A Tyson Foods, a maior fábrica de processamento de carne dos Estados Unidos, está retirando cerca de 13.000 kg de filé de frango congelado e pronto para comer, que pode ter sido contaminado com metal.
É a segunda vez que a fábrica faz recall de seus produtos. O primeiro foi em janeiro, quando a empresa retirou 18 toneladas de pedaços de frango da Panko White Meat devido a uma possível contaminação da borracha.
Nesse caso, o produto foi recuperado depois que o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA (FSIS) anunciou que havia recebido duas reclamações de consumidores sobre material estranho no filé de frango Tyson, mas, ao mesmo tempo, nenhuma doença foi relatada. Segundo a Tyson Foods e a FSIS, os produtos retirados no primeiro e no segundo casos foram fabricados em duas instalações separadas no Arkansas e Missouri.O Departamento de Agricultura dos EUA está procurando maneiras de limitar o número dessas análises de produtos e recomenda que as empresas de alimentos iniciem investigações internas após receberem essas reclamações dos clientes e respondam mais rapidamente às análises.
Os defensores dos consumidores dizem que o aumento da automação nas fábricas de processamento de carne leva a que mais e mais peças de máquinas quebrem e, assim, contaminem os alimentos.