Recentemente, donas de casa cada vez mais experientes pediram o congelamento de vegetais e frutas que a terra nos dá no verão. Afinal, é rápido, fácil e não requer investimentos adicionais. Mas se todas as propriedades benéficas são preservadas pelos vegetais após o degelo e se esse método tem direito à vida, vamos entender com mais detalhes.
É possível congelar pepinos para o inverno?
A resposta é simples - você pode congelar qualquer fruta. No entanto, com este procedimento, é necessário levar em consideração as características do feto e sua consistência. Os pepinos costumam ser congelados para a preparação de saladas, vinagretes, okroshka, aperitivos e outros pratos. Além disso, o vegetal é congelado e para fins cosméticos.
Importante! Você pode descongelar um produto apenas antes de usá-lo. Com um único degelo e armazenamento adicional no congelador novamente, o gelo se acumula e desloca os sucos juntamente com as vitaminas. esse produto não é adequado para uso, pois não traz nenhum benefício em si.
O congelamento é realizado usando um freezer. Um ponto importante é manter um ciclo de congelamento ininterrupto. Isto é especialmente verdade para vegetais que contêm uma grande quantidade de água. Depois de colocar o pepino no freezer, seu suco é convertido em milhares de pequenos cubos de gelo, que preservam as vitaminas e propriedades úteis do vegetal fresco.
Que variedades escolher para congelar
Para congelar, os pepinos com casca elástica grossa são os mais adequados, podendo ser de variedades em conserva e salada, como:
- Coragem
- Arena
- Pasamonte;
- Murom;
- Açúcar
- Era;
- Caras engraçados;
- Pepino parisiense;
- Nosovsky;
- Lindo e outros.
Ao escolher um vegetal para congelar no inverno, preste atenção à casca, ela deve ser densa e sem danos, sem podridão, manchas, rachaduras, doenças e amarelecimento. Um fator importante na escolha de uma variedade também é o tamanho das sementes.
Para o congelamento, as donas de casa experientes são aconselhadas a escolher um vegetal com pequenas sementes. A carne do pepino, que precisará repousar no outono e no inverno no freezer, deve ser firme e elástica. Não opte por congelar frutas magras, lentas e muito grandes com carne macia. Em primeiro lugar, o vegetal em carga já perdeu suas vitaminas e, em segundo lugar, simplesmente não fica por muito tempo e perde sua forma e propriedades após o degelo. Portanto, os vegetais são congelados frescos.
Preparação de pepino
Após selecionar as melhores amostras, é importante realizar corretamente a preparação para o congelamento, para que os vegetais mantenham seu sabor máximo. Recomenda-se lavar as frutas em água corrente fria. Para ficarem saturados com a umidade e manterem o suco até o inverno, devem ser ensopados por 1 a 1,5 horas antes do congelamento. Depois disso, os vegetais são dispostos para secagem natural, levará pelo menos 30 minutos.
Se não houver tempo para esperar, você pode secar cada pepino com uma toalha de papel. As bordas são cortadas em ambos os lados, o vegetal é testado quanto à amargura e, se a anfitriã estiver com gosto, o processo de corte de pepinos será iniciado, dependendo dos tipos de uso posterior.
Métodos para congelar pepinos em casa
Os métodos de congelamento diferem no tipo de corte do produto em que será armazenado, o que depende diretamente da finalidade de seu uso no inverno. Pode ser congelado para uso em saladas, okroshka, vinagretes. Ou uma preparação ralada para a preparação da sopa Tarator ou para uso cosmético. O congelamento também é possível em fatias e círculos inteiros. Um tópico separado é a preparação de suco de pepino. O método de congelamento para todos os métodos é semelhante. Vamos considerá-lo em mais detalhes.
Inteiro
Congelar legumes inteiros é um tópico controverso. Muitas donas de casa gostam de usar esse método, pois possui várias vantagens:
- velocidade (não requer ações adicionais);
- universalidade (no futuro, a anfitriã poderá cortar um vegetal inteiro de qualquer maneira e aplicar para diferentes fins).
No entanto, um produto congelado inteiro exigirá muito mais tempo para descongelar. A casca desse pepino perde suas propriedades, fica macia e letárgica, portanto, é recomendável congelar os legumes descascados. A carne, pelo contrário, ganhará dureza excessiva e o processo de corte será mais difícil.
Para esse método, realizamos as seguintes ações:
- Depois de molhar e secar os pepinos, cortamos os lados.
- Descasque os pepinos.
- Deitamos em sacos plásticos e colocamos no freezer.
Você sabe O líder mundial na exportação de pepinos é a China. Este país produz 80% da oferta total, que é superior a 60 milhões de toneladas por ano.
Argolinhas
Os pepinos são congelados com anéis para serem usados como decoração de pratos ou saladas que exigem esse tipo de fatia, bem como para uso cosmético. É uma das maneiras mais comuns.
O processo de colheita de frutas por esse método é o seguinte:
- Depois de preparar os pepinos, corte-os em rodelas finas.
- Para evitar que as peças fatiadas grudem durante um congelamento adicional, é necessário realizar sua etapa preliminar. Para fazer isso, colocamos as peças em um prato ou outro recipiente plano, cobrimos com filme plástico e colocamos no freezer por uma noite.
- No dia seguinte, tiramos os pepinos e despejamos em um saco plástico, removendo o excesso de ar. Deixamos na câmara para armazenamento a longo prazo.
Vídeo: Maneiras de congelar pepinos para o inverno
Fatias
Fatias ou cubos congelam legumes para a preparação de saladas, okroshka, vinagretes, aperitivos frios. Na maioria das vezes, as donas de casa colhem pepinos para armazenamento no congelador dessa maneira.
O processo de preparação é semelhante ao anterior:
- Cortamos a fruta em cubos ou fatias (para isso, primeiro corte em rodelas e depois em 2-4 partes).
- Distribuímos os cubos por todo o prato e colocamos no freezer por uma noite.
- No dia seguinte, retiramos, colocamos em um saco e congelamos novamente.
Ralado através de um ralador
Este método é mais frequentemente utilizado para o uso do pepino para fins cosméticos, uma vez que após o descongelamento, o vegetal ralado assume a forma de uma massa colada uniforme e é um produto duvidoso para uso culinário. Para não descongelar toda a porção de cada vez, será conveniente congelar o pepino ralado junto com o suco em recipientes separados ou em formas de gelo.
O processo de colheita de frutas para congelamento é o seguinte:
- Lavamos os pepinos e cortamos os lados.
- Rale os legumes em um ralador grosso e junte-os ao suco em latas.
- Deixamos no congelador até congelar e usamos para os fins necessários.
Você sabe 95% do vegetal consiste em água, o que indica uma propriedade de umidade única. Além disso, a composição do pepino inclui ácido fólico, vitaminas dos grupos B, C, A e E, que afetam o desaparecimento de manchas da idade, erupções cutâneas e cravos, além de tocoferol e biotina, que possuem habilidades antienvelhecimento.
Suco de Pepino Congelante
O suco de pepino pode ser usado para fazer sorvete de pepino em combinação com sucos de outras frutas e legumes. Além disso, esse suco é um produto cosmético exclusivo. É congelado e usado para esfregar na pele ou para preparar loções, tônicos e soros para lavagem.
Os fãs de cosméticos naturais vão adorar especialmente este método:
- Lavamos pepinos frescos e removemos a casca.
- Para obter suco, passamos a fruta por um moedor de carne ou liquidificador e esprememos o suco com gaze. Ou corte a fruta em pedaços e coloque-a em um espremedor.
- Despeje o suco extraído em moldes para gelo e coloque no freezer.
Lavar o rosto com um gelo todas as manhãs fornecerá à pele hidratação, limpeza, remoção de manchas da idade e manchas pretas. Além disso, essa "máscara natural" tem um efeito rejuvenescedor.
Picles Congelados
Além de legumes frescos, os picles também são congelados. No futuro, eles podem ser usados em várias saladas, vinagrete e outros pratos. Consequentemente, os métodos de corte são semelhantes ao esquema de congelamento de pepinos frescos - tudo depende do objetivo do uso.
A técnica é simples e está em conformidade com as instruções acima:
- Corte os legumes na forma desejada.
- Deitamos em um prato plano ou em uma tábua fatiada e colocamos no freezer para armazenamento por 6-8 horas.
- Depois de decorrido o tempo especificado, retiramos o recipiente e transferimos os legumes picados para um saco plástico e guardamos no freezer.
Você também pode usar todo o método de congelamento de vegetais.
Tempo de armazenamento
Os pepinos congelados podem ser armazenados de 3 meses a um ano, dependendo da temperatura do congelador, bem como da adesão ao esquema acima com pré-congelamento:
- –8 ...– 10 ° C - 3-5 meses;
- –11 ...– 14 ° С - 5–7 meses;
- –15 ...– 19 ° С - 8–9 meses;
- –20 ...– 23 ° С - até 12 meses.
Importante! Se a etapa de congelamento preliminar foi ignorada, a peça de trabalho deve ser armazenada por não mais de 6 meses.
Regras básicas para degelo
Para que a peça de trabalho após o degelo não se torne uma massa homogênea e não perca o sabor, é necessário aderir às regras básicas. Primeiro, é importante lembrar que o degelo deve ser lento. O uso de água fervente só pode prejudicar o produto e matar todas as vitaminas nele contidas.
Portanto, para um processo de alta qualidade e preservação de todas as propriedades úteis do vegetal, antes do cozimento, deve ser fornecido um tempo suficiente para o degelo (levará de 4 a 5 horas). Também é importante aderir a uma queda gradual da temperatura, isso não afetará a aparência dos pepinos e os limitará de colarem.
O padrão de degelo correto é o seguinte:
- mover o produto do freezer para o compartimento da geladeira para a prateleira mais baixa (já que a temperatura abaixo é mais alta do que nas prateleiras superiores);
- refrigerado por 2-3 horas;
- “Congelamento” à temperatura ambiente (isso levará 2-3 horas para os alimentos picados e 3-4 horas para os pepinos inteiros).
O que posso cozinhar
Pepino é um dos ingredientes em centenas de saladas e pratos frios.
Pode ser:
- a conhecida salada Olivier (onde vegetais congelados, frescos e salgados podem ser usados);
- salada de pepino puro (temperada com creme de leite e mostarda);
- salada de presunto e cenoura;
- Salada de Praga (onde os ingredientes restantes são ovos cozidos, frango cozido e cenoura cozida);
- Salada “Lazy Beauty” (onde o ingrediente principal é pepino ralado temperado com azeite, alho, açúcar, sal e ácido cítrico);
- vinagrete favorito de todos (onde você também pode colocar frutas congeladas frescas e salgadas), além de muitas outras opções.
Além disso, um pepino fresco pode servir de decoração para qualquer prato ou sanduíche. Você pode cozinhar não apenas lanches frios de várias variações, mas também os primeiros pratos.
Pode ser:
- okroshka (onde, além de pepino, salsichas em cubos, ovos cozidos, batatas cozidas, temperadas com uma tigela de creme de leite e kvas são cortadas em cubos);
- Sopa Tarator (este é o tipo de okroshka búlgaro, no qual os principais ingredientes são pepinos ralados e uma grande quantidade de alho).
Dicas úteis
No final do artigo, resumimos as principais recomendações que devem ser lembradas ao congelar pepinos, para não estragar os frutos e garantir sua melhor preservação:
- Escolhemos apenas legumes frescos em perfeitas condições para congelamento.
- Utilizamos variedades exclusivamente com pele densa.
- Determinamos com a finalidade de uso e escolhemos a forma de fatiar para economizar tempo de corte no futuro e reduzir o tempo de degelo.
- Certifique-se de aderir ao estágio de congelamento preliminar, o que evitará a colagem dos pepinos.
- Ao descongelar, observamos um aumento gradual da temperatura. Um degelo rápido matará todos os nutrientes do vegetal.