terra e Mecanização.
Foi relatado anteriormente que na Ucrânia há uma quantidade significativa de terra que não é mais adequada para o processamento agrícola. De acordo com os dados mais recentes, existem 6,5 milhões de ha.
Seria aconselhável que essas terras se retirassem da circulação agrícola.