Em meio à crescente retórica e ameaças do presidente Donald Trump para fechar a fronteira EUA-México, a União Nacional dos Agricultores (NFU) insistiu na semana passada que o presidente evitasse uma decisão tão fatal que realmente prejudicaria o comércio com um grande parceiro comercial agrícola U.S.
O presidente da NFU, Roger Johnson, emitiu uma declaração em resposta aos comentários do presidente.
A declaração dizia o seguinte: “Independentemente do agricultor, morador ou consumidor americano da família, o Presidente Trump está novamente arriscando mercados comerciais significativos e a reputação comercial do país, que antes era intocada. Fechar a fronteira EUA-México terá conseqüências desastrosas para o comércio com nosso principal parceiro comercial agrícola, e as consequências corresponderão a muitas outras falhas comerciais que o próprio presidente causou ao nosso país: mercados perdidos e preços mais baixos para produtos cultivados por famílias de fazendeiros e fazendeiros ” .“Muitas famílias agrícolas americanas já estão em apuros financeiros devido ao forte declínio nos preços das fazendas nos últimos cinco anos. Infelizmente, a abordagem inflexível do presidente ao comércio exacerbou a situação.
Para começar a preencher um buraco que ele cavou sozinho, ele deve trabalhar para restaurar as relações, não para piorá-las ”, concluiu o presidente do Sindicato Nacional dos Agricultores dos Estados Unidos.